Principal

[SIMPÓSIO] I SIMPÓSIO DO PRODEMA: AMBIENTE, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE - Saúde Ambiental no Contexto do Nordeste Brasileiro de 05/07/2023 a 06/07/2023

O programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFRN (PRODEMA/UFRN), em busca da interdisciplinaridade para  a realização de estudos e resolução de problemas ambientais, em suas três linhas de pesquisa:  RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE; PLANEJAMENTO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS; TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL vêm revelando  potencialidades para o desenvolvimento de projetos e  formação de pessoas para atuação frente aos problemas da atualidade em saúde, ambiente e sustentabilidade.

O I Simpósio do PRODEMA/UFRN tem como objetivos favorecer o debate de evidências e desafios relacionados à saúde, ao ambiente e à sustentabilidade no país, com ênfase no Nordeste brasileiro e compartilhar resultados de estudos desenvolvidos e em desenvolvimento no PRODEMA/UFRN, com outras instituições de ensino, órgãos públicos e organizações civis, no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de modo a contribuir para o desenvolvimento de ações conjuntas ou individuais de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Esperamos propiciar discussões que contribuam com ações para a resolução de problemas relacionados à tríade ambiente-saúde-sustentabilidade; compartilhar e divulgar resultados de pesquisas do PRODEMA com docentes, gestores, discentes e técnicos que atuam na área; estabelecer parcerias para o desenvolvimento de novos estudos e respostas que atendam demandas locais e regionais de modo a contribuir para a definição ou redefinição de políticas públicas, com base em dados científicos e consequentemente para o desenvolvimento da região Nordeste.

Local: Anfiteatro B do CCET – UFRN. Campus Universitário / Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Av. Senador Salgado Filho, 3000. Bairro: Lagoa Nova, CEP: 59078-970, Natal/RN, Brasil.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL DA POLUIÇÃO QUÍMICA 10/07/2023 12/07/2023

MINICURSO: FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL DA POLUIÇÃO QUÍMICA

Modalidade: Presencial

Vagas: 100

Gratuito

Inscrições: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

-Avaliação do risco de contaminação química para a saúde

Objetivo: Utilizar medidas ambientais e toxicológicas na avaliação dos riscos para a saúde da poluição química.

Conteúdo: Medições ambientais, Cálculo de exposição, Biomarcadores, Utilização de valores de referência para agentes carcinogênicos e não carcinogênicos, LMR, RfD, RfC, TLV, LEP. Uso de modelos matemáticos, modelo de Monte Carlo.

Apresentação de dois estudos de caso: 1) Contaminação por chumbo no Bairro Pampa (Província de Buenos Aires, Argentina); e 2) Contaminação por flúor em Rinconadilla (Província de Jujuy, Argentina). Conclusões. Lições aprendidas. Autoavaliação. 

Duração estimada: 4 horas.

-Agenda 2030 e Análise de Sustentabilidade

Objetivo: Analisar o alcance do ODS 2030 e sua viabilidade para sua utilização como critérios de sustentabilidade na avaliação de projetos de investimento, políticas públicas e regulamentos a serem emitidos por governos.

Conteúdo: Métricas semiquantitativas a serem aplicadas na avaliação da sustentabilidade.

Apresentação de dois estudos de caso: 1) Lei de Desenvolvimento Minerário na Província de Chubut (Argentina); e (2) Porto de Hidrocarbonetos em Punta Colorada, Província de Río Negro, Argentina. Revisão e avaliação de um caso/projeto a ser proposto pelos participantes da atividade. Conclusões. Lições aprendidas. Autoavaliação.

Duração estimada: 4 horas.

-Percepção de Risco Ambiental e Equações Estruturais.

