Programação

18/09/2019
Abertura do Evento
18/09/2019 18:00 - 21:00
Palestrantes

1 - ÂNGELA MARIA PAIVA CRUZ - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o ensino na universidade
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório Professor Otto de Brito Guerra - Reitoria da UFRN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Sessão de Comunicação Oral
19/09/2019 07:45 - 09:45
Submissões de Trabalhos

00223 - Aprimoramento do ensino e aprendizagem por meio da monitoria de Cálculo II
00453 - Diagnóstico: para ensinar para João e Maria precisa-se saber quem é João e Maria
00446 - POESIA, LITERATURA E ARTE: CONHECENDO O EU, O OUTRO E O NÓS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL
00454 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE BASE SOCIOINTERACIONISTA: VYGOTSKY E O ENSINO NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 1 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00457 - A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO DESENVOLVIMENTO DA TUTORIA MENTORING
00455 - Modalidades circenses como prática pedagógica no PIBID TEATRO UFRN: Possibilidades e Experiências
00227 - Monitoria de Cálculo 3 com auxílio de ferramentas computacionais.
00459 - Pibid Teatro e diálogo interracial: Descontruindo estereótipos das personagens negras a partir da contação de história
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 2 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00228 - DIAGNÓSTICO DA MONITORIA EM MECÂNICA DOS SÓLIDOS PARA O CURSO DE CIÊNCIAS & TECNOLOGIA DA UFRN
00562 - Festa de São João: um roteiro cultural para uma aula de sociologia
00460 - Luz, câmera, ação: a experiência fílmica do PIBID Artes Visuais na Escola Estadual Nestor Lima
00461 - MONITOR APRENDIZ E ENSINANTE: APRENDIZAGEM PARA O TRABALHO INTERPROFISSIONAL E COLABORATIVO EM SAÚDE
00544 - RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO BOLSI STA DO PIBID DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERNANDES MACHADO: UMA INICIAÇÃO COMO DOCENTE
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 3 - Auditórios NESPA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00235 - Monitoria para os componentes curriculares da matemática da Escola de Ciências e Tecnologia
00470 - O TEATRO COMO FERRAMENTA DIALÓGICA - Uma Experiência no Pibid
00474 - Prática pedagógica com literatura de cordel no Pibid TEATRO
00247 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO “CRÔNICA” NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 4 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00234 - A INSERÇÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESPANHOL PARA AUTISTAS.
00238 - A monitoria e a relação teoria e prática na formação do pedagogo
00333 - Monitoria de Cálculo I: em busca da melhoria do ensino no ciclo básico dos cursos das áreas de exatas e tecnológicas (Principais dúvidas dos alunos)
00232 - O uso de mapas mentais no ensino de história: um relato de experiência
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório A - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00337 - A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE PATOLOGIA GERAL NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE MEDICINA
00126 - APROFUNDAMENTO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETO PREPARATÓRIO
00473 - Fisiologia integrativa baseada em competências: Enfoque no Desempenho acadêmico das graduações do Centro de Biociências.
00244 - USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA MONITORIA DA DISCIPLINA FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
00246 - Índios e portugueses no Brasil Colonial: Relato de experiência com o planejamento de sequência didática
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório B - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00335 - Monitoria de Cálculo I: em busca da melhoria do ensino no ciclo básico dos cursos das áreas de exatas e tecnológicas (REDES SOCIAIS E PLATAFORMAS VIRTUAIS)
00254 - Amigo Imaginário: Uma experiência do PIBID Artes Visuais discutindo diversidade na educação básica
00248 - Emocionar-se saudavelmente: um relato de experiência da oficina das emoções na Escola Estadual Anísio Teixeira
00132 - O Clube de Matemática na Escola Estadual Nestor Lima
00249 - PIBID Artes Visuais: um exercício de criação e autoconhecimento por meio da produção de personagem
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório C - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00269 - A FORMAÇÃO DE PLATEIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA TEREZA SATSUQUI
00134 - AULAS DE INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE AUXILIO PARA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES.
00340 - PIBID E O ATLETISMO: ENTRE DISTINÇÕES E A CONSTRUÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
00257 - PIBID E SEUS FEITOS
00262 - Projeto Gepetos: o PIBID de Artes Visuais e os Fabricantes de Brinquedos
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório D - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00029 - APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA: o uso de animações para aprender vocabulário de uma língua estrangeira.
00028 - Bilinguismo: aprendizagem de crianças VS aprendizagem de adolescentes
00037 - Processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar de Dietética e Alimentos: um relato de experiência
00027 - Projeto de Monitoria em Práticas de Leitura em Inglês (PLI)
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I14 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00030 - EFICIÊNCIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS E PASSIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
00031 - OS SERIADOS TELEVISIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO LEITORA EM ESPANHOL
00032 - Técnicas de tradução em espanhol para curtas-metragens dentro de análises sócio culturais
00038 - Uso de plataforma online de vídeos em Dietética e Alimentos no processo ensino-aprendizagem: um relato de experiência
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I15 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00010 - A PRÓPRIA RECEITA DE BOLO: construindo passo a passo as ações da residência pedagógica
00189 - ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM ZOOLOGIA COMO PRODUTO EDUCACIONAL: APRIMORANDO HABILIDADES NO ENSINO
00006 - METODOLOGIAS DE ENSINO DE LIBRAS E PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NO ENSINO MÉDIO
00531 - O protagonismo da iniciação à docência nas práticas de ensino-aprendizagem alicerçadas em pesquisa
00009 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO “DOCUMENTÁRIO” NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I7 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00021 - CONTOS E CRÔNICAS NO LIVRO DIÁRIO DE BITITA - Relato de Experiência no ensino médio
00013 - O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES: colaborando para um ambiente escolar inclusivo
00012 - RESIDENTES DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS: Avaliação diagnóstica em Português como segunda Língua para surdos
00011 - Visibilidades no Programa Residência Pedagógica: O contexto da surdez
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I8 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00023 - CONTOS E CRÔNICAS NO LIVRO DIÁRIO DE BITITA
00036 - MONITORIA EM AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTAÇÃO À ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
00015 - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA FORMAÇÃO ECONÔMICA E TERRITORIAL DO BRASIL
00016 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO “SELFIE” NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I9 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00506 - A IMPORTANCIA DA TEORIA MUSICAL NA MONITORIA E DESENVOLVIMENTO DAS DISCIPLINAS SONOPLASTIA E MUSICA NA CENA
00527 - A monitoria como ferramenta pedagógica de ensino-aprendizagem e a Pirâmide de Glasser , Ensinar para melhor aprender
00548 - PROJETOS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE DA MULHER: OPORTUNIZANDO RESPONSABILIDADE SOCIAL ENTRE ESTUDANTES
00303 - Prática e simulação em Engenharia de Operações – ano 2
00502 - RE-SIGNIFICANDO O ESPAÇO NO MUNDO IMAGÉTICO DA CRIANÇA A PARTIR DAS AULAS DO PIBID TEATRO
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 1 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00307 - Nova proposta metodológica para aulas laboratoriais de Química Geral da ECT
00517 - Práticas Educativas Digitais do Laboratório de Tecnologia Educacional
00533 - Relato das vivências e experiências de um estudante de Enfermagem na Monitoria Integrada Continuada do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN.
