Principal

[JORNADA] XI Jornada de Biologia Parasitária de 04/12/2024 a 06/12/2024

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PPgBP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promove, anualmente desde sua criação, a Jornada de Biologia Parasitária que possui como objetivo principal promover o debate sobre o futuro da pesquisa em doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas do Estado Rio Grande do Norte, envolvendo a participação de discentes e docentes da UFRN e pesquisadores de renome internacional que atuam no Brasil.

O evento em sua 11ª edição traz como tema: Doenças Emergentes e Reemergentes: Desafios Contemporâneos. 


Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Infecção por Trypanosoma cruzi e Leishmania: Morfologia, diagnóstico parasitológico e identificação dos vetores 04/12/2024 05/12/2024

•Diagnóstico Laboratorial Parasitológico da Infecção por tripanossomatídeos e seus fundamentos:

  *Métodos Parasitológicos Diretos e Indiretos:

    Trypanosoma cruzi

Exame direto, microhematócrito e método de Strout; Xenodiagnósticos direto e indireto, hemocultura e xenocultura.

    Leishmania spp.: Exame direto, cultura

Investigação de interações antimicrobianas: técnica Checkerboard - Dra Daniele Figuerêdo 04/12/2024 05/12/2024

A técnica de Checkerboard, também conhecida como "tabuleiro de damas", é uma abordagem laboratorial amplamente utilizada na investigação de interações antimicrobianas. No curso ministrado pela Dra. Daniele Figuerêdo, será explorado como essa técnica auxilia na avaliação da eficácia de combinações de antimicrobianos, fornecendo dados importantes sobre sinergismo, antagonismo ou efeito indiferente entre os compostos testados.

Miíase e a negligência na Saúde Pública: conceitos, prevenção, tratamento e panorama da doença na cidade do Natal 04/12/2024 05/12/2024

O curso “Miíase e a Negligência na Saúde Pública” abordará os principais conceitos sobre a doença, os tipos de miíase (como miíase primária e secundária), o ciclo de vida dos insetos envolvidos e os fatores que tornam algumas áreas mais propensas à infecção. Serão discutidas as melhores práticas de prevenção, desde medidas de higiene pessoal até o manejo ambiental para reduzir a proliferação de moscas vetoras.

Noções básicas sobre estudos de competência vetorial em mosquitos de importância médica (Diptera: Culicidae). 04/12/2024 05/12/2024

Neste curso introdutório, serão abordados os principais conceitos que envolvem a competência vetorial, incluindo as características biológicas e ecológicas das espécies de mosquitos mais relevantes para a saúde pública, como Aedes, Anopheles e Culex. Além disso, será explorada a relação entre fatores ambientais, genéticos e comportamentais que influenciam a competência vetorial e a disseminação de doenças como dengue, malária, zika, chikungunya e febre-amarela.

Padronização e aplicação de ensaios imunoenzimáticos: uma abordagem prática. 04/12/2024 05/12/2024

O curso “Padronização e Aplicação de Ensaios Imunoenzimáticos: Uma Abordagem Prática” oferece uma introdução completa aos fundamentos e às etapas práticas dos ensaios imunoenzimáticos (ELISA), uma das técnicas mais difundidas para a detecção e quantificação de antígenos e anticorpos em amostras biológicas. Este curso é direcionado a profissionais e estudantes de biomedicina, imunologia, microbiologia e áreas relacionadas, que buscam capacitação prática na aplicação desse método em diferentes contextos laboratoriais.

Saúde Única no Contexto da Biologia Parasitária: conceitos, ações, desafios e oportunidades 04/12/2024 04/12/2024

Durante o curso, serão apresentados conceitos fundamentais sobre a Saúde Única, detalhando o papel das parasitoses como indicadores de saúde em ecossistemas complexos. Além disso, o minicurso discutirá ações práticas e estratégias para o enfrentamento de parasitoses em uma abordagem integrada, considerando desafios emergentes, como a resistência a medicamentos e a influência das mudanças ambientais sobre a disseminação de patógenos. Também serão abordadas as oportunidades de intervenção em políticas públicas e práticas de controle que podem transformar a gestão de saúde coletiva com foco na prevenção e controle.

Este minicurso é ideal para profissionais e estudantes das áreas de biologia, saúde pública, medicina veterinária e ambiental que buscam entender as dinâmicas de interação entre parasitas, hospedeiros e o ambiente no contexto da Saúde Única.