Oficina e minicurso
Tipo |
Título |
Grupo PET do/a(s) ministrante(s) |
Instituição de Ensino Superior |
Número de apresentações |
Minicurso |
PET como protagonista no enfrentamento a LGBTfobia no espaço escolar |
PET Interdisciplinar/Conexões de Saberes |
Universidade Federal do Pará |
Este minicurso visa debater sobre a concepção sobre gênero e suas desigualdades e como este fator se torna preponderante no processo de discriminação cometida contra pessoas LGBT, sobretudo no espaço escolar. Além de proposições de formas de enfrentamento deste fenômeno tendo a escola como o espaço privilegiado dessas ações e os grupos PET como protagonistas nesse processo, promovendo a inclusão dos sujeitos que são constantemente excluídos do espaço escolar por causa da sua orientação sexual e identidade de gênero. |
Oficina |
A DANÇA POPULAR COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA - PEDAGÓGICA: PRATICANDO SABERES |
Grupo PET Conexões Gestão Política Pedagógica |
Universidade Federal de Pernambuco |
A noção de compreensão contextual através da dança, para uma conceitualização consistente relacionada a cultura / dança Afro-Brasileira e a consciência corporal. Relacionando as vertentes já utilizada na dança, tornando válido a credibilidade, reconhecimento e aceitação da cultura, especificamente, a abordagem dos movimentos propriamente dito, levando uma atenção mais consciente para o corpo. Com os movimentos que trabalharemos do afoxé e do Afro Contemporâneo. |
Oficina |
O FATO, O ATO E O TOQUE A musicalização no ensino e na preservação do meio ambiente. |
Grupo PET - Etnodesenvolvimento e Educação Diferenciada |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
A musicalização como um processo de construção e conhecimento. Aspectos históricos e sociais da percussão negra no Brasil. Ressignificação do olhar, método e técnicas de reciclagem. |
Minicurso |
Oficina PET ajuda social media |
PET COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM |
Capacitar estudantes para gerenciar as redes sociais digitais de seus grupos PET. Auxiliar no planejamento estratégico de comunicação digital, na criação de conteúdo de engajamento e na mensuração dos resultados. Fomentar a comunicação mais humana e inclusiva. Dar dicas sobre as tendências digitais e por fim, ajudar a dar visibilidade ao Programa de Educação Tutorial, já que utilizamos de recurso público e necessitamos publicizar a nossa produção diária. |
Oficina |
Visualização de dados com Python |
PET-Física |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Python Básico: Operadores Aritméticos, Relacionais, lógicos e de atribuição. Tipos de variáveis. Estruturas Condicionais e de repetição. Funções em Python. Bibliotecas usadas: Numpy (Trabalhando com matrizes). matlibplot (Visualização gráfica). pandas (tratar os dados). |
Minicurso |
Cultura de Feedback |
PET Psicologia |
Universidade de Brasília |
Conceitos Básicos: Feedback, Crítica e Sugestão de Mudança de Comportamento. Problemas Comuns que afetam o processo de crítica. Como dar e receber um feedback. Possíveis Limites e Situações Problema. Modelos de prática. |
| ||||
Oficina |
O livro artesanal como recurso didático pedagógico |
PET Ciências Sociais Aplicadas |
Universidade Federal de Santa Maria |
Concepção e construção de livros artesanais. Aspectos didático-pedagógicos. O livro artesanal como objeto de aprendizagem. |
Minicurso |
JIGSAW COMO UMA METODOLOGIA COOPERATIVA DA APRENDIZAGEM |
PET Ciências da Natureza |
Instituto Federal Fluminense campus Campos-centro |
Métodos de aprendizagem ativa. Métodos de aprendizagem colaborativa. Método Jigsaw. |
| ||||
Oficina |
Gestão de Tempo na Universidade: mais aprendizagem e menos ansiedade |
PET Educação Conexão de Saberes |
Universidade Federal do Sergipe |
Conceito e princípios básicos da gestão do tempo. Planejamento das atividades acadêmicas com base na tríade e na matriz da gestão de tempo. Relação entre gestão de tempo, aprendizagem e ansiedade. |
Minicurso |
Formação Docente no Enfrentamento a Violência de Gênero e Suas Interfaces |
PET Conexões de Saberes Políticas Públicas e Ações Afirmativas. |
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO |
VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SUAS INTERFACES. A ESCOLA PRODUZ E REPRODUZ PADRÕES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO. SECADI- Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), que traz de forma sutil temáticas relacionadas a gênero. Parâmetros Curriculares Nacionais e o anterior Plano Nacional de Educação (Lei n. 10.172/2001) que já apresentam uma abordagem mais clara sobre as temáticas. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM), 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB), 2013, que pontuam em várias partes dos seus textos temáticas relacionadas a gênero. Levantamento de feminicídio em Pernambuco. Situações que podem levar ao feminicídio. |
Oficina |
Montagem e manutenção de jardins e hortas em espaços urbanos. |
PET Biologia |
Universidade Estadual do Ceará |
Benefícios ambientais e usos educacionais de pequenos espaços verdes (LIMA, 2014). Descrição das principais plantas utilizadas em hortas e jardins (COSTA, 2017) Reprodução de plantas (CLEMENTE; HABER, 2012). Principais fatores abióticos envolvidos, seus problemas e soluções (RIBEIRO, 1994). Principais pragas e doenças, e como resolve-las (RIBEIRO, 1994) Como plantar (RIBEIRO, 1994; COSTA, 2017) Dicas de uso em espaços pequenos. |
| ||||
Minicurso |
Técnicas e conceitos de usabilidade aplicadas na avaliação e desenvolvimento de interfaces e produtos. |
PET Ciência da Computação |
Universidade Federal do Maranhão |
Usabilidade - Definição. Técnicas de Usabilidade. Modelagem de Interfaces e Produtos. Testes e Inspeção de Usabilidade. Design Interativo e Experiência de Usuário. |
Oficina |
Oficina de Computação Desplugada - Pensamento Computacional Vingadores |
PET Ciência da Computação |
Universidade Federal do Maranhão |
Abordagem da computação de forma diferenciada, lúdica e sem uso do computador. Introdução dos conceitos da computação. Exposição de problemáticas que demandam a reflexão e o uso do raciocínio lógico. Dinâmica em grupo. As problemáticas são inspiradas na obra: Avengers: End Game. |
Oficina |
Pintura com solos |
PET Geografia |
Universidade Federal de Goiás |
Formação do solo. Estrutura do solo. Confecção de tinta a partir do solo. |
Oficina |
O cotidiano como referência na construção do conhecimento geográfico: cidade ensinada e cidade vivida |
PET Geografia e PET Educação - Conexão de Saberes |
Universidade Federal do Sergipe |
Paisagem, lugar e território. Cotidiano como referência na construção do conceito geográfico. Planejamento didático-metodológico no processo de ensino da Geografia. |
Oficina |
O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de oficinas nas escolas |
PET Interdisciplinar Conexões de Saberes |
Universidade Federal do Pará |
Sensibilizar o público alvo, através da apresentação do tema. Notificar os modos de violência sexual infanto-juvenil. Instrumentalizar o uso adequado das redes de proteção. |
Oficina |
Jogos cooperativos como estratégia alternativa ao enfrentamento do bullying |
PET Interdisciplinar Conexões de Saberes |
Universidade Federal do Pará |
A teoria dos jogos cooperativos. O bullying no espaço escolar. Jogos cooperativos e sua contribuição para o enfrentamento do bullying na escola. Conhecimento e práticas de jogos cooperativos promotores de relações harmônicas na escola. |
Minicurso |
Introdução a micologia e suas relações. ecológicas |
PET Ciências Biológicas |
Universidade Estadual do Ceará |
Introdução à micologia (características gerais e classificação dos fungos). Importância e aplicações dos fungos. Relações ecológicas dos fungos. |
Minicurso |
Minicurso de Excel: do Básico ao Intermediário |
PET Engenharia Química |
Universidade Estadual de Campinas |
Introdução ao Excel. Funções básicas. Matemática Financeira. Gráficos. Filtros. Validação Condicional. Formatação Condicional. Macros. Solver. |
Minicurso |
A autoria negra e feminina (biblio)grafando uma escrita criativa e política. |
PET Conexões Baixada |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Introdução ao texto poético. Autoria negra e feminina. Exercício: A materialidade do discurso. Exercício: Pescar palavras no caos da linguagem. Exercício de transdiscursividade. Produto final: Sarau Conexões Baixada. |
Oficina |
Noções Básicas de Fotografia |
PET Educação Conexão de Saberes |
Universidade Federal de Sergipe |
Abordagem histórica e os avanços fotográficos da atualidade. Conhecimento e aplicação das técnicas da fotografia. Domínio e técnicas fotográficas em dispositivos smartphone, tablet ou câmera compacta. Foco, qualidade de imagem e resolução. Conceito de medição de luz. Anatomia da luz. |
Oficina |
Educação e Saúde e os Benefícios da Terapia Comunitária Integrativa |
PET Pedagogia |
Universidade Federal da Bahia |
