NORMAS RESUMOS
ELABORAÇÃO/ APRESENTAÇÃO DE
TRABALHOS 2025
IMPORTANTE: Prazo limite para envio dos resumos: até
20/03/2025
A submissão de
trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
●
Trabalhos de pesquisa
e extensão (ações de extensão, pesquisa de campo, revisão de literatura, relato
de experiência, estudos de caso)
●
A submissão do
trabalho será feita exclusivamente em formato PDF e via sistema eletrônico do Sigeventos UFRN, na forma de
resumo simples (verificar as normas para elaboração do resumo);
●
No ato da inscrição, o
autor principal do trabalho se responsabilizará pela digitação correta dos
nomes dos coautores, assim como do título do trabalho, uma vez que os mesmos
não poderão ser alterados após o envio;
●
No momento da
submissão, o autor principal deverá selecionar um entre os seguintes eixos
temáticos: 1- Educação, Sustentabilidade e Saúde Coletiva; 2- Diagnóstico,
Inovação e Intervenções em Saúde; 3-
Qualidade de Vida e Promoção da Saúde;
●
Serão emitidos
certificados apenas para os autores e coautores inscritos no evento e desde que
os trabalhos tenham sido apresentados;
●
Os critérios para a
avaliação dos trabalhos serão: atualidade, originalidade e relevância do tema;
articulação entre objetivos, problematização e resultados (quando for o caso);
contextualização teórica relativa ao campo de pesquisa; capacidade de
comunicação/interação da proposta com o público e a área da saúde;
●
Os 100 trabalhos com
melhores avaliações serão encaminhados para apresentação oral (verificar as
normas para apresentação oral);
●
Os demais trabalhos
selecionados serão apresentados em formato de pôster;
●
A publicação dos ANAIS
será online;
●
Os trabalhos aprovados
serão divulgados no site do evento e CCS UFRN.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO
DO RESUMO
O texto deverá conter
os seguintes itens:
●
Título (no máximo 18
palavras);
●
Cada trabalho poderá
ter no máximo 6 autores, incluindo o orientador (último da lista);
●
Nome do autor e
coautores completos e por extenso, com orientador por último;
●
Identificação da
instituição, unidade federativa e agência de fomento (se houver);
●
Indicação da(s)
área(s) da saúde vinculada ao trabalho;
●
Componentes do resumo:
introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais/impacto
social, em formato estruturado;
●
Indicar 3
palavras-chave;
●
O resumo deverá ter no
mínimo 1.000 e máximo de 3.000 caracteres com espaço;
●
Não devem ser incluídas
referências;
●
Os autores são
responsáveis pela correção gramatical dos resumos submetidos e veracidade do
conteúdo, não havendo revisão por parte da comissão avaliadora;
●
Um template para
submissão pode ser encontrado no link: https://tinyurl.com/TemplateResumoCIS.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO
NORMAS DE APRESENTAÇÃO
ORAL
●
Os trabalhos aprovados
serão apresentados nas sessões indicadas, sem possibilidade de troca de
horários;
●
A apresentação oral
deverá ser de até 6 minutos, seguida
por discussão coletiva com participação obrigatória de no mínimo 1
autor-apresentador durante toda a sessão;
●
Deverá ser apresentado
no formato de slides, sendo para tal disponibilizado nas salas computador e
datashow;
●
A apresentação deverá
ser conduzida de forma criativa e atrativa podendo possuir fotos, vídeos e
falas com mínimo de texto possível;
●
Após apresentação de
todos os trabalhos da sessão, haverá um tempo para discussão coletiva com os
congressistas, sob condução dos avaliadores;
●
Deverão ser garantidos
os procedimentos éticos de proteção da privacidade e confidencialidade das
pessoas referidas nas apresentações. Imagens ou fotografias e gravações em
áudio e vídeo, apenas poderão ser utilizadas com o devido consentimento da
pessoa apresentada ou do responsável legal ou da instituição, quando for o
caso;
●
Os autores deverão
enviar as apresentações, em
formato .pptx (powerpoint) ou PDF, impreterivelmente,
até o dia 21/04 através do link https://forms.gle/yEdtyqor1nJfVrhS7;
●
No dia da sessão, uma
vez enviado no prazo determinado acima, o arquivo da apresentação já estará
salvo no computador do evento e pronto para apresentação;
●
Os autores deverão
chegar no mínimo 10 minutos antes do início da sessão.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO
NO FORMATO DE PÔSTER
●
Os trabalhos aprovados
serão apresentados nas sessões indicadas, sem possibilidade de troca de
horários;
●
O autor deverá chegar
ao local de apresentação com antecedência de 30 minutos do início do turno para
posicionar o seu banner no suporte assinalado com o seu respectivo número (que
será divulgado logo após o aceite);
●
O banner deverá ficar
exposto durante todo o turno e, para a certificação, o apresentador deverá
estar presente durante a sessão de apresentação (1h de duração) para discussão
com os congressistas e avaliadores. Durante a avaliação, um dos autores
inscritos terá de 3 a 5 minutos para apresentar seu trabalho;
●
O banner deverá conter
informações conforme resumo enviado, podendo apresentar gráficos, figuras e
fotografias que enriqueçam a apresentação;
●
O banner deverá seguir
o padrão tradicional de 120 cm por 90 cm, com canaleta.