MARIA DO SOCORRO BRASILEIRO SANTOS

Graduada pela Universidade Federal da Paraíba (1990-1995), Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE (1996-1999), doutorado em Medcina pela Universidade Federal de São Paulo (2000-2004) e Pós-doutorado em Kinesiology and Physical Education pela University of Toronto, Canada (2015-2017). Atuou como docente do Curso de Graduação em Fisioterapia da UFPE (1997-2010) e no Mestrado em Fisioterapia da UFPE (2009-2016). Atualmente é professora associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. Tem realizado pesquisas relacionadas ao controle autonômico cardiovascular e parâmetros hemodinâmicos nas doenças crônicas e degenerativas, atividade eletromiográfica dos músculos respiratórios e do esqueleto apendicular, fisiologia do exercício aplicada a saúde e a doença. Também tem interesse nas investigações que avaliam o sono em indivíduos com doenças e saudáveis, com diferentes idades e condicionamento físico.

Atividade física, cronobiologia e sono: relações com a saúde