Conceito teórico-prático da Terapia Comunitária Integrativa Prática complementar em saúde, um programa de atenção primária na área de saúde mental. Perspectiva terapêutica, promoção de um encontro interpessoal e intercomunitário, utilizando-se da dinâmica das relações, seus recursos e práticas culturais, restauração da autoestima e da confiança em si. |
Minicurso |
O enfrentamento do racismo e da discriminação racial: ações colaborativas do PET Interdisciplinar com escolas públicas de Belém-PA |
PET Interdisciplinar conexões de saberes |
Universidade Federal do Pará |
Neste minicurso será promovida a discussão e exposição sobre racismo e discriminação racial com embasamento teórico. Posteriormente, será apresentado o relato de experiência do projeto de extensão realizado em determinadas escolas públicas Belém/PA, pelo grupo PET Interdisciplinar. |
Oficina |
Libras Básico |
PET Educação |
Universidade Federal de Viçosa |
Alfabeto datilológico e saudações em libras. |
Minicurso |
Layout: a otimização de espaços e processos de grupos PET |
GET Engenharia de Produção |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
Transmitir os conceitos do Layout. 6 princípios do Layout. Como desenvolver um projeto de Layout. Os tipos de Layout: Produto, Processos, Celular, Posicional e Misto. Escolha do melhor tipo de Layout. Execução da dinâmica e debate sobre a aplicabilidade do Layout no seu PET. |
| ||||
Minicurso |
Práticas de Primeiros Socorros |
PET Conexões de Saberes de Imperatriz |
Universidade Federal do Maranhão |
Primeiros socorros, tem como objetivo primário preservar os sinais e não agravar os ferimentos para que logo após se receba os cuidados necessários por profissionais capacitados. Essa ação tem como finalidade manter os sinais vitais e garantir a vida, podendo ser realizada por qualquer pessoa, entretanto, deve-se ter um mínimo de conhecimento para realizar essa assistência. A Obstrução das Vias aéreas por Corpo Estranho (OVACE) é definida por uma interrupção total ou parcial da passagem de ar até os alvéolos pulmonares, podendo ser causada por trauma, ingestão de líquidos, alimentos e pequenos objetos. Assim dependendo do grau, a obstrução pode levar a asfixia e consequentemente a uma parada cardiorrespiratória. A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) são manobras ou compressões que visam manter a circulação e respiração artificial e restauralas ao normal, o mais precoce possível, com intuito de reduzir a lesão cerebral. Com o propósito de manter um atendimento seguro, com rapidez e eficácia a PCR. |
Oficina |
Perspectivas Atuais da Educação |
PET - Conexão de Saberes/ Música do Oprimido |
Universidade de Brasília |
Análise da conjuntura educacional. Escola sem Partido. Violência/Militarização nas escolas. Homeschooling. |
Oficina |
SLAM REBELDIA NA POESIA |
PET CONEXÕES DE SABERES POLITICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE |
UNVIERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
SLAM: origem, contexto histórico e o cenário mundial, nacional e regional. As rodas de SLAM. o SLAM em espaços escolares e não-escolares. O SLAM e a poesia. SLAM como forma e expressão da rebeldia da periferia. Vivência de uma batalha de SLAM. |
Oficina |
PET Psicologia e política de cotas para negros: Utilizando sociodrama como método de intervenção psicológica. |
PET/Psicologia |
Universidade Federal do Espirito Santo |
Apesar dos muitos avanços e conquistas no tocante à população negra e indígena em relação às suas histórias, ainda no século XXI basicamente todas as sociedades contemporâneas estão sustentadas por uma macroestrutura do racismo devido ao caráter expansionista que o capitalismo sustenta em sua fase atual, neoliberal, como um sistema que não existe sem a estratificação social e racial (Williams, 2012). Podemos salientar, como uma dessas conquistas a implementação de ações afirmativas em 2012 pela lei federal 12.711. Desde então, essa política vem sendo ampliada, não obstante os ataques racistas desse governo. Como por exemplo, a manifestação do presidente do Brasil Jair Bolsonaro de não ser favorável a política de cotas raciais, apesar de ser a favor de cotas sociais (G1, 2018). A partir desse entendimento, não há como pensar o Programa de Educação Tutorial e a própria conjuntura educacional descolados das questões raciais visto que essa população específica se entrelaça com o momento atual do processo educacional brasileiro. Ou seja, uma sociedade dividida racialmente não dá aberturas para qualquer identificação