ADERITA RICARDA MARTINS DE SENA

Enfermeira pela UFRN; mestre em Segurança de Serviços de Saúde pela Universidade de Alcalá, Espanha; e doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz). Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Fiocruz), do Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz, e consultora colaboradorada Organização Mundial de Saúde na Unidade de Mudança Climática e Saúde.

Secas silenciosas, saúde invisível: riscos e impactos no Semiárido Brasileiro

A seca não é considerada apenas um problema ambiental, mas é principalmente um problema socioeconômico que pode ampliar tanto os impactos sobre a saúde pública e o bem-estar, como acentuaras condições de pobreza e desigualdades sociais, condições já presentes no Semiárido do Brasil. Reconhecer os riscos relacionados aos eventos climatológicos de seca é essencial para estabelecer ações integradas, incluindo estratégias de acesso a serviços de saúde, água potável, segurança alimentar, educação, oportunidade de emprego e renda. Essa gestão integrada pode minimizar os impactos sobre a saúde e as condições de vida, assim como contribuir para os direitos humanos e um melhor desenvolvimento no Semiárido Brasileiro.

Anfiteatro B   Mesa redonda 5 - Escassez e contaminação hídrica - Impactos e desafios - 06/07/2023 14:00 - 15:20