00486 - “CERCANÍA JOVEN 2”: como a Zona de Desenvolvimento Proximal é aplicada em sala de aula a partir da ampliação das atividades do LD.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 2 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00529 - Musicalidade - Construção da realidade social ao ensino de Sociologia.
00521 - O ciclo de conferências enquanto um espaço de transdisciplinaridade e socialização do conhecimento
00329 - Relato do uso de metodologias ativas na disciplina Gestão de Sistemas de Produção II
00322 - SISTEMA ADAPTATIVO PARA O ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA
00549 - Treinamento de habilidades clínicas na iniciação à docência: ensinando para aprender
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 3 - Auditórios NESPA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00539 - Câmera Interna: a possibilidade de ensinar e fazer Filosofia através de experiências estéticas
00550 - OBSTÁCULOS AO ENSINO DE IMAGENOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UM ESTUDO PILOTO
00543 - RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PIBID DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERNANDES MACHADO: UM OLHAR ETNOGRÁFICO
00330 - RELATOS E EXPERIÊNCIAS REFERENTE A MONITORIA DE GESTÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS I
00332 - RELATOS E EXPERIÊNCIAS REFERENTE A MONITORIA DE GESTÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS III
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 4 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório A - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00385 - A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
00153 - DESENVOLVIMENTO DE JOGO DA MEMÓRIA PARA O APRENDIZADO DE EXPRESSÃO GRÁFICA
00325 - Felipe Camarão e o ensino de história a partir do método: um relato de experiência
00323 - Quadros e Quadrinhos: o PIBID e o uso de HQs no ensino de Artes Visuais
00324 - Viva a cultura popular, viva o Boi de Parintins: estudos sobre o boi-bumbá na Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório B - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00336 - A monitoria em Arte/Educação: a experiência com o Planejamento do Ensino em Artes Visuais
00156 - DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE ADIVINHAÇÕES PARA A ÁREA DE EXPRESSÃO GRÁFICA
00341 - INICIAÇÃO AO ENSINO MUSICAL: Uma experiência na educação básica
00389 - MONITOR DE IMAGENOLOGIA: FERRAMENTAS PARA UM FIM
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório C - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00347 - A PRÁTICA DOCENTE DO PIBIDIANO DE GEOGRAFIA
00391 - CONSOLIDAÇÃO DE SABERES NA AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
00344 - Educação Musical na Escola: notação musical como possibilidade pedagógica
00164 - FÍSICA EM UM FLASH: PROJETO VOLTADO PARA APERFEIÇOAR O TEMPO NAS RESOLUÇÕES DE QUESTÕES
00342 - Pluralidade e inclusão: reflexões sobre cinema e o ensino de artes no PIBID em Artes Visuais
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório D - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00098 - Canal Minuto Anatômico como facilitador de ensino-aprendizagem em Anatomia Humana
00042 - MONITORIA DE QUÍMICA ORGÂNICA TEÓRICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ESTEREOQUÍMIC
00124 - PIBID FILOSOFIA ATIVIDADE LÚDICA - ENCENAÇÃO DO MITO DA CAVERNA DE PLATÃO
00122 - PIBID FILOSOFIA CONSPIRAÇÕES LÚDICAS – ENSINANDO FILOSOFIA POLÍTICA COM JOGO DE TABULEIRO
00121 - PIBID FILOSOFIA Dinâmica do contrato social
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I14 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00100 - Avaliação da percepção de aprendizagem de estudantes no uso da metodologia OSCE na Alta Complexidade
00127 - PIBID FILOSOFIA ATIVIDADE DE LÓGICA
00125 - PIBID FILOSOFIA CAFÉ FILOSÓFICO
00128 - PIBID FILOSOFIA CONSULTÓRIO FILOSÓFICO
00043 - Química Forense no PIBID de Química
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I15 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00089 - Elaboração de mapa conceitual para o eixo teórico da Biblioteconomia e Ciência da Informação
00055 - O Papel do monitor como auxiliar docente em aulas teóricas de Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECT2411)
00026 - O papel do monitor como auxiliar docente no desenvolvimento de aulas práticas em Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECT2411)
00079 - O uso do aplicativo Kahoot como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem em alta complexidade
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I7 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00087 - A ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TEÓRICOS-PRÁTICOS EM ANATOMIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA ESTUDO
00112 - A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NA ARTE
00104 - Apresentação das Metodologias de Ensino-Aprendizagem do Projeto de Monitoria das Componentes Curriculares da Formação de Negócios Tecnológicos
00040 - Iniciação à Docência na Monitoria de Física Clássica Teórica
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I8 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00092 - A contribuição da monitoria para implantação de aulas participativas em Ecologia de Populações
00096 - Filosofando em Língua Grega
00041 - GEOLOGIA SEDIMENTAR: UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO CURSO DE GEOLOGIA DA UFRN
00116 - PIBID FILOSOFIA AULA PERIPATÉTICA
00118 - PIBID FILOSOFIA FESTIVAL DESVIO
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I9 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00462 - A IMPORTÂNCIA DOS COMBINADOS PARA RESOLVER CONFLITOS NA SALA DE AULA – Uma prática pedagógica do PIBID TEATRO
00167 - Arraiá do Mentoring: uma ferramenta de integração dos grupos tutoriais.
