Educação e povos indígenas são temas da Reunião Anual da SBPC de amanhã

14/09/2020

Comunicação SBPC

Esta sexta-feira, 4 de setembro, é o último dia de programação científica do primeiro ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, e o dia contará com debates sobre educação e povos indígenas. Com o tema Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, a versão estendida e virtual da 72ª RA é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O dia começa com a mesa-redonda Estado laico sob ataque: educação, saúde, direitos humanos, às 12h, a atividade, que será coordenada por Carlos Roberto Jamil Cury, professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), contará com a participação de Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivanilda Figueiredo, professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e  Sérgio Rego, pesquisador e professor de bioética da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Às 15h, Geraldo Eustáquio Moreira, professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), coordena a mesa-redonda Divulgação científica, tecnologias e educação matemática para o desenvolvimento humano. Os expositores serão Ricardo Antonio Faustino da Silva Braz, professor adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Andréia Maria Pereira de Oliveira, professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Fátima Peres Zago de Oliveira, professora titular do Instituto Federal Catarinense (IFC).

A programação científica será encerrada às 18h, com a conferência Os povos indígenas de Márcio Meira, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A atividade será apresentada pelo presidente da honra da SBPC, o antropólogo Otávio Velho.

Além desta semana de setembro, o evento acontece em outubro (5 a 10), em novembro (3 a 7) e em dezembro (30/11 a 5/12). O acesso à programação geral é livre e gratuito, não necessitando de inscrição. Todas as informações sobre a 72ª Reunião Anual da SBPC estarão disponíveis no site do evento e serão compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet). As atividades serão transmitidas pelo canal da SBPC no YouTube.