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O Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PPgBP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promove, anualmente desde sua criação, a Jornada de Biologia Parasitária que possui como objetivo principal promover o debate sobre o futuro da pesquisa em doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas do Estado Rio Grande do Norte, envolvendo a participação de discentes e docentes da UFRN e pesquisadores de renome internacional que atuam no Brasil.

O evento em sua 11ª edição traz como tema: Doenças Emergentes e Reemergentes: Desafios Contemporâneos. 


XI JORNADA DA BIOLOGIA PARASITÁRIA


REGRAS PARA A INSCRIÇÃO:

Período de inscrições: 03/07/2024 a 01/12/2024.

Observação:

As inscrições só serão confirmadas por meio de uma doação via Pix para a ONG PATAMADA (valor de R$ 15,00). A confirmação será efetuada após o envio do comprovante de transferência e nome completo do participante para o e-mail: jornadabiologiaparasitaria@gmail.com

Pix patamada:Henrique Knopik (Diretor da Patamada) CPF:064.955.304-71




REGRAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

Período de submissão: 03/07/2024 a 24/11/2024.

Orientações para submissão de resumos:

·  A submissão de resumos é gratuita;

·  Poderá ser enviado 02 (dois) resumos por inscrição;

·  Não há limites de resumos para participação como coautor;

  ·Devem ser submetidos por categoria: Graduação, Pós-Graduação ou profissional (professores da educação básica e servidores do UVZ/SESAP);

 

Somente serão aceitos os resumos que:

·  Sejam submetidos no prazo estabelecido pela organização do evento;

· Sigam as normas para elaboração dos resumos estabelecidas pela comissão organizadora do evento;

· Se relacionem à uma das seguintes áreas: Microbiologia, Parasitologia, Entomologia Médica e Veterinária ou Imunologia

· Se enquadrem em estudos experimentais (laboratório ou campo) e/ou relatos de caso. Não serão aceitas revisões.

 

Normas para elaboração do resumo:

 

·   Título: Deve ser objetivo, conciso e informativo, e não ultrapassar 1500 caracteres (digitado em letras maiúsculas, centralizado, negrito, Times New Roman tamanho 14, nomes científicos devem ser grafados em itálico).

·   Autores: O nome de cada autor deverá ser informado por completo (ex. Taciano Moura Barbosa), com Fonte Times New Roman 12 e justificado (o autor a apresentar o trabalho deverá ter seu nome sublinhado). Não haverá limites para o número de autores.

·  Filiação institucional: Informar instituições, fonte Times New Roman 10 e alinhado à direita. O primeiro autor ou o coordenador do trabalho deverá fornecer endereço de e-mail.

·   Área temática: Informar a área na qual o trabalho será submetido: Microbiologia, Parasitologia, Entomologia Médica e Veterinária ou Imunologia.  Entretanto, a Comissão Científica poderá remanejar o trabalho para outra área se assim achar mais adequado.

·   Corpo do resumo: Apresentar o resumo simples estruturado em Introdução; Objetivo; Materiais e métodos; Resultados; Conclusão. O resumo deve ter no máximo 250 palavras, e ser escrito em português. O resumo não deve conter figuras, citações bibliográficas, referências e abreviações pouco usuais. Formato A4; orientação retrato; margem superior 2 cm, margem inferior 2 cm, margem esquerda 2.5 cm e margem direita 2.5 cm; Fonte Times New Roman 12; justificado e espaçamento simples. Os nomes científicos devem ser grafados em itálico. O resumo deve ser submetido em PDF no site do evento até a data limite informada. Deve ser inserido um espaço acima e abaixo do término do resumo, antes das palavras-chaves.

·    Palavras-chaves: São permitidas, no máximo, quatro palavras-chave separadas por ponto, e que não constem no título do resumo. Fonte Times New Roman11.

·    Apoio: As instituições de fomento e apoio para execução do trabalho científico. Fonte Times New Roman 11.

·       Não inserir qualquer logomarca no resumo.