00085 - ENSINO DO CONCEITO DE VETOR À LUZ DA ABORDAGEM PIAGETIANA E DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
00166 - Labnutrir: experiências exitosas envolvendo implementação de hortas e educação alimentar e nutricional com idosos
00160 - Monitoria de Organização e Gestão da Atenção à Saúde: uma ferramenta útil no processo de construção e iniciação a docência.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I15 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00551 - DIALOGANDO SOBRE O ENSINO DA LIBRAS – EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
00161 - Desenvolvimento de habilidades e competências no cuidado integral em Enfermagem materno-infantil na UFRN
00107 - MONITORIA DE COMPUTAÇÃO NUMÉRICA
00181 - MONITORIA EM EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
00185 - Monitoria em Anatomia Humana (área IV): desenvolvendo o gosto pelo ensino
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I18 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00554 - A visão do discente de pedagogia acerca do uso do mapa mental virtual e do webfólio
00108 - Docência supervisionada na Residência Pedagógica e a preparação para Olimpíadas de Matemática
00199 - Liga de Anatomia Humana: entrelaçando ensino e pesquisa
00008 - Monitoria em Anatomia: Expandindo o Processo de Ensino-Aprendizagem na Compreensão do Corpo Humano
00193 - Vivência na iniciação à docência da gestão em saúde
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I19 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00109 - Aplicação do Projeto Preparatório para ingresso no IFRN por meio de Resolução de Problemas
00208 - Atividades práticas de monitoria no ensino de Bioquímica Básica e Análises Bioquímicas
00206 - Avaliação do uso de metodologias ativas no ensino de Química Orgânica e Bioquímica
00467 - Imaginário infantil e práticas do Pibid Teatro a partir de jogos teatrais
00203 - Monitoria voluntária interdisciplinar: um relato de vivências
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I20 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00492 - "Escretando” Aprender Biologia Brincando
00520 - A DIVERSIDADE RELIGIOSA BRASILEIRA-RELATO DE EXPERIÊNCIA
00412 - IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EM LABORATÓRIO NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
00427 - Os impactos do projeto de tutoria do departamento de demografia e ciências atuariais
00450 - Variação linguística no ensino de espanhol em contexto brasileiro
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 1 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00434 - Atuação e vivências no Programa de Tutoria do CCET: um relato de experiência
00428 - Monitoria para os componentes curriculares da matemática da Escola de Ciências e Tecnologia
00155 - NO PORÃO DO CONHECIMENTO: SOBREVIVENDO AOS ATAQUES A UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA
00448 - O PROJETO DE TUTORIA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE DISCENTES DA ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 2 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00468 - A Difusão da Cultura da Inovação como alicerce da Universidade Empreendedora no ecossistema de Negócios Tecnológicos da UFRN
00464 - Os impactos da ação integrada ensino-pesquisa na aprendizagem e na iniciação à docência
00522 - Um olhar sobre a anatomopatologia e a correlação clínica na monitoria de Patologia Geral
00458 - Videoaulas acrescida de monitoria estudantil aplicada no aperfeiçoamento da disciplina de Cartografia e Sensoriamento Remoto
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 3 - Auditórios NESPA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00472 - EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA BIXINA ( Bixa orellana): UM NOVO EXPERIMENTO PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL APLICADA
00523 - A APLICAÇÃO DA PLATAFORMA KURA-CLOUD COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DAS COMPETÊNCIAS EM CARDIOLOGIA
00456 - A influência da monitoria no aprendizado do aluno
00497 - DESAFIOS REFERENTES A DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
00471 - Tutoria: Projeto base para o mundo universitário
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 4 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00429 - Auxiliando estudantes sobre como estudar física no ensino médio
00376 - DESAFIOS DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL BERILO WANDERLEY: RELATO DE EXPERIÊNCIA
00321 - Monitoria de Gestão da Qualidade: teoria e prática
00353 - Recursos didáticos como estratégia de ensino-aprendizagem da filosofia
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório A - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00375 - DIFICULDADES ENCONTRADAS NA PRONÚNCIA DA VIBRANTE POR ALUNOS BRASILEIROS ESTUDANTES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
00378 - OS PARCEIROS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA SEMANA DA CIDADANIA LGBT: RELATO DE EXPERIÊNCIA
00414 - PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NAS AULAS DE PORTUGUÊS: UMA EXPERIENCIA COM O PIBID
00438 - REVISANDO POLINÔMIOS E PRODUTOS NOTÁVEIS UTILIZANDO O MATERIAL MANIPULATIVO ALGEPLAN
00584 - Relato de experiências vivenciadas no PIBID
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório B - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00439 - A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS PARA O CURSO DE ZOOTECNIA
00420 - A ORALIDADE EM RODAS DE CONVERSAS COMO FATOR PARA O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS AULAS DE PORTUGUÊS
00418 - ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DA POESIA DE PATATIVA DO ASSARÉ: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
00187 - IMPACTO SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR MECÂNICA DOS FLUIDOS II RESULTANTE DO TRABALHO DE MONITORIA
00417 - O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM BREVE RELATO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório C - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00266 - Habilidades no ensino-aprendizagem de Enfermagem na área de saúde da criança e do adolescente
00267 - IMPACTO DA AVALIAÇÃO CONTINUADA SOBRE O APRENDIZADO DO MANEJO DA INSULINA
00582 - Interpretando a vida acadêmica: texto, trabalhos e aprendizagem
00590 - O Ensino de História a partir de demandas dos alunos.
00263 - SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS APLICADAS A DISCIPLINAS DE BIOQUÍMICA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I15 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00274 - A Monitoria como facilitadora no processo de ensino aprendizagem de álgebra linear e suas equivalentes
00593 - Beleza Negra
00275 - Experienciando a monitoria na Atenção Básica durante as práticas em cenários reais com os discentes
00271 - Processos de Trabalho em Nutrição e Dietética: relato de experiência de iniciação à docência
00170 - Whatsapp como ferramenta de desenvolvimento da escrita em aulas de espanhol como língua estrangeira: um estudo com alunos do ensino médio
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I19 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00572 - A experiência na monitoria como apoio e contextualização do ensino de disciplinas na área de Matemática
00574 - A monitoria como apoio no processo de ensino aprendizagem em probabilidade e estatística
00571 - Ciclo rápido de exercícios e aprendizagem ativa em disciplinas de Matemática
00191 - LABNUTRIR: PRIMEIRO LABORATÓRIO HORTA DO BRASIL - INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SUSTENTÁVEIS.
00158 - LÓGICA E ANIMAÇÕES PARA RESOLUÇÕES DE QUESTÕES
00449 - O GÊNERO CONTO NA SALA DE AULA: uma experiência exitosa
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Anfiteatro A - CCET - Anfiteatros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00165 - Aprendendo a aprender: o uso da metacognição no auxílio das aulas de ciências biológicas no Proceem
00515 - Implementação de um Modelo de Monitoria Proativa Através do Uso do Slack como Ferramenta de Comunicação
00317 - Metodologias ativas e casos em Trabalho de Conclusão de Curso I
00171 - O ENSINO DA ORALIDADE EM LÍNGUA ESPANHOLA POR MÉTODO DE GAMIFICAÇÃO
00196 - O USO DE CASOS DE ENSINO, DINÂMICA DE GRUPO E JOGOS DE EMPRESA COMO EIXOS INTEGRALIZADORES E INTERDISCIPLINARES
00451 - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: Cultivando e Resgatando Leitores e Escritores
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Anfiteatro B - CCET - Anfiteatros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00017 - Análises e ações do PIBID-Geografia na Escola Municipal Severina Brito, em Caicó (RN)
00060 - Elaboração de banco de questões e suporte aos alunos em turmas de VGA da ECT
00592 - LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA
00463 - O uso da Plataforma Kahoot como recurso pedagógico na disciplina de matemática
00018 - Reflexões, análises e ações do PIBID-Geografia na Escola Municipal Presidente Kennedy, em Caicó (RN)
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H3 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00084 - A MONITORIA DE FÍSICA EM 2019.1: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
00136 - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO SUS: MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO E FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO NUTRICIONISTA
00159 - COMPREENDENDO A MONITORIA COMO INSTRUMENTO INTEGRATIVO PARA A QUALIDADE DO ENSINO NO BACHARELADO EM GEOGRAFIA – CERES – UFRN
00076 - Monitoria como ferramenta de auxílio aos estudantes do BCT
00074 - Monitoria em PLE-I e formação acadêmica no BCT
00280 - VARIAÇÃO ESTILÍSTICA E O TRABALHO COM GÊNERO QUADRINHOS
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H4 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00452 - A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
00177 - As diferenças entre o Estágio Obrigatório Curricular e o Programa Residência Pedagógica
00086 - ENSINO DE FÍSICA ASSOCIADO À ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO NO TRÂNSITO
00143 - Metodologias ativas de ensino como processo facilitador do ensino aprendizagem no curso de graduação em Nutrição?
00157 - PORTUGUÊS NO PROCEEM: UMA ANÁLISE DA ESCRITA E REESCRITA
00286 - Regiões e suas Variações Linguísticas
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H5 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00222 - Africanidades: Tradição e consequências, um olhar sobre a educação.
