Submissão de Resumos

A submissão dos resumos para análise da comissão científica FOI PRORROGADA e deverá ser realizada entre os dias 26 de abril a 19 de maio de 2023 (até às 23h59min), através do site http://sigeventos.ufrn.br 

Podem participar da seleção trabalhos inéditos de autoria de: I) acadêmicos regularmente matriculados em curso superior; II) Profissionais que estejam vinculados à pós-graduação ou residência na área da saúde; III) Profissionais de saúde, que estejam inscritos no evento.

Alterações no texto do resumo, bem como alterações de nome dos coautores e instituições relacionadas, deverão ser evitadas após a submissão do trabalho. Caso sejam necessárias alterações no resumo após o envio, estas deverão ser comunicadas com no máximo 5 (cinco) dias de antecedência para o e-mail da Comissão Científica: simposiocronosono@gmail.com


ELABORAÇÃO DO RESUMO

Os trabalhos deverão ter relação com o campo de Cronobiologia e Sono, e devem ser encaminhados sob a forma de resumo simples. O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres, com espaços, somando todas as estruturas do trabalho, com exceção do título.

Título: deve ser conciso e sem abreviações, além de refletir o escopo do estudo a ser apresentado;

Introdução: breve apresentação do trabalho;

Objetivo: ressaltar a sua motivação;

Métodos: descrever sucintamente o material avaliado e o método empregado em sua avaliação;

Resultados: achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva relevância;

Conclusões: ressaltar as principais conclusões do estudo;

Palavras-chave: Inserir de 3 a 5 palavras chave (key words).


Além dos requisitos de preparação dos resumos listados anteriormente, o processo de avaliação seguirá as regras a seguir:

É aconselhável o uso de abreviações padronizadas. Abreviações especiais ou incomuns devem ser escritas entre parênteses após a palavra completa, na primeira vez que for mencionada. 

Valores de significância e Referências não devem ser incluídos, ou seja, o valor de significância das estatísticas (valor de P) não deve ser incluído. 

Agradecimentos e suporte financeiro, se incluídos, deverão vir ao final do resumo. 

O texto deverá ser redigido sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa, em fonte Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens inferior e direita de 2,0 cm.  

Não incluir figuras, tabelas ou quadros.  

O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas e centralizado. Na linha seguinte, deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do apresentador. Ao final do texto deverão ser incluídos até três descritores (DECs Bireme - https://decs.bvs.br/).

No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do apresentador para contato. Cada trabalho poderá ter até 06 (seis) autores, incluindo o apresentador. Será aceito dois trabalhos por apresentador, e este deverá obrigatoriamente estar inscrito no evento no momento da submissão. 


SELEÇÃO DE TRABALHOS

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados anteriormente, o processo de avaliação seguirá as regras a seguir:

O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central - Cronobiologia e Sono.

O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica. 

Encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor. 

O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente, concisa e em língua portuguesa.

O conteúdo dos resumos será de inteira responsabilidade do(s) autor(es). 

Os trabalhos selecionados serão divulgados a partir do dia 19 de maio de 2023, através do site do evento. 

Todos os trabalhos selecionados devem ser apresentados no simpósio pelos respectivos apresentadores indicados no momento da submissão do resumo, em dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora e informado previamente aos autores e apresentadores do trabalho.


SELEÇÃO DOS PÔSTERES

O apresentador do pôster obrigatoriamente deve ser o autor ou um dos coautores.

O apresentador do pôster deverá comparecer com 20 minutos de antecedência ao horário previsto para sua seção de apresentação e assinar a lista de frequência. A ausência do apresentador no horário do julgamento acarretará desclassificação automática do trabalho.

As apresentações ocorrerão exclusivamente em forma de pôster convencional.

A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos autores do trabalho, e deve ser em forma retangular de 90 cm de largura por 120 cm de altura, em material, cores e estilos segundo a necessidade ou o desejo destes.

A montagem e desmontagem dos pôsteres são de responsabilidade dos apresentadores do trabalho, sob a orientação dos organizadores do evento. A comissão organizadora não se responsabiliza por danos, extravios, desaparecimento ou qualquer outro imprevisto que venha a ocorrer com os pôsteres ou outros materiais.

O pôster deverá conter: título (em destaque); nome completo dos autores; instituições envolvidas; instituições financiadoras, caso existam; cidade e estado. O nome do apresentador deve vir, preferencialmente, sublinhado.