Sobre

DESCRIÇÃO DO EVENTO


O VIII Colóquio História e Espaços visa ser um evento que privilegie a discussão das pesquisas dos professores e alunos de pós-graduação vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História, cuja área de concentração é História e Espaços. O evento que ocorre a cada dois anos pretende ser um momento de discussão aprofundada sobre as diversas temáticas que compõem as três linhas de pesquisa do Programa. Tem também como objetivo divulgar a produção discente, ampliando o diálogo à medida que a participação dos alunos do Programa é efetivada, possibilitando a divulgação das pesquisas. Além da participação dos professores e discentes do Programa, são convidados especialistas da temática, e esse ano pretendemos convidar dois pesquisadores de renome internacional. O evento pretende consolidar a temática e o próprio Programa de Pós-graduação, que agora conta também com Doutorado.

O evento conta com:

Mesas Redondas durante os três dias do evento, sempre das 9:30 às 11:30. Confira a programação abaixo para saber sobre locais, temas e professores.

Simpósios Temáticos de Segunda (30/09) a Quarta (02/10), sempre de 14h às 18h. Confira a programação abaixo para saber sobre locais e apresentações (temas, autores, etc.)

Conferências de Abertura (Segunda, dia 30/09) e de Encerramento (Quarta, dia 02/10), às 19h, no Auditório B do CCHLA.


PROGRAMAÇÃO 

    

    DIA 30 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

           

MESAS REDONDAS (MR)

 

            Historiografia, espaços de memória e usos do passado

Moderadora: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

Componentes: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior (UFRN)

Aryana Lima Costa (UERN)

            Auditório B do CCHLA – das 09h30 às 11h30

          Descrição: A mesa será composta por professores que se dedicam a fazer e orientar pesquisas em campos variados da História, mas que convergem ao se preocupar com a historiografia produzida sobre esses campos. Entende-se que construções historiográficas também são afetadas por memórias, o que impacta inclusive nos usos que são feitos tanto da narrativa histórica quanto historiográfica. Numa perspectiva integrada com os debates sobre história pública e memória cultural, almeja-se, assim, pensar especialmente as intersecções entre historiografia e diferentes espaços de memória capazes de acionar usos do passado. Somados ao compartilhamento de experiências no que diz respeito a acervos, metodologias e problemáticas em História, busca-se socializar conhecimentos que podem dialogar com dissertações e teses em construção no PPGH, bem como contribuir para a discussão de políticas de atuação da comunidade historiadora.

           

História política, econômica e cultural dos espaços coloniais modernos 

Moderadora: Carmen Margarida Oliveira Alveal (UFRN)

Componentes: Carmen Margarida Oliveira Alveal (UFRN)

  Thiago Alves Dias (UFRN)

  Leonardo Cândido Rolim (UERN)

  Thiago Torres (SEEC/RN)

Auditório D do CCHLA – das 09h30 às 11h30

Descrição: Os recentes estudos sobre a formação do mundo moderno, notadamente, aqueles que se pautam nos processos expansionistas coloniais europeu a partir do século XVI, tem evidenciado a relevância da categoria analítica ‘espaço’ em suas pesquisas. Domínios, dimensões e abordagens distintas da história colonial moderna tem enriquecido com o amadurecimento teórico dos conceitos relacionadas a espaço, tais como, território, região, jurisdição. Mesmo termos tradicionais e recorrentes em documentação de época passaram a ser objeto de melhor definição terminológica e conceitual, como, por exemplo, capitania, ribeira, governo. Destacamos ainda o crescente surgimento de conceitos inovadores seguindo o legado braudeliano como, Mediterrâneo Atlântico (Pierre Chaunu), Sistema Mundo (Immanuel Wallerstein), Atlântico Sul (Luís Felipe de Alencastro),  Grande Caribe (Stuart Schwartz), por exemplo. Por tudo isso, essa mesa visa apresentar novos estudos sobre a colonização moderna nas parte do Brasil entre os séculos XVI e XVIII e que utilizam, em maior ou menor medida, a categoria ‘espaço’, demonstrando, inclusive, como essa categoria é capaz de dinamizar a produção do conhecimento histórico.