00090 - OBJETOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA
00292 - Produção textual: um relato de experiência de atuação no PIBID
00146 - UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA A ALUNOS DO CURSO DE ECOLOGIA
00217 - Vivência da monitoria em metodologias ativas de aprendizagem
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H8 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00229 - CONTOS DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
00147 - ESTUDANDO AS MOLÉCULAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: FACILITANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM BIOQUÍMICA
00093 - INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE TRANSMISSÃO DE CALOR EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
00226 - Literatura e Ensino: a experiência e o desafio de ser professor
00225 - MONITORIA EM LITERATURA BRASILEIRA, UM EXPERIMENTO
00312 - VIAJEM AO MUNDO DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H9 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00491 - A iniciação à docência alicerçada na ação integrada ensino-pesquisa
00487 - ESPERMATECA COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS
00499 - MATEMÁTICA NO ENEM: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
00019 - O Jogo Como Estratégia Pedagógica na Monitoria de Farmacologia: Relato de Experiência.
00150 - PIBID PEDAGOGIA EAD: O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE
00556 - “Olhos de leoa, olhos que protegem” - formando para combater a violência contra a mulher
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 1 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00564 - A MÚSICA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA EM CONTEXTO BRASILEIRO: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
00480 - CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA
00513 - Pesquisa Operacional como elo condutor nas metodologias ativas e colaborativas
00151 - Resgate das brincadeiras da antiga geração: Relato de Experiências dos bolsistas do PIBID de Pedagogia
00566 - Vivências do projeto de dinamização das aulas no componente curricular Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 2 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00575 - Atividades Pedagógicas de Bioquímica nos Cursos de Enfermagem e Farmácia Noturno
00535 - Monitoria acadêmica aplicado na elaboração de experimento cientifico na sala de aula e no campo
00530 - O PIBID E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO DO FENÔMENO EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS-RN
00422 - PIBID LÍNGUA PORTUGUESA/CURRAIS NOVOS: PROJETO LETRA, SOM E IMAGEM
00483 - PIBID PEDAGOGIA EAD: A contação de histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental como estratégia no desenvolvimento de habilidades e na formação de leitores críticos.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 3 - Auditórios NESPA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00557 - Desenvolver competências e habilidades em ambientes de inovação
00494 - Ensino de História indígena: desafios e perspectivas.
00560 - Melhoria do desempenho acadêmico com auxílio da monitoria como técnica de ensino extra-classe.
00416 - O GÊNERO MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
00587 - Projeto “Minha Família Salva Vidas”: como a monitoria consegue ultrapassar os muros da Universidade.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 4 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00410 - Ensino de História da África como instrumento de identidade étnica: um relato de experiência.
00440 - Monitoria em Microbiologia Clínica, um momento de oportunidade e promoção de uma educação inclusiva.
00424 - O PIBID NO CONTEXTO FORMATIVO DOCENTE: AS MARCAS DA ESCRITA, VIVÊNCIAS E REALIDADES
00425 - PIBID: EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES
00395 - TRABALHANDO AS DIFERENÇAS: OBSERVAÇÕES DAS PRÁTICAS NO PIBID-PEDAGOGIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório A - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00398 - PIBID E DIFERENÇAS: Cultura afro-brasileira em foco
00114 - PIBID FILOSOFIA MURAL FILOSÓFICO: CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA
00406 - PIBID e Residência Pedagógica: Um relato de experiência comparativo
00442 - PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFRN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
00209 - TudoC - Projeto multidisciplinar de monitoria para estímulo à docência e melhoria da formação discente na área de programação em C/C++
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório B - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00443 - A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE FISIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE
00433 - A formação dos profissionais de História e os acervos da UFRN: o relato de uma experiência
00510 - AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO(TDICs) NA MONITORIA: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM ATIVA
00437 - Como se estuda História: método, aprendizagem e profissionalização
00210 - Monitoria de Física Experimental na ECT
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório C - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00287 - Análise da experiência da monitoria no aprendizado de habilidades práticas em endocrinologia
00172 - DIFICULDADES PERTINENTES EM MATEMÁTICA: RETROSPECTIVA DAS INTERVENÇÕES APLICADAS NOS ANOS FINAIS NA ESCOLA HERMANN GMEINER
00600 - MOSTRA DE PESQUISA - VISIBILIDADE E INCENTIVO À PESQUISA
00289 - Presente, passado e futuro: vamos conceituar?
00583 - Projeto de Monitoria Clube da Oportunidade: Ensinando e aprendendo
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I15 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00305 - Bioquímica Animada
00299 - INTERPROFISSIONALIDADE NA UFRN: DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
00120 - JOGANDO E APRENDENDO SOBRE MÚLTIPLOS
00123 - MATEMÁTICA E FOTOGRAFIA
00304 - Papel dos monitores no programa de tutoria-mentoring: relato de experiência
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I19 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00081 - A DIVERSIDADE DE IDADES ENTRE ALUNOS NA MESMA SALA DE AULA NO PROCEEM – CURRAIS NOVOS
00578 - A Tutoria como Estratégia para Melhorar o Aprendizado dos Alunos dos Cursos de Matemática: licenciatura e bacharelado
00334 - Funções da Linguagem: construções textuais significativas
00184 - INDUÇÃO MATEMÁTICA À LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA VIA PARA O ENSINO
00306 - Metodologias ativas e casos em Tópicos Avançados em Administração da Produção
00585 - PROGRAMA DE TUTORIA: APRENDIZAGEM DINÂMICA E INTERATIVA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Anfiteatro A - CCET - Anfiteatros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00599 - Estudo do processo de aprendizagem da monitoria referente à disciplina de Manejo Florestal
00586 - Grupos de estudos de CTS como uma extensão da sala de aula
00598 - Inclusão de Ensino de BIM Através de Metodologias Ativas
00311 - Monitoria Voluntária: Atividades, Desafios e Aprendizado
00094 - PIBID PEDAGOGIA EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
00516 - PROJETO PREPARATÓRIO PARA A SELEÇÃO DE DISCENTES NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Anfiteatro B - CCET - Anfiteatros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Sessão de Comunicação Oral
20/09/2019 07:45 - 09:45
Submissões de Trabalhos

00479 - A PERFORMANCE ARTE COMO INSTRUMENTO PARA CARACTERIZAÇÃO SOCIOCULTURAL NO PIBID
00475 - Algumas práticas pedagógicas do teatro no ensino fundamental dentro do projeto do Pibid UFRN
00482 - DA CENA AO TEXTO : Um processo de ensino de Teatro no PIBID UFRN
00237 - ECLIPSES: TRABALHANDO CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE NATAL/RN
00485 - RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE A MONITORIA DE FUNDAMENTOS DA ACUPUNTURA NA UFRN
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 1 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00240 - ESPELHOS PLANOS: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS E DISCUSSÕES CONCEITUAIS NO ENSINO MÉDIO
00493 - Monitoria de Biologia Celular e Molecular como ferramenta para estímulo à docência
00291 - O espaço escolar criado pelos alunos e pelas alunas: uma experiência na Escola Estadual Raimundo Soares
00509 - PIBID ARTE NÚCLEO MÚSICA/UFRN - UMA EXPERIÊNCIA MUSICAL EM ESTUDIO DE GRAVAÇÃO
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 2 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00241 - APLICAÇÃO DO CONCEITO DE VELOCIDADE EM UMA ATIVIDADE LÚDICA CONFORME O TERCEIRO MOMENTO PEDAGÓGICO
00489 - Aprendizagem ativa em Organização e Tratamento da Informação: em foco a leitura documentária
00518 - ENSINO DE ACUPUNTURA E TERAPIAS COMPLEMENTARES
00504 - INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE SENSIBILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
00252 - Recursos interativos aplicados como ferramenta pedagógica aos alunos das turmas numerosas de Química Geral da EC&T
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 3 - Auditórios NESPA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00524 - A importância da física experimental para a compreensão dos conceitos físicos abordados no ensino médio.
