SAULO RIBEIRO DE FREITAS

É físico com graduação pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Pesquisador Titular, Professor da Pós-Graduação em Meteorologia e Chefe da Divisão de Modelagem Numérica do Sistema Terrestre do INPE. Foi Pesquisador Senior da NASA Goddard Space Flight Center (EUA) entre 2016-2021 e Pesquisador 1D do CNPq entre 2006 e 2016. Realizou Pós-Doutoramento na NASA Ames Research Center (EUA, 2000/2001), participou do programa Jovem Pesquisador da FAPESP entre 2001 e 2003 e foi Pesquisador Visitante no Earth System Laboratory Research (NOAA/EUA) entre 2014 e 2015. Trabalhou como pesquisador visitante do Met Office/Reino Unido, do Laboratoire de Physique et Chimie de l'Environnement /CNRS/França, da Satellite Services Division da U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA/EUA, Maryland) e no Arctic Region Supercomputing Center (Alasca, EUA). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em química, nuvens e dinâmica da atmosfera e modelagem numérica. Atua principalmente nos seguintes temas: poluição do ar e química atmosférica, parametrização de convecção e de superfície, dinâmica, queimadas e seus impactos em mudanças do tempo, clima e saúde pública, previsão numérica de tempo integrada com química e aerossóis atmosféricos. É um dos principais desenvolvedores do sistema de modelagem regional BRAMS (brams.cptec.inpe.br). Coordenou o desenvolvimento dos sistemas operacionais de previsão de qualidade do ar e de previsão de tempo em escala quase-convectiva (resolução espacial de 5km) no CPTEC/INPE. É autor ou co-autor de 134 artigos em revistas indexadas com corpo de revisores. De Jan/2011 a Jan/2016 foi membro do 'Working Group on Numerical Experiments' (WGNE) do World Climate Research Program e WMO Commision for Atmospheric Science. Atuou como Chefe da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento do CPTEC/INPE de 2010 a 2014. (Fonte: Currículo Lattes)

MONAN- Model for Ocean-laNd-Atmosphere predictioN: Um novo paradigma para o avanço de previsão de tempo e clima do Brasil - status e planos futuros