não-racial, tanto brancos como negros aprendem a se adaptar a esses papéis sociais que, embora inventados no sistema colonial, ainda desempenham um papel importante para o sistema capitalista brasileiro. Portanto, pensar as relações entre as questões raciais e a educação brasileira, no que tange à inclusão dessa população na educação superior, diz de refletir sobre um sistema que supra as demandas de assistência e permanência, mas também diz de uma mudança no conhecimento produzido pela universidades e institutos federais, pois a ciência e o saber produzidos agora passam a refletir o perfil da maioria da população brasileira. Dessa forma, pensamos a formulação dessa oficina a partir da problemática surgida a partir da experiência de sociodrama como proposto por uma turma do Curso de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. As ciências sociais e a Psicologia são chamadas para compreender e tratar esse sofrimento, em particular o grupal. Porém, que técnicas são usadas para intervir nos grupos? Quais os procedimentos apropriados para abordar terapeuticamente a sociedade em seus pequenos e grandes grupos? Como manejá-los? De que forma a subjetividade interfere nessa prática profissional? (Conceição, Nery, 2005.) |
Oficina |
Tertúlia Literária: uma ressignificação da Literatura Negra Feminina Brasileira |
PET Educação Interdisciplinar e PET Conexões de Saberes UnB |
Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade de Brasília |
Tertúlia Literária. Princípios da Aprendizagem Dialógica. Práticas Educativas de Êxito. Literatura Negra Feminina Brasileira. |
Minicurso |
Evasão dos Alunos é um Problema? Uma Metodologia para sua Compreensão e Prevenção. |
PET Estatística |
Universidade Federal de São Carlos |
Introdução: A importância de estudos sobre a evasão. Procedimentos para acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos. Procedimentos para acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos evadidos. Procedimentos para identificação de causas que motivaram a evasão. Um estudo de caso. Conclusões e recomendações. |
Minicurso |
Movimentos sociais e espaço urbano: quem tem direito à cidade? |
PET CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA e PETBio |
Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Direito à cidade como direito coletivo. Assimetrias no usufruto dos Espaço Urbano. Importância dos Movimentos Sociais para a Organização do Espaço Urbano. Contribuição dos grupos PET no que diz respeito às Mobilizações Sociais. Desigualdades socioterritoriais. |
Oficina |
Produção do grafismo Indígena: Refletindo sobre a resistência e a corporeidade |
PET - Conexão dos Saberes/Música do Oprimido |
Universidade de Brasília |
A oficina possibilita uma compreensão das/dos participantes sobre o significado histórico, cultural e político do grafismo indígena a partir de uma vivência prática no próprio corpo. Além disso, o corpo será visto e percebido de uma maneira mais profunda nessa oficina. |
Minicurso |
Mitos e verdades sobre alimentação saudável: leitura e interpretação de rótulos de alimentos |
PET NUTRIÇÃO |
Universidade Federal de Goiás |
Leitura de rótulos de alimentos. Interpretação das informações no rótulo nutricional de alimentos. Abordagem de conceitos de alimentação saudável e saúde. Propriedades dos alimentos. Alimentos industrializados sob a perspectiva nutricional. Mitos e verdades sobre alimentação. |
Minicurso |
Genealogia do Consumo e das Práticas Religiosas Neopentecostais Brasileiras: impactos sociais e políticos à luz da cultura da inspiração |
PET Conexões Gestão Política-Pedagógica |
Universidade Federal de Pernambuco |
Imbricamento entre religião e consumo na modernidade inserida na lógica capitalista. Processos midiáticos e mediatizados no contexto religioso. Parâmetros modernos de consumo. Explicação teológica da religião neopentecostal. Mercantilização do testemunho como construção de uma imagética de prosperidade. Influência do grupo religioso nos âmbitos sociais e políticos à luz da ética protestante e da Cultura da inspiração. |
Minicurso |
Minicurso: Pensando Como Empreendedor |
PET Administração |
Universidade Federal de Campina Grande |
O que é empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil. O empreendedorismo e os jovens empreendedores. Perfil do empreendedor (SEBRAE). Competências do administrador (teoria/ prática): negociação/ liderança/ orientação para metas e resultados, venda/ criatividade (pitch). Empreendedores de sucesso (cases). |