00281 - Adaptação de metodologias pela Monitoria de Química Geral da ECT para discentes com NEE
00300 - MENSURAÇÃO FLORESTAL: PORQUE ALGUNS ALUNOS NÃO PROCURAM A MONITORIA?
00525 - PIBID: Planejamentos de aulas para a escola municipal professor Mário Lira
00284 - RELATOS E EXPERIÊNCIAS REFERENTE A MONITORIA DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL MINISTRADA EM 2019.1
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 4 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00272 - A disciplina de História na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência a partir de eixos temáticos
00360 - A vivência da monitoria: do conhecimento teórico à prática entre os alunos de Odontologia
00273 - CONSTRUINDO MATERIAIS DIDÁTICOS: produção, execução e apreciação crítica de uma atividade avaliativa
00276 - O Ensino de História na escola: uma experiência com a história temática no ensino médio
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório A - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00135 - MÉTODO COOPERATIVO JIGSAW NO ENSINO DE MINERALOGIA E PETROGRAFIA: RESULTADOS PRELIMINARES
00365 - PIBID E OS JOGOS INDÍGENAS: ESTABELECENDO RELAÇÕES INTERCULTURAIS POR MEIO DA LUDICIDADE
00488 - Um olhar sobre o papel dos Jogos Teatrais na escola com Pibid Teatro
00283 - Utilização de estratégias de ensino para a melhoria do desempenho dos alunos no âmbito da Biotecnologia
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório B - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00138 - A UTILIZAÇÃO DO BINGO MATEMÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO
00296 - O USO DE FONTES ESCRITAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA EXPERIENCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
00366 - OS PARCEIROS DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA SEMANA DA CIDADANIA LGBT
00294 - VIVÊNCIA LABORATORIAL NA MONITORIA DE PRÉ-CLÍNICA I NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório C - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00309 - APRENDIZAGEM NA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: experiência do programa de monitoria da UFRN
00301 - EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
00152 - FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO NA COMPONENTE CURRICULAR DE EXPRESSÃO GRÁFICA
00367 - Projeto de Monitoria para Melhoria do Desempenho dos Discentes da Disciplina de Química Farmacêutica
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório D - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00061 - Monitoria Integrada em Biofísica e Físico-química
00014 - Monitoria em Práticas de Leitura e Escrita no BCT/UFRN: atuação, contribuições e perspectivas
00071 - NOVAS ESTRATÉGIAS PARA LEITURA, ACESSIBILIDADE E USO DO CELULAR EM SALA DE AULA
00070 - O GÊNERO “SELFIE” COMO FORMA DE EXPRESSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
00072 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO “CONTO” NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I14 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00075 - (Re)Significando a formação prática dos licenciandos em música da Escola de Música da UFRN
00073 - ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: relato de experiência nas disciplinas Introdução a Geologia e Geografia Fìsica do Brasil para o Ensino de Geografia
00022 - Metodologias para Ensino e Interação Aplicadas no Primeiro Período do BC&T
00078 - PINTURA E EDUCAÇÃO: AÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE PINTURA EM SALA DE AULA
00077 - SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I15 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00034 - ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A EFICÁCIA DE UM PLANO DE AULA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE LE
00003 - Assistência Pedagógica no Ensino de Eletricidade Aplicada
00039 - ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E TÉCNICO NA FORMA DE E-BOOK PARA AUXÍLIO DAS AULAS PRÁTICAS
00033 - O TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO RESENHA CRÍTICA A PARTIR DE AMOSTRAS DE VÍDEOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
00057 - O uso do espaço não formal para formação de professores num contexto de inclusão
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I7 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00004 - Auxílio Pedagógico em análise de circuitos na disciplina Eletricidade Aplicada
00053 - ELABORAÇÃO DE E-BOOK COM PRÁTICAS DE ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
00062 - Leitura, interpretação e escrita de textos na formação dos discentes da EMUFRN.
00064 - Orientação na elaboração e apresentação de seminários na área de musicologia da EMUFRN
00063 - Relato do gênero artigo de opinião na E. E. Berilo Wanderley
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I8 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00005 - ATIVIDADES DE MONITORIA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
00058 - Aplicações de gincanas presenciais e virtuais como metodologia ativa no ensino de Embriologia
00059 - Exercitando saberes para o ensino de Embriologia sob diferentes enfoques
00065 - Pesquisa e elaboração de listas para acesso a músicas através da internet
00068 - RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO “CONTO” NO ENSINO MÉDIO
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I9 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00339 - Monitoria um projeto para a vida toda
00345 - PROGRAMA DE TUTORIA: ESTRATÉGIA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
00411 - RESOLUÇÃO DE QUESTÕES EM PROBLEMAS NO ENSINO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS
00532 - Relato das vivências e experiências de um estudante de Farmácia na Monitoria Integrada Continuada do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN.
00537 - Relato das vivências e experiências de um estudante de Fonoaudiologia na Monitoria Integrada Continuada do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 1 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00561 - CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA VIABILIZAR A APLICAÇÃO DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE
00372 - Estudo sobre uso e aproveitamento da monitoria referente a disciplina fisiologia das árvores
00379 - Integração da UFRN com a Unimed por meio do lean seis sigma healthcare
00559 - Monitoria: instrumento para melhoria da qualidade do ensino com a articulação dos saberes em Farmacotécnica
00383 - Protagonismo da monitoria de PLE-2 nas sessões de reescrita
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 2 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00384 - AVALIAÇÃO DO PROJETO DE MONITORIA APLICADO À DISCIPLINA DE GENÉTICA GERAL
00387 - Monitoria como estratégia para o processo de aprendizagem e valorização de Produtos Florestais Não Madeireiros
00570 - Monitoria de Biofarmácia: metodologia de auxílio ao aprendizado
00568 - Monitoria: suporte à implementação de metodologias ativas no ensino de Farmacotécnica no curso de Farmácia
00392 - Oficina de jogos e cultura afro-indígena
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 3 - Auditórios NESPA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00409 - ANÁLISE DOS ATENDIMENTOS DA MONITORIA EM MECÂNICA DOS FLUIDOS
00408 - ATUAÇÃO DA MONITORIA NA CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE SOLOS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO AMBIENTAL
00404 - MONITORIA PARA MELHORIA DO ENSINO EM MATE’MATICA E PROGRAMAÇÃO NO CURSO DE TADS
00356 - NA FRONTEIRA DOS SABERES: SOBRE A IMPRESCINDÍVEL ATUAÇÃO DA MONITORIA EM CTS
00579 - Projeto nosso som nas escolas: relato de experiência na Escola Municipal Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 4 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00348 - CENSO ESCOLAR
00350 - MÚSICA POTIGUAR EM SALA DE AULA: uma perspectiva interdisciplinar
00394 - O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS CONHECIMENTOS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA PELOS BOLSISTAS DO PIBID: DESAFIOS E CONQUISTAS
00349 - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E DESENVOLVIMENTO URBANO
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório A - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00354 - Confecção e utilização do brinquedo barangandã como uma possível metodologia para a composição da dança
00351 - Educação Musical e Composição: um relato de experiência do PIBID música da UFRN
00400 - MONITORIA DE OFTALMOLOGIA: UMA FERRAMENTA PRIMORDIAL NA FORMAÇÃO DO MÉDICO GENERALISTA
00168 - Monitoria de LoP/LiP na ECT - Material de Apoio
00352 - Na sua ginga a terra balança
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório B - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00169 - Avaliação contínua de exercícios de matemática em nível superior.
