LUTIANE QUEIROZ DE ALMEIDA

Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro, com período sanduíche na Université de Paris X, Nanterre, e bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN, coordenador do grupo de pesquisa GEORISCO - Dinamicas ambientais, Riscos e Ordenamento do Território e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres - NUPED-UFRN. Recebeu o Prêmio de Melhor Tese pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia - ANPEGE, em 2011 e o Prêmio Capes de Teses na área de Geografia, em 2012. Em 2014/2015, realizou pós-doutorado na United Nations University, em Bonn e período complementar no Institute of Regional Development Planning, University of Stuttgart, também na Alemanha, na condição de Bolsista CAPES Pós-Doutorado (Ciência sem Fronteiras). Atualmente, é pesquisador-visitante do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Planejamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise geoambiental, problemática ambiental urbana, rios urbanos e bacia hidrográfica, planejamento ambiental e territorial, mas principalmente em indicadores de riscos de desastres, vulnerabilidades, redução de risco de desastres e mapeamento e modelagem de riscos naturais.

Mesa-redonda Eventos Climáticos Extremos e os Espaços Urbanos