Objetivo: Incorporar a percepção do risco ambiental como determinante para avaliar a confiança na gestão e aceitação da comunidade às políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

Conteúdo: A percepção do risco ambiental, sua conceituação. Pesquisas com o objetivo de avaliar a percepção de risco. A métrica de percepção, escala de Likert. Proposta de modelos em equações estruturais (MEEs). Tratamento de dados coletados para MEVs das subrotinas "lavaan" e "lavaanPlot" do ambiente R. Apresentação de um caso prático desenvolvido na província de Chubut (Argentina): Revisão e desenvolvimento de um caso/projeto a ser proposto pelos participantes da atividade. Conclusões. Lições aprendidas. Autoavaliação. 

Duração estimada: 4 horas.

-Gestão em Saúde Ambiental de Incidentes Químicos

Objetivo: Apresentar aos profissionais das ciências ambientais as competências necessárias para assumir e desempenhar as suas funções e responsabilidades em relação à gestão de incidentes químicos, contribuindo assim para a prevenção e mitigação das suas consequências para a saúde.

Conteúdo: Arcabouço conceitual da gestão em saúde ambiental de incidentes químicos. Regulamento Sanitário Internacional. Prevenção. Planejamento e Preparação. Detecção e Alerta. Respostas. Recuperação. Análise de incidentes e avaliação de impacto comunitário.

Duração estimada: 4 horas.

Ministrantes:

Médica Mg. Susana Garcia, Mestre em Toxicologia pela Universidade de Sevilha e Especialista em Medicina do Trabalho. Por mais de 20 anos esteve à frente do Programa Nacional de Prevenção e Controle de Intoxicações no Ministério da Saúde da Argentina, também em seu país foi Diretora de Saúde e Educação Ambiental da Autoridade da Bacia Matanza Riachuelo, área conhecida por sua contaminação química. É Presidente da Sociedade Ibero-Americana de Saúde Ambiental e já foi Presidente da Associação Argentina de Toxicologia, além de Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Toxicologia. No ano passado, ele recebeu o distintivo de prata de saúde ambiental espanhola da Sociedade Espanhola de Saúde Ambiental. Foi Professora Interina da Primeira Cátedra de Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, atualmente é Professora de Pós-Graduação em Avaliação de Risco Toxicológico da Universidade do Panamá, em Toxicologia Ocupacional dos Programas de Pós-Graduação em Higiene e Segurança no Trabalho da Universidade Tecnológica Nacional, da Carreira de Especialização em Segurança e Higiene no Trabalho Agrícola na Faculdade de Agronomia da UBA,  membro do Comitê Acadêmico Consultivo na Carreira de Pós-Graduação "Especialização em Avaliação da Poluição Ambiental e seu Risco Toxicológico" da Universidade Nacional de San Martín. Coordenador do livro "Toxicologia Clínica" da Editorial Panamericana, ano 2022, e autor de artigos em periódicos e capítulos de livros publicados no país e no exterior. Consultor Internacional para questões de incidentes químicos da Organização Pan-Americana da Saúde e, como tal, desenvolveu e coordena o Curso de Gestão em Saúde Pública de Incidentes Químicos.

Dr. Jorge Zavatti (Bacharel em Química e Doutor em Ciências do Mar), Professor e Pesquisador da Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco (Puerto Madryn, Argentina), da Universidade Tecnológica Nacional (Puerto Madryn, Argentina) e da Universidade Metropolitana de Educação e Trabalho (Buenos Aires).  Há mais de 35 anos atua nas áreas de gestão, avaliação de impacto, economia e riscos ambientais, tanto na área industrial quanto acadêmica. Concluiu pós-graduação em análise e resolução de conflitos ambientais, gestão de mudanças climáticas e epidemiologia ambiental. É membro de grupos científicos como a Sociedade Ibero-Americana de Saúde Ambiental, a Rede Acadêmica de Mineração Sustentável, a Associação Toxicológica Argentina, a Associação de Higienistas da República Argentina e a Sociedade Espanhola de Saúde Ambiental.  É autor de trabalhos científicos, sobre temas relacionados ao meio ambiente, gestão de riscos ambientais, análise de sustentabilidade e/ou ciências naturais, publicados em diferentes revistas especializadas, e participa regularmente de seminários ou congressos técnico-científicos da especialidade.