00355 - Entre cocares, pinturas e preacas: relato sobre as oficinas de caboclinhos na Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura
00358 - O estudo do samba e suas características: uma vivência teórica e prática no ambiente escolar.
00359 - RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO “ARTIGO DE OPINIÃO” NO ENSINO MÉDIO
00405 - UM OLHAR INVESTIGATIVO NA ABORDAGEM DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA: VIVENCIADO O ENSINO INVESTIGATIVO
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório C - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00361 - A dobradura no PIBID Artes Visuais: aplicando os conceitos de ponto, linha, forma e plano
00182 - Aula na Mata
00407 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS
00364 - RITMOS NORDESTINOS EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL TEREZA SATSUQUI AOQUI DE CARVALHO
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório D - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00176 - ADMNISTRAÇÃO ESTRATÉGICA APLICADA À GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA INTEGRAÇÃO A PARTIR DA MONITORIA
00173 - Construção e aplicação de material didático: “O olhar do outro e os descobrimentos: visões de europeus e indígenas”.
00174 - Da Ponte Para Cá – ocupação e processo de urbanização da Zona Norte de Natal
00133 - MONITORIA ACADÊMICA EM PARASITOLGIA HUMANA: ENSINO PRÁTICO FUNDAMENTADO NA TAXONOMIA DE BLOOM MODIFICADA
00047 - Química Ambiental: Permeando questões globais e cotidianas
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I14 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00179 - MONITORIA ACADÊMICA NAS DISCIPLINAS DE DESENHO: EXPANSÃO DAS POSSIBILIDADES DO DESENHO NO CAMPO DAS ARTES VISUAIS
00188 - MONITORIA EM ADMINISTRAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE CONSULTORIA EMPRESARIAL
00142 - Monitoria de patologia do CB para o curso de biomedicina-aprimorando as metodologias de ensino
00180 - O GÊNERO “ARTIGO DE OPINIÃO” E AS OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
00048 - O PIBID ATUANDO NA PREPARAÇÃO DE JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA DE NATAL PARA O ENEM
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I15 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00204 - Aprendendo a ser professora da Educação Infantil: contribuições do PIBID
00106 - ENSINO DE PATOLOGIA GERAL: A MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
00139 - MELHORIA DA APRENDIZAGEM E RENDIMENTO ACADÊMICO EM ATIVIDADES DE CAMPO E PRÁTICAS EM ECOLOGIA
00044 - O jogo Qui’mundo limpo: Abordagem lúdica da Química Ambiental e conscientização sobre sustentabilidade
00137 - O uso de jogos de tabuleiro em sala de aula: experiência utilizando a temática das transformações urbanas na Natal do início do século XX
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I7 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00117 - ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE COMPONENTES PRÁTICO-TEÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
00148 - Baú de vestígios como instrumento avaliativo sobre a colonização no século XVI
00149 - CONTOS DE EDGAR ALLAN POE NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
00045 - PIBID Química - Atividade Lúdica
00534 - Relato das vivências e experiências de um estudante de Nutrição na Monitoria Integrada Continuada do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I8 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00130 - Experiência com o Sudoku Interativo
00162 - INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
00163 - Método histórico e materiais didáticos: relato de experiência sobre o material “Historiador e as Fontes”
00154 - O uso da história local e do cotidiano na construção coletiva do conhecimento histórico
00046 - Trabalhando a química para o Enem
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2I9 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00110 - CORRIDA CARTESIANA: UMA AULA PRÁTICA DE MATEMÁTICA VIVENCIADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
00251 - MONITORIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO E CONSOLIDAÇÃO DE SABERES NA AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL
00219 - MONITORIA EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA E O REPENSAR DA GESTÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
00563 - PIBID ARTE NÚCLEO MÚSICA/UFRN - UMA EXPERIÊNCIA MUSICAL EM ESTUDIO DE GRAVAÇÃO
00216 - PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM ZOOLOGIA: APROFUNDANDO ASPECTOS METODOLÓGICOS
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I15 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00111 - CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO QUE CONTRIBUI NA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO
00231 - O uso de modelos didáticos para aperfeiçoar a aprendizagem em Imunologia Básica.
00565 - Papo Reto – o suicídio na abordagem sociológica
00220 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONSECUÇÃO DE SABERES NA ÁREA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
00230 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO “ARTIGO DE OPINIÃO” NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I18 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00218 - A VIVÊNCIA DO MONITOR NA DISCIPLINA DE TUTORIA MENTORING: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
00243 - CONSTRUÇÃO DA FÓRMULA DE VELOCIDADE MÉDIA À LUZ DA PERSPECTIVA DE UM EXPERIMENTO CATIVANTE
00567 - FORMAÇÃO DE PLATEIA EM ESCOLAS PÚBLICAS
00113 - LEM Itinerante
00253 - Monitorando para desenvolver
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I19 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00260 - ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E CONTRIBUIÇÃO NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
00115 - Educação matemática: Uma busca a compreensão de problemas relacionados a equações polinomiais do 2° grau
00259 - O EXERCÍCIO PRÁTICO ATRAVÉS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UM ENSINO-APRENDIZADO PARTICIPATIVO
00573 - O PLANEJAMENTO EM FORMA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
00261 - UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS FACILITADORAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE NUTRIÇÃO CLÍNICA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I20 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00500 - A SOCIOLOGIA COMO ROTINA
00436 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DA TRADIÇÃO REGIONAL: UMA INCLUSÃO NECESSÁRIA NO ÂMBITO ESCOLAR
00327 - DISCUTINDO SOBRE CARNE ARTIFICIAL: O USO DE JÚRI SIMULADO PARA FORTALECER COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS
00432 - EXPERIÊNCIAS COM O PENSAR NO PIBID PEDAGOGIA EM CAICÓ/RN
00465 - Plickers – Avaliação em tempo real
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 1 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00302 - ESTRUTURAÇÃO DA TUTORIA EM NUTRIÇÃO POR MEIO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS PARA DISCUSSÕES INTEGRADAS E INTERDISCIPLINARES
00501 - LITERATURA PARA O ENEM E PARA A VIDA
00444 - O LAPESPE-LAMPEAR COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DO PIBID
00466 - OFICINA: CRIPTOGRAFIA COM O USO DE MATRIZES
00447 - Sarau Literário Pré-ENEM: do Quinhentismo ao Modernismo
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 2 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00421 - Compreendendo a radioatividade através de uma sequência didática.
