Cientec acontecerá dentro da SBPC

12/03/2020

José de Paiva Rebouças - Ascom/SBPC

Está confirmada a realização da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) dentro da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na UFRN entre os dias 12 e 18 de julho deste ano. A Cientec integrará a programação da SBPC Jovem, uma das atividades da Reunião Anual, voltada aos estudantes do ensino básico. O objetivo é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores, para despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. 

Segundo o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Edvaldo Vasconcelos de Carvalho, o foco da Semana neste ano será a produção científica, que reúne toda a produção de ciência, extensão e ensino da UFRN, uma vez que a reunião acadêmico-científica e os eventos culturais já estarão acontecendo dentro da reunião da SBPC. Até a próxima semana, a equipe organizadora definirá detalhes da estrutura e localização, dentro do zoneamento da SBPC Jovem.

A expectativa é que, juntando SBPC e Cientec, a UFRN receba uma média de 15 mil pessoas por dia durante as atividades, desde pesquisadores de várias universidades do Brasil e do mundo até estudantes dos ensinos fundamental e médio aqui do RN. No ano passado, devido a limitações financeiras que afetaram todas as universidades do Brasil, a Cientec foi cancelada. Desde então, segundo Edvaldo, o reitor José Daniel Diniz tem trabalhado para assegurar a realização da Semana, que já se consolidou como o maior evento científico e tecnológico do Rio Grande do Norte, sendo um evento tradicional no calendário da cidade de Natal. 

Nas 24 edições realizadas, a Cientec atraiu, todos os anos, milhares de pessoas interessadas em conhecer mais sobre tecnologia, ciência e inovação. Dois outros espaços de atração de pessoas, principalmente crianças, é a fazendinha e os peixes ornamentais que estão mantidos para este ano. A Semana tem sido uma das maneiras da UFRN dizer à sociedade o que tem produzido através de seus laboratórios, pesquisadores e estudantes.