Inscrições para a SBPC Jovem e Dia da Família na Ciência

14/09/2020

Paiva Rebouças de Agecom

Encerram domingo, 13, as inscrições para seleção de vídeos e podcasts para participação na primeira chamada da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, dentro da programação da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada virtualmente em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Podem inscrever propostas professores de ensino básico, técnico, superior e técnicos-administrativos da UFRN e instituições parceiras. O edital completo está disponível neste link.

As propostas para a exibição devem ser vídeos ou áudios produzidos pelos projetos nas categorias de: apresentação de projetos, experimento virtual, oficina ou visita virtual (museu ou laboratório) no formato de vídeos ou podcast. Os vídeos e áudios deverão ser anexados ao formulário de inscrição. As atividades da SBPC Jovem e Dia da Família na Ciência acontecerão em formato remoto, distribuídas nos dias 10 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro. O evento é parte da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Destinada a estudantes e professores do ensino básico e a todos os amigos da ciência, essa atividade é aberta a todos. A programação inclui oficinas, visitas virtuais a museus de ciências e vídeos educativos sobre temas científicos, com o objetivo de estimular o contato do público geral com o conhecimento científico, com pesquisadores e com seus experimentos. Segundo os organizadores, a ideia é promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa nos jovens, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas.

Entre as atrações, estão programados o lançamento de um hackathon espacial, a Tenda da Estatística, concursos de vídeos, oficina de Engenharia, visitas virtuais a museus, mostras de vídeos e muitos experimentos científicos para fazer em casa. Veja programação completa neste link.