           

            SIMPÓSIOS TEMÁTICOS (ST)


Historiografia, espaço de memória e usos do passado 

Coordenadores: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior (UFRN)

     Aryana Lima Costa (UERN)

Auditório B do CCHLA - das 14h às 18h

Descrição: O objetivo do ST é abrir um fórum no qual seja possível apresentar e debater trabalhos de pesquisa finalizados ou em andamento que possuam problemáticas, fontes e metodologias variadas, mas que sejam transversalizados por análises teóricas, historiográficas e memoriais sobre diversos usos do passado. Espera-se construir um campo de debates para trabalhos que contemple, pois, além da historiografia, diversos espaços de memória (museu, patrimônio, arquivos, mídias, etc.) e sua integração com formas públicas de construção do passo coletivo.  

 

            A colonização em movimento: nativos, colonos e reinóis na expansão do Império (América portuguesa, séc. XVI-XIX) 

    Coordenadores: Carmen Margarida Oliveira Alveal (UFRN)

             Thiago Alves Dias (UFRN)

   Auditório D do CCHLA - das 14h às 18h

          Descrição: Entre os séculos XVI e XVIII, o império português passou por grandes mudanças estruturais e de consolidação de suas conquistas, alternando períodos de maior e menor centralização, influenciados pelo direcionamento econômico e político que a Coroa portuguesa e outros agentes buscavam imprimir. O período de conquista foi marcado por muitas guerras e alianças com as populações de indígenas, e que culminou no estabelecimento das primeiras povoações, vilas e cidades, com modelos de construção, arquitetura e ordenamento transplantados da Europa, porém adaptados à realidade colonial. Os religiosos, por sua vez, por meio da catequização, buscaram cristianizar essas populações, que possuíam sua própria lógica religiosa e que acabaram por reconstruir o catolicismo ao seu modo. Para consolidar o seu controle em regiões distantes e separadas por oceanos, a Coroa portuguesa transplantou uma série de instituições políticas, econômicas, sociais e religiosas, e de rituais administrativos, que conferiam um sentido de unidade ao Império. Estas instituições tinham um campo vasto de atuação dentro da sociedade, identificado como sua área de jurisdição. Da mesma forma, as festas e celebrações religiosas contribuíam para a afirmação do catolicismo e de uma uniformidade, desejada deste os primórdios do período de conquista. O objetivo deste Simpósio Temático, portanto, é discutir temáticas relevantes para o estudo do período colonial brasileiro, abrangendo diferentes aspectos da sociedade e a variedade de agentes sociais envolvidos.


              História dos Espaços, Práticas, Teorias e Historiografias 

                Coordenadores: Renato Amado Peixoto (UFRN)

Magno Francisco de Jesus Santos (UFRN)

Auditória A do CCHLA - das 14h às 18h

  Descrição: Nosso Simpósio visa proporcionar o debate e a troca de experiências investigativas entre pesquisadores da História dos Espaços, procurando integrar os recursos humanos de nosso Grupo de Pesquisa com integrantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em História da UFRN. Privilegiam-se os estudos que tenham como foco as diversas formações espaciais e identitárias na escala do local, regional, nacional ou internacional; a produção e fabricação dessas formações em instituições, organizações ou por grupos de intelectuais; a teorização dessas relações e a sua apresentação historiográfica, bem como suas interações no campo político, historiográfico ou religioso.

Neste sentido, nosso Simpósio receberá trabalhos que reflitam sobre a teoria, historiografia e/ou práticas espaciais ou identitárias fabricadas nos institutos historiográficos e similares, locais ou nacionais e a sua relação com a política e o campo histórico e espacial, assim como trabalhos que dedicam atenção à atuação de indivíduos, imprensa e organizações civis e religiosas, tais como partidos, facções e correntes. Receberemos também as reflexões acerca das ações e práticas relacionadas à história dos espaços, notadamente os desdobramentos institucionais, políticos e sociais, que objetivem perceber as matrizes de tais formulações, suas expressões concretas e suas permanências.

           

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

                Tema: "Tudo está em movimento": espaço, técnica e percepção.

Com a presença do Prof. Dr. Antônio Luiz Macêdo e Silva Filho da Universidade Federal do Ceará, com início às 19h, no Auditório B do CCHLA.