 

Avaliação:

 

·Resumos que não estiverem de acordo com as normas serão automaticamente reprovados e o mérito científico não será avaliado. Resumos com erros ortográficos e gramaticais que necessitarem de grandes correções e alterações poderão ser reprovados a critério da Comissão Científica.

·     A comissão científica avaliará o mérito dos trabalhos e irá classificá-los como: Aprovado ou Reprovado. Você pode acompanhar o status de avaliação do seu trabalho através do seu login no site do evento. As decisões da comissão científica serão irrevogáveis, não cabendo recurso.

·      Fica a critério da comissão o tipo de apresentação, podendo ser: pôster ou oral

 

Observação: Todos os resumos aprovados serão publicados nos anais da XI Jornada da Biologia Parasitária. Será premiado com certificado Adalberto Varela o melhor trabalho entre todas as categorias: Graduação, Pós-Graduação e Profissional.

 

Resultado:

 

·    A lista final de trabalhos aprovados por tipo de apresentação será divulgada no site do evento com pelo menos 15 dias de antecedência.

 

Apresentação oral:

 

·   Os autores com resumos aprovados e selecionados para apresentação oral deverão preparar a apresentação do trabalho em PowerPoint.  A apresentação será realizada nos dias divulgados no site do evento e não deve ultrapassar o tempo de 10 minutos.

 

·   A comissão de avaliação de trabalhos científicos recomenda expressamente rigor na correção gramatical, formatação e apresentação dos resumos simples, cuja forma e conteúdo são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

 


XI JORNADA DA BIOLOGIA PARASITÁRIA


NORMAS PARA O CONCURSO DE FOTOGRAFIAS 


Segue abaixo as normas para participar do concurso de fotografias: 


·    Somente as pessoas inscritas no evento poderão participar do concurso; 

·    Cada participante poderá enviar até duas fotografias;

·    As imagens enviadas à XI Jornada de Biologia Parasitária poderão ser utilizadas, sem ônus, para o fim que desejar, obrigando-se, contudo, a mencionar os direitos autorais; 

·    O envio da fotografia implica, necessariamente, a aceitação deste regulamento;

·    As fotografias deverão ser originais, não serão aceitas montagens fotográficas, nem fotografias manipuladas digitalmente.

·    Caso situações como estas sejam detectadas pela Comissão Julgadora, a fotografia será imediatamente desclassificada. Todas as fotografias digitais deverão ser enviadas pelo e-mail, com o arquivo eletrônico em TIF ou JPEG.

·    As fotografias deverão ser enviadas com a ficha de inscrição, preenchida e assinada, até o último de inscrição para o E-mail: jornadabiologiaparasitaria@gmail.com;

·    As fotografias enviadas serão pré-selecionadas pela Comissão Organizadora da XI JBP, expostas (durante o evento da Jornada e no Instagram do PPG Biologia Parasitária) e concorrerão a premiação no dia do evento (Certificado);

·    A escolha da melhor fotografia será feita por votação nas redes socais do PPGBP durante o período da realização da jornada e pelas notas atribuídas por uma comissão formada por fotógrafos, sendo todas as fotos disponibilizada para votação ao mesmo tempo. Todas as fotografias serão expostas com o título da fotografia fornecida pelo autor na ficha de inscrição (sem mencionar o autor). A nota final, que será usada para classificação das fotografias, será calculada da seguinte maneira: 50 pontos para a foto mais curtida no Instagram e 50 pontos para a foto mais bem votada pela comissão. As outras fotos terão notas proporcionais a que obtiver maior pontuação.

·    A foto não precisa ser impressa.



FICHA DE INSCRIÇÃO CONCURSO DE FOTOGRAFIA 


Nome do Fotógrafo: ______________________________________________________ 

Endereço Completo:______________________________________________________ ______________________________________________________________________ 

Instituição: _____________________________________________________________ 

E-mail: _______________________________________________________________ 

CPF: __________________________________________________________________

Inscrição da Fotografia: Título (nome da fotografia, nome da espécie, e outras informações pertinentes): ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 

Local da foto (Local/Cidade/Estado): ______________________________________________________________________ 

Data da foto: ___________________________________________________________ 


Assinatura: ____________________________________________________________