00413 - Eletromagnetismo no PROCEEM é com cinema e pipoca.
00514 - O PENSAR SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PARA ARGUMENTAÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PROCEEM-UFRN
00538 - O desenvolvimento de estratégias de ensino: o caso da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado.
00423 - UMA REFLEXÃO DAS METODOLOGIAS APLICADAS EM SALA DE AULA PARA CONJECTURAR OS CONCEITOS DE FUNÇÕES
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 3 - Auditórios NESPA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00343 - Avaliação de recursos bibliográficos: uma estratégia para fortalecer a aprendizagem em Nutrição e Dietética
00507 - BINGO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA LÚDICA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
00602 - O ENSINO DE GEOGRAFIA E A INTERDISCIPLINARIDADE PRÓ ENEM ATRAVÉS DO PROCEEM
00476 - Revisitando o Mediterrâneo Antigo: relatos sobre monitoria de História Antiga
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 4 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00313 - A monitoria como instrumento de qualificação da disciplina: um aperfeiçoamento dos processos avaliativos
00315 - A monitoria como instrumento no processo de aprendizagem colaborativa: a experiência no curso de Psicologia
00175 - NEUROEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS ADAPTADOS PARA A ESTIMULAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
00192 - Sala de aula invertida na graduação em Nutrição: um relato de experiência
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório A - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00357 - CONTRIBUIÇÕES DA AÇÃO PRECEPTORA A FORMAÇÃO DOS RESIDENTES DO NUCLEO DE PEDAGOGIA DO CERES/CAMPUS CAICO
00369 - Dinâmicas do Movimento: estratégias de composição em dança.
00200 - FERRAMENTAS DE AUXILIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TERMODINÂMICA
00368 - Intervenções Educacionais para a Consolidação da Identidade Brasileira: O Dia da Consciência Negra
00215 - Introdução de jogos e gincanas no ensino-aprendizagem de Biofísica: um relato de experiência.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório B - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00377 - AULAS CORINGAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA
00202 - Estímulo ao Pensamento Computacional: Um relato de experiência na monitoria
00221 - Experiências de Monitoria para as disciplinas de Fundamentos de Matemática
00363 - HISTÓRIA E NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA EJA
00402 - Paródia pré-ENEM: Um estratégia didática para unificar conteúdos de Filosofia e Sociologia no PROCEEM.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório C - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00067 - CONHECENDO O ESTILO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO UTILIZANDO THE VARK QUESTIONNAIRE
00484 - Energia e sustentabilidade na sala de aula de física no ensino médio
00278 - O PAPEL DA TUTORIA-MENTORING NO ENFRENTAMENTO DE ADVERSIDADES AO LONGO DO CURSO DE MEDICINA
00099 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE MONITORIA MISCELÂNIA MATEMÁTICA: Geometria Analitica_Natal
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I15 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00190 - A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO EETIJA: UMA ABORDAGEM DO RP NO ENSINO INTEGRADO.
00555 - ATIVIDADE EXTRACLASSE COMO SUPORTE PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SELEÇÃO DO IFRN/EAJ
00282 - ATUÇÃO DE PETIANOS JUNTO A ADOLECENTES ESCOLARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
00503 - Astronomia para o ensino médio - Radiação Solar
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I18 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00183 - A MONITORIA COMO IMPORTANTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS DISCIPLINAS DE EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
00285 - PRÁTICA DE MONITORIA NA CLÍNICA INTEGRADA NÍVEL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA
00178 - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
00213 - Uma experiência na tutoria realizada pelo grupo PET Comunidade Urbana Seridó
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I19 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00431 - A UTILIZAÇÃO DO FISHBOWL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS.
00558 - APLICAÇÃO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID HISTÓRIA (DHC-CERES)
00512 - História Indígena em sala de aula: um relato de experiência de uma escola seridoense
00144 - INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE SABERES
00526 - Jogando também se aprende: jogos didáticos e o desenvolvimento de novas ferramentas para o ensino da história moderna
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Anfiteatro A - CCET - Anfiteatros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00435 - PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA MONITORIA DE NUTRIÇÃO SOCIAL
00268 - PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO INTERMEDIADOR DE NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA PÚBLICA
00597 - PRÁTICAS DE PERCUSSÃO E EXPRESSÃO CORPORAL COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
00595 - Plickers: um software como proposta de inclusão
00576 - UTILIZANDO DOCUMENTÁRIO NA DISCIPLINA GEOGRAFIA COMO ESTIMULANTE DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO EM ESTUDANTES DO PROCEEM
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Anfiteatro B - CCET - Anfiteatros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00601 - Desconstruindo estereótipos: a atuação do Residência Pedagógica com Ensino de História Indígena na Educação Jovens e Adultos (EJA)
00141 - Jogo Feira Mebengokre: o uso de um jogo como material didático para o ensino de História Indígena.
00140 - Minha horta, minha vida: Experiências possibilitadas pelo PIBID
00097 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE MONITORIA: MISCELÂNEA MATEMÁTICA: PRESENCIAL E EAD EM 2019.1 NO POLO DE LUÍS GOMES
00103 - SERIDÓ NAS PEGADAS DA HISTÓRIA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO (CAICÓ/RN)
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H3 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00088 - (IN)DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
00083 - FORMAÇÃO DOCENTE A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO PROGRAMA DE MONITORIA
00362 - PIBID PEDAGOGIA EAD: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO LÚDICO PARA ALFABETIZAÇÃO
00270 - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA OPORTUNIDADE TRANSFORMADORA NA FORMAÇÃO DOCENTE
00233 - USO DE CENAS DE FILMES NO ENSINO APREDIZAGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H4 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00091 - A inserção do Residência Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos
00024 - Monitoria através das redes sociais para a melhoria do ensino de Bioquímica e Biologia Celular
00101 - O Bingo Aritmético: Uma alternativa lúdica para revisar expressões numéricas em turmas do 7º ano
00082 - O PIBID Pedagogia EaD trabalhando a educação ambiental com foco na leitura e escrita
00056 - PERCURSOS HISTÓRICOS PARA A INCLUSÃO: A LOUCURA DA IDADE CLÁSSICA
00066 - REDE SOCIAL DIGITAL CRIADA POR ALUNOS INSPIRADA NOS PROTESTOS DE JUNHO DE 2013
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H5 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00129 - A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
00025 - CONHECIMENTOS SOBRE RITMICIDADE BIOLÓGICA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO E SÉTIMO PERÍODO DA UFRN-FACISA
00211 - LA C(L)AS(E)A DE MANU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.