 

DIA 01 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA):

 

     MESAS REDONDAS (MR)

Diálogos entre História e Espaço nas pesquisas sobre a Antiguidade 

Moderadora: Márcia Severina Vasques (UFRN)

Componentes: Márcia Severina Vasques (UFRN)

Lyvia Vasconcelos Baptista (UFRN)

Airan dos Santos Borges de Oliveira (UFRN/CERES)

                Auditório B do CCHLA – das 9h30 às 11h30

           Descrição: Esta mesa-redonda tem por objetivo propiciar a discussão e o debate a respeito das possibilidades de pesquisas voltadas para o Mundo Antigo nas quais o foco seja a relação entre História e Espaço. O conceito de tempo, essencial ao historiador, não está desvinculado da noção de espacialidade. As marcas da temporalidade encontram-se presentes no espaço físico das construções, dos projetos urbanísticos, das paisagens citadinas e rurais, dos santuários, dos templos e dos cemitérios. Da mesma forma, o espaço dos discursos, das construções simbólicas, afetivas, cotidianas das narrativas e da literatura, espaços de poder, espaços simbólicos, de construções imagéticas e projeções mentais e cognitivas são inerentes ao pensamento humano e a sua diversidade social e cultural. Com base nessas considerações, a proposta é apresentar estudos de caso do Mundo Antigo que permitam a reflexão sobre o debate História e Espaço.

           

Espaços da Contemporaneidade no Brasil e nas Américas 

Moderador: Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira (UFRN)

Componentes: Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira (UFRN)

Sebastião Leal Ferreira Vargas Netto (UFRN)

João Gilberto Neves Saraiva (UFF)

         Auditório D do CCHLA – das 09h30 às 11h30

     Descrição: O objetivo principal desta mesa-redonda é debater trabalhos recentes que tem sido desenvolvidos pelos professores componentes.  Pretende-se apresentar variadas  possibilidades de realização de pesquisa relacionadas à discussão do tema central, qual seja os “Espaços da contemporaneidade no Brasil e nas Américas”.  Nessa direção, a mesa propõe examinar diferentes formas de aproximação com tal temática, não só em termos de perspectivas historiográficas como também de posturas teórico-metodológicas.


SÍMPÓSIO TEMÁTICOS (ST)

           

Historiografia, espaço de memória e usos do passado 

Coordenadores: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior (UFRN)

     Aryana Lima Costa (UERN)

Auditório B do CCHLA - das 14h às 18h

Descrição: O objetivo do ST é abrir um fórum no qual seja possível apresentar e debater trabalhos de pesquisa finalizados ou em andamento que possuam problemáticas, fontes e metodologias variadas, mas que sejam transversalizados por análises teóricas, historiográficas e memoriais sobre diversos usos do passado. Espera-se construir um campo de debates para trabalhos que contemple, pois, além da historiografia, diversos espaços de memória (museu, patrimônio, arquivos, mídias, etc.) e sua integração com formas públicas de construção do passo coletivo.  

 

            A colonização em movimento: nativos, colonos e reinóis na expansão do Império (América portuguesa, séc. XVI-XIX) 

    Coordenadores: Carmen Margarida Oliveira Alveal (UFRN)

              Thiago Alves Dias (UFRN)

   Auditório D do CCHLA - das 14h às 18h

       Descrição: Entre os séculos XVI e XVIII, o império português passou por grandes mudanças estruturais e de consolidação de suas conquistas, alternando períodos de maior e menor centralização, influenciados pelo direcionamento econômico e político que a Coroa portuguesa e outros agentes buscavam imprimir. O período de conquista foi marcado por muitas guerras e alianças com as populações de indígenas, e que culminou no estabelecimento das primeiras povoações, vilas e cidades, com modelos de construção, arquitetura e ordenamento transplantados da Europa, porém adaptados à realidade colonial. Os religiosos, por sua vez, por meio da catequização, buscaram cristianizar essas populações, que possuíam sua própria lógica religiosa e que acabaram por reconstruir o catolicismo ao seu modo. Para consolidar o seu controle em regiões distantes e separadas por oceanos, a Coroa portuguesa transplantou uma série de instituições políticas, econômicas, sociais e religiosas, e de rituais administrativos, que conferiam um sentido de unidade ao Império. Estas instituições tinham um campo vasto de atuação dentro da sociedade, identificado como sua área de jurisdição. Da mesma forma, as festas e celebrações religiosas contribuíam para a afirmação do catolicismo e de uma uniformidade, desejada deste os primórdios do período de conquista. O objetivo deste Simpósio Temático, portanto, é discutir temáticas relevantes para o estudo do período colonial brasileiro, abrangendo diferentes aspectos da sociedade e a variedade de agentes sociais envolvidos.


