NORMAS RESUMOS


ELABORAÇÃO/ APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 2025

 

IMPORTANTE: Prazo limite para envio dos resumos: até 20/03/2025

 

A submissão de trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

       Trabalhos de pesquisa e extensão (ações de extensão, pesquisa de campo, revisão de literatura, relato de experiência, estudos de caso)

       A submissão do trabalho será feita exclusivamente em formato PDF e via sistema eletrônico do Sigeventos UFRN, na forma de resumo simples (verificar as normas para elaboração do resumo);

       No ato da inscrição, o autor principal do trabalho se responsabilizará pela digitação correta dos nomes dos coautores, assim como do título do trabalho, uma vez que os mesmos não poderão ser alterados após o envio; 

       No momento da submissão, o autor principal deverá selecionar um entre os seguintes eixos temáticos: 1- Educação, Sustentabilidade e Saúde Coletiva; 2- Diagnóstico, Inovação  e Intervenções em Saúde; 3- Qualidade de Vida e Promoção da Saúde;

       Serão emitidos certificados apenas para os autores e coautores inscritos no evento e desde que os trabalhos tenham sido apresentados;

       Os critérios para a avaliação dos trabalhos serão: atualidade, originalidade e relevância do tema; articulação entre objetivos, problematização e resultados (quando for o caso); contextualização teórica relativa ao campo de pesquisa; capacidade de comunicação/interação da proposta com o público e a área da saúde;

       Os 100 trabalhos com melhores avaliações serão encaminhados para apresentação oral (verificar as normas para apresentação oral);

       Os demais trabalhos selecionados serão apresentados em formato de pôster;

       A publicação dos ANAIS será online;

       Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento e CCS – UFRN.

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO

 

O texto deverá conter os seguintes itens:

       Título (no máximo 18 palavras);

       Cada trabalho poderá ter no máximo 6 autores, incluindo o orientador (último da lista); 

       Nome do autor e coautores completos e por extenso, com orientador por último;

       Identificação da instituição, unidade federativa e agência de fomento (se houver);

       Indicação da(s) área(s) da saúde vinculada ao trabalho;

       Componentes do resumo: introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais/impacto social, em formato estruturado;

       Indicar 3 palavras-chave;

       O resumo deverá ter no mínimo 1.000 e máximo de 3.000 caracteres com espaço;

       Não devem ser incluídas referências;

       Os autores são responsáveis pela correção gramatical dos resumos submetidos e veracidade do conteúdo, não havendo revisão por parte da comissão avaliadora;

       Um template para submissão pode ser encontrado no link: https://tinyurl.com/TemplateResumoCIS.

 

NORMAS DE APRESENTAÇÃO

 

NORMAS DE APRESENTAÇÃO ORAL

        Os trabalhos aprovados serão apresentados nas sessões indicadas, sem possibilidade de troca de horários;

        A apresentação oral deverá ser de até 6 minutos, seguida por discussão coletiva com participação obrigatória de no mínimo 1 autor-apresentador durante toda a sessão;

        Deverá ser apresentado no formato de slides, sendo para tal disponibilizado nas salas computador e datashow;

        A apresentação deverá ser conduzida de forma criativa e atrativa podendo possuir fotos, vídeos e falas com mínimo de texto possível;

        Após apresentação de todos os trabalhos da sessão, haverá um tempo para discussão coletiva com os congressistas, sob condução dos avaliadores;

        Deverão ser garantidos os procedimentos éticos de proteção da privacidade e confidencialidade das pessoas referidas nas apresentações. Imagens ou fotografias e gravações em áudio e vídeo, apenas poderão ser utilizadas com o devido consentimento da pessoa apresentada ou do responsável legal ou da instituição, quando for o caso;

        Os autores deverão enviar as apresentações, em formato .pptx (powerpoint) ou PDF, impreterivelmente, até o dia 21/04 através do link https://forms.gle/yEdtyqor1nJfVrhS7;

        No dia da sessão, uma vez enviado no prazo determinado acima, o arquivo da apresentação já estará salvo no computador do evento e pronto para apresentação;

        Os autores deverão chegar no mínimo 10 minutos antes do início da sessão.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO NO FORMATO DE PÔSTER

        Os trabalhos aprovados serão apresentados nas sessões indicadas, sem possibilidade de troca de horários;

        O autor deverá chegar ao local de apresentação com antecedência de 30 minutos do início do turno para posicionar o seu banner no suporte assinalado com o seu respectivo número (que será divulgado logo após o aceite);

        O banner deverá ficar exposto durante todo o turno e, para a certificação, o apresentador deverá estar presente durante a sessão de apresentação (1h de duração) para discussão com os congressistas e avaliadores. Durante a avaliação, um dos autores inscritos terá de 3 a 5 minutos para apresentar seu trabalho;

        O banner deverá conter informações conforme resumo enviado, podendo apresentar gráficos, figuras e fotografias que enriqueçam a apresentação; 

        O banner deverá seguir o padrão tradicional de 120 cm por 90 cm, com canaleta.