00131 - MOMENTOS DE PLANEJAMENTO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H8 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00052 - A MONITORIA COMO IMPORTANTE ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA
00207 - BRINCANDO DE FAZ-DE-CONTA E APRENDENDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
00205 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O DESENVOLVIENTO DA LINGUAGEM ORAL E DA IMAGINAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
00051 - GINCANA DE MORFOFISIOLOGIA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA PARA ESTUDANTES DA SAÚDE DA FACISA-UFRN
00105 - Monitoria de LoP/LiP na ECT - Visão Geral e Resultados
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 2H9 - Setor de Aulas II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00195 - CONHECENDO GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
00277 - ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER APRENDIZAGEM ATIVA
00054 - O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DO EIXO COMUNIDADE A PARTIR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MONITORIA
00119 - RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS ESPECIAIS A PARTIR DAS PRÁTICAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I14 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00496 - A EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE MONITORIA “RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO”
00505 - A Oralidade na História: Memórias do bairro Paraíba (1950-2019)
00258 - O uso de metodologias ativas na monitoria de habilidades médicas: relato de experiência
00591 - Tecnologias educacionais interativas em Fonoaudiologia: relato de experiência
00401 - Transtornos de ansiedade: estratégias para melhoria do quadro de ansiedade dos alunos
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 1 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00288 - A CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DO ESTUDANTE PARA O MÓDULO DE VIVÊNCIA INTEGRADA NA COMUNIDADE
00596 - Análise dos CVLI contra a mulher no Rio Grande do Norte
00419 - BIOGINCANAS PRÉ-ENEM COMO MÉTODO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
00569 - Introduzindo Álgebra por Meio de Materiais Concretos
00370 - REDE SOCIAL E MONITORIA: UM ELO ENTRE A COMUNICAÇÃO VIRTUAL E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 2 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00293 - A Planilha Gantt como ferramenta orientadora do processo de trabalho na iniciação à docência
00477 - Adaptação do Fluxo do Processo de Desenvolvimento Ágil ao Ambiente Acadêmico
00528 - Combatendo notícias falsas relacionadas à ciência na sala de aula do ensino médio
00553 - Dominó aritmético como recurso de ensino numa turma de sétimo ano.
00547 - Tandem Libras/ Português: Uma experiência com graduandos do curso de Pedagogia Ceres Caicó
00495 - UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA AVALIATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 3 - Auditórios NESPA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00399 - A MONITORIA DE PRÁTICAS FISIOTERAPÊUTICAS NA FACISA: UMA ABORDAGEM CENTRADA NA MOTRICIDADE HUMANA
00255 - ATLAS DE HISTOLOGIA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
00536 - ENSINO DE HISTÓRIA E A LITERATURA DE CORDEL EM DIÁLOGO: ESCREVENDO SOBRE O SERIDÓ EM SALA DE AULA
00545 - JOGOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS NA CULMINÂNCIA DO PIBID/MATEMÁTICA/UFRN NO COLÉGIO ESTADUAL DO ATHENEU NORTE RIOGRANDENSE
00511 - METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NA PROGRESSÃO PARCIAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM
00426 - PROJETO ITINERANTE DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: uma atividade do PIBID- PEDAGOGIA - UFRN - CAMPUS DE CAICÓ
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório 4 - Auditórios NEPSA II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00445 - CRIANÇAS E NATUREZA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES DO ESPAÇO ESCOLAR.
00403 - HISTÓRIA E LUDICIDADE: REVISÃO PRÁTICA E DINÂMICA PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
00224 - MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE DIVERSIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS NO ENSINO
00382 - Xote, xaxado e baião: trabalhando os ritmos nordestinos em sala de aula
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório A - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00386 - TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
00393 - A AFETIVIDADE EM FAVORECIMENTO À DIFERENÇA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID
00388 - A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
00212 - Acolhendo e orientando os alunos ingressantes do Curso de Estatística no planejamento dos estudos
00007 - Hangman no ensino-aprendizagem de Biofísica: um relato de experiência.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório B - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00430 - A EXPERIÊNCIA COM TEMAS DE PESQUISA NO PIBID PEDAGOGIA CAICÓ/RN
00214 - Atuação dos monitores no desenvolvimento e manutenção da plataforma LOP de ensino de programação
00396 - CURRÍCULO E DIFERENÇAS NA REALIDADE ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS
00397 - VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: VIVÊNCIAS PIBIDIANAS
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Auditório C - Auditórios CCHLA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00326 - Aplicação da Escala de AVE do NIH: um instrumento fundamental na Urgência
00580 - Aspectos da Cultura Popular no Ensino de História: Uma metodologia aplicada por meio dos bolsistas pibidianos
00239 - Metodologias ativas como estratégia de ensino-aprendizagem na formação do nutricionista: um relato de experiência
00245 - RELATO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DA SEGUNDA FASE DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE APOIO PEDAGÓGICO PARA OS COMPONENTES DE FORMAÇÃO BÁSICA E OBRIGATÓRIA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA COMPUTAÇÃO DO BSI/CERES
00250 - SERIDÓ, NAS PEGADAS DA HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA HISTÓRIA CERES
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I15 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00198 - A FOTOLEGENDA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
00338 - O CURSO DE NIVELAMENTO: UMA PROPOSTA PARA SANAR AS DIFICULDADES RELACIONADAS AO ENSINO BÁSICO
00049 - O ensino de química numa perspectiva mais dinâmica
00328 - O uso de manequins humanos em práticas laboratoriais de enfermagem
00197 - “Jabuti sabe ler”: cultura popular brasileira e musicalidade como objetos de aprendizagem na Educação Infantil
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I18 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00201 - A Literatura na Educação Infantil: importância e prática pedagógica
00310 - MONITORIA EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL E EM ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA III NA FACISA/UFRN: ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES
00331 - Monitoria de Cálculo I: em busca da melhoria do ensino no ciclo básico dos cursos das áreas de exatas e tecnológicas (Atividades extra classe)
00050 - OFICINA ÚNICA: TABELA PERIÓDICA E SUA APLICABILIDADE
00256 - PROPORCIONANDO APRENDIZADO E DESCOBRINDO UMA VOCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM MORFOLOGIA E FISIOLOGIA HUMANA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I19 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00519 - A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
00346 - CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO TEÓRICO-PRÁTICO NAS ÁREAS DE CARDIORRESPIRATÓRIA E ANGIOVASCULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
00490 - Monitoria em psicobiologia: conectando ciências psicológicas e ciências biológicas
00540 - Relato da Aula Sobre Investigação Matemática
00589 - Seminário como estratégia para o ensino de Geografia
00588 - Vivências cotidianas na monitoria em Introdução ao Estudo da História: uma reflexão sobre o rendimento acadêmico e a rotina de estudos dos alunos
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Anfiteatro A - CCET - Anfiteatros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00508 - DINÂMICA, MONITORAMENTO, MUDANÇA CLIMÁTICA E A SUA PRÁXIS NO ENSINO SUPERIOR
00581 - Dificuldades dos alunos de 6º ano nas operações básicas
00577 - GINCANA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROCEEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
00603 - Mapeando conceitos para a construção do saber em Nutrição Clínica
00371 - O USO DAS REDES SOCIAIS COMO MÉTODO DE ESTUDO: ENQUETES NO INSTAGRAM E ESTRATÉGIA ATIVA
00594 - O USO DE METODOLOGIA ATIVA NA MONITORIA
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Anfiteatro B - CCET - Anfiteatros
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova

Submissões de Trabalhos

00186 - EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NO ENSINO DE FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NOS COMPONENTES CURRICULARES DA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
00319 - Elaboração e avaliação de manual prático como ferramenta no processo ensino-aprendizagem dos Recursos Terapêuticos Manuais
00236 - O IMPACTO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DIANTE DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
00242 - Tecnologias e educação na escola: uso de atividades com código QR no ensino de História
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN 2019
Local: Sala 4I14 - Setor de Aulas IV
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Universitário Lagoa Nova