Espaços, Indivíduos, Modernidade 

Coordenadores: Raimundo Nonato Araújo da Rocha (UFRN)

     Helder do Nascimento Viana (UFRN)

     Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN)

     Francisco Firmino Sales Neto (UFRN)

Auditório E do CCHLA - das 14h às 18h

Descrição: O Simpósio almeja reunir trabalhos que se articulem, em alguma medida, com os temas Espaço, Indivíduo e Modernidade. Essas três noções devem ser compreendidas na sua acepção larga, em termos de objeto, de escala e de domínio da História, em estudos com enfoque no século XIX em diante. Nesse sentido, esse Simpósio poderá abrigar estudos sobre indivíduos e grupos sociais, a cidade, a política e a sociedade nas suas diversas expressões, o excepcional e o cotidiano, a arte, a cultura, a escola, o real e a imaginação, o vivido e a escrita.


História e Espacialidades no Mundo Antigo 

                Coordenadores: Márcia Severina Vasques (UFRN)

Airan dos Santos Borges de Oliveira (UFRN/CERES)

Auditório A do CCHLA - das 14h às 18h

               Descrição: Este Simpósio Temático tem por objetivo agregar as pesquisas que tratam da relação História e Espaço na Antiguidade em suas múltiplas variáveis, a saber: os estudos que tratam dos territórios e paisagens, o mundo agrário e citadino, os Estados e Impérios e suas relações de centro e periferia, os espaços de resistência das mulheres e dos grupos subalternos, as questões de identidade e os seus vínculos com agrupamentos humanos diversos, os espaços de memória e sua relação com lugares, paisagens, monumentos e artefatos, os espaços sagrados dos monumentos, das paisagens religiosas, dos rituais e das festas, o espaço funerário das sepulturas e das necrópoles, o espaço mítico dos espaços imaginários, dos lugares longínquos, das terras distantes, do mundo dos deuses e dos mortos.


DIA 02 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA):

 

            MESAS REDONDAS (MR)

           

História dos Espaços, Práticas, Teorias e Historiografias 

       Moderador: Evandro dos Santos (UFRN/CERES)

        Componentes: Renato Amado Peixoto (UFRN)

                 Magno Francisco de Jesus Santos (UFRN)

                Carlos André Silva de Moura (UPE)

              Auditório B do CCHLA - das 09h30 às 11h30

          Descrição: Nossa Mesa visa discutir a relação História e Espaço a partir do exame dos problemas teóricos e historiográficos que envolvem as produções de temporalidades e territorializações ligadas às Instituições e aos Institutos de âmbito nacional, regional e estadual, assim como abordar questões pertinentes àquelas espacialidades e identidades daí voltadas para às elucubrações de religiosidades, identidades, localidades e saberes. Nossos objetivos é apresentar as produções e discussões concernentes ao Grupo de Pesquisa Teoria da História, Historiografia e História dos Espaços em suas atividades de investigação de Institutos e Instituições (IHGB. IRB, institutos históricos estaduais, Igreja Católica, bem como de variados agentes),  visando com isto desenvolver e trabalhar correlações entre as suas linhas de pesquisa e àquelas do PPGHIS, de modo a se poder enfatizar pertinências e contribuições recíprocas.


