MEIRY SAKAMOTO

Possui Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Tendo desenvolvido tese sobre os sistemas convectivos de mesoescala observados na América do Sul. Atualmente é pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e, atualmente, responde pela Gerência de Meteorologia da Fundação. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meteorologia por satélites, meteorologia de mesoescala e modelagem numérica. Possui experiência em monitoramento hidroambiental e previsão de tempo e clima, principalmente, sobre o Nordeste Brasileiro. Coordena o Programa de Pesquisa em Ciências Ambientais, incluindo Meteorologia e seus impactos nos Setores de Recursos Hídricos, Agricultura e Energias (PPCA) que tem por finalidade o desenvolvimento, pela FUNCEME, de projetos de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico, que permitam ampliar o conhecimento do Semiárido Brasileiro. É professora e orientadora do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Estudos e Desenvolvimentos da FUNCEME sobre Monitoramento e Previsão de Extremos Hidrometeorológicos