O corpo como espaço de inscrição de uma vida: reflexões em torno do gênero biográfico 

Moderador: Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN)

Componentes: Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN)

Raimundo Nonato Araújo da Rocha (UFRN)

Francisco Firmino Sales Neto (UFRN)

Auditório D do CCHLA – das 09h30 às 11h30

Descrição: Essa mesa tratará de refletir sobre o gênero biográfico, em suas mais diversas modalidades (biografias, autobiografias, posopografias) tanto do ponto de vista teórico como a partir de dadas pesquisas históricas singulares. Trata-se de pensar as diversas formas com que uma vida, um ser, um Eu é inscrito num dado corpo, como a escrita de uma dada vida espacializa numa dada corporeidade um conjunto de imagens, enunciados, sentidos, significados em torno de um dado personagem. Como um conjunto de vidas, que pertenceram a uma mesma geração, a uma mesma época, a uma mesma instituição podem ser escritas e tratadas como se configurassem um corpo coletivo e nele se espacializasse um dado tempo e um conjunto de acontecimentos.

           

          SIMPÓSIOS TEMÁTICOS (ST)

          

Espaços, Indivíduos, Modernidade

Coordenadores: Raimundo Nonato Araújo da Rocha (UFRN)

Helder do Nascimento Viana (UFRN)

Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN)

Francisco Firmino Sales Neto (UFRN)

Raimundo Pereira Alencar Arrais (UFRN)

Auditório E do CCHLA - das 14h às 18h

Descrição: O Simpósio almeja reunir trabalhos que se articulem, em alguma medida, com os temas Espaço, Indivíduo e Modernidade. Essas três noções devem ser compreendidas na sua acepção larga, em termos de objeto, de escala e de domínio da História, em estudos com enfoque no século XIX em diante. Nesse sentido, esse Simpósio poderá abrigar estudos sobre indivíduos e grupos sociais, a cidade, a política e a sociedade nas suas diversas expressões, o excepcional e o cotidiano, a arte, a cultura, a escola, o real e a imaginação, o vivido e a escrita.


           Espaços da Contemporaneidade no Brasil e nas Américas 

            Coordenadores: Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues Pereira (UFRN)

      Sebastião Leal Ferreira Vargas Netto (UFRN)

  Auditório D do CCHLA - das 14h às 18h

       Descrição: Este simpósio pretende ser um espaço de discussão e debate de múltiplas facetas e experiências da contemporaneidade nas Américas em geral, e no Brasil em particular, que foram ou tem sido desenvolvidas no âmbito do PPGH ou ainda em outros ambientes acadêmicos. Neste sentido, o simpósio estará aberto a variadas propostas que se enquadrem na sua temática geral, tais como: cartografias intelectuais e movimentos sociais na América Latina; utopias e distopias nas Américas; discussões espaciais na teoria decolonial; práticas religiosas e espaços dos sagrados nas Américas; imaginário político e discurso religioso no tempo presente; geopolíticas e territorialização nas Américas; o crescimento do (neo)pentecostalismo na América Latina e nos Estados Unidos; relações interamericanas; a política externa dos Estados Unidos para a América Latina em geral, e para o Brasil em particular; mídia e política no Brasil contemporâneo; a história das intervenções políticas, econômicas e militares no continente latino-americano; as influências e os contatos entre a historiografia latinoamericanista, brasilianista e a historiografia brasileira; os estudos latinoamericanos e brasileiros nos Estados Unidos; os estudos americanos (estadunidenses) no Brasil e na América Latina; americanismo, pan-americanismo, iberismo e americanização; etc.


            CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Com a presença do Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura da Universidade de Pernambuco, com o tema "Política, Religião e Educação: atuação dos jesuítas portugueses em tempos de exílio no Brasil (1910-1936)", com início às 19h, no Auditório B do CCHLA.


COMISSÃO ORGANIZADORA


Coordenação Geral: 

Prof. Dra. Carmen Margarida Oliveira Alveal 

Prof. Dr. Renato Amado Peixoto

Comissão Organizadora:

Arthur Rodrigues Fabrício

Cleyton Tavares da Silveira Silva

Dannielly  Bruna Alves Neves 

Gabriel Barreto da Silveira Oliveira

Giovanni Roberto Protásio Bentes Filho

Jéssica Martins Guedes de Souza

Pedro Hugo Canto Núñez

Ristephany Kelly da Silva Leite

Rodrigo de Morais Guerra 

Tyego Franklim da Silva 

Victor André Costa da Silva