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[SIMPÓSIO] III Simpósio Potiguar de Cronobiologia e Sono de 25/05/2019 a 25/05/2019

O Simpósio Potiguar de Cronobiologia e Sono surgiu através de uma parceria entre docentes/pesquisadores da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN (EMCM) e do Departamento de Fisiologia e Comportamento (Campus Natal), com o objetivo de contribuir para a formação de futuros profissionais da saúde, desenvolver a interiorização de conhecimentos e consolidar a interlocução entre a comunidade científica e a sociedade acadêmica. 

 Estamos na 3ª edição do evento!

A primeira edição foi realizada em 2017 na cidade de Santa Cruz (FACISA) e a segunda foi realizada em Natal (Campus Lagoa Nova) no ano de 2018. Perpassando as três cidades que articulam esse evento, o III Simpósio Potiguar de Cronobiologia e Sono chega a cidade de Caicó-RN pela primeira vez. O evento será em 25 de maio de 2019 no CERES, e terá a coordenação direta da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN. Nesta edição já temos a confirmação de mais de dez palestrantes renomados na área. Além disso, teremos a inédita submissão de resumos com o intuito de estabelecer novas parcerias entre pesquisadores e estudantes nas diferentes vertentes da cronobiologia e do estudo do sono, o que contribuirá de modo significativo para o fortalecimento das pesquisas nestas áreas do conhecimento no nosso estado e região.

A cidade de Caicó é considerada um centro comercial da região do Seridó Potiguar e está localizada a 274 Km da capital Natal. Desse modo, o evento alarga sua abrangência para atender a missão de promover a interiorização do conhecimento acerca da Cronobiologia e Medicina do Sono. O público alvo continua sendo os estudantes de cursos de Graduação e Pós-Graduação (Residência e Mestrado), além de profissionais da área da saúde.

Contamos com a sua participação!

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
SUBMISSÃO DE RESUMOS 22/04/2019 13/05/2019

1.    DO LOCAL E DATA

1.1. O III Simpósio Potiguar de Cronobiologia e Sono ocorrerá no dia 25 de Maio de 2019, no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), na cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte.

2.    INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE RESUMOS

2.1. A inscrição no simpósio será gratuita e deverá ser feita através do site: https://sigeventos.ufrn.br/sigeventos/interno/menu_participante.xhtml.

2.2. A submissão dos resumos para análise da comissão científica deverá ser realizada entre os dias 22 de abril a 13 de maio de 2019 (até às 23h59min), através do site https://sigeventos.ufrn.br/sigeventos/interno/menu_participante.xhtml. O envio do resumo somente deverá ser realizado após a etapa de inscrição de ao menos 01 (um) autor por resumo.   

2.3. Podem participar da seleção trabalhos inéditos de autoria de: I) acadêmicos regularmente matriculados em curso superior; II) Profissionais que estejam vinculados à pós-graduação ou residência na área da saúde; III) Profissionais de saúde, que estejam inscritos no evento. 

2.4. Alterações no texto do resumo, bem como alterações de nome dos coautores e instituições relacionadas, deverão ser evitadas após a submissão do trabalho. Caso sejam necessárias alterações no resumo após o envio, estas deverão ser comunicadas com no máximo 15 (quinze) dias de antecedência para o e-mail da Comissão Científica: simposiocronosono@gmail.com

 

3.    REGRAS PARA CONFECÇÃO DO RESUMO

3.1. Os trabalhos deverão ter relação com o campo de Cronobiologia e Sono, e devem ser encaminhados sob a forma de resumo simples. O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres, com espaços, somando todas as estruturas do trabalho, com exceção do título. 

 

Título: deve ser conciso e sem abreviações, além de refletir o escopo do estudo a ser apresentado;

Introdução: breve apresentação do trabalho;

Objetivo: ressaltar a sua motivação;

Métodos: descrever sucintamente o material avaliado e o método empregado em sua avaliação;

Resultados: achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva relevância; Conclusões: ressaltar as principais conclusões do estudo;

Palavras-chave: Inserir de 3 a 5 palavras chave (key words).

 

3.2. Gráficos, figuras e tabelas não serão aceitos no resumo.

3.3. É aconselhável o uso de abreviações padronizadas. Abreviações especiais ou incomuns devem ser escritas entre parênteses após a palavra completa, na primeira vez que for mencionada. 

3.4.  Valores de significância e Referências não devem ser incluídos, ou seja, o valor de significância das estatísticas (valor de P) não deve ser incluído. 

3.5.  Agradecimentos e suporte financeiro, se incluídos, deverão vir ao final do resumo. 

3.6. O texto deverá ser redigido sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa, em fonte Times New Roman 12, espaço simples entre linhas, margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens inferior e direita de 2,0 cm.   

3.7.  Não incluir figuras, tabelas ou quadros.   

3.8.  O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas e centralizado. Na linha seguinte, deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do apresentador. Ao final do texto deverão ser incluídos até três descritores (DECs Bireme - https://decs.bvs.br/).

3.9.  No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do apresentador para contato. Cada trabalho poderá ter até 08 (oito) autores, incluindo o apresentador. Será aceito dois trabalhos por apresentador, e este deverá obrigatoriamente estar inscrito no evento no momento da submissão.  

 

4.    DA SELEÇÃO DE TRABALHOS

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados anteriormente, o processo de  avaliação seguirá as regras a seguir:

4.1.  O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central – Cronobiologia e Sono.

 

4.2.  O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica. 

 

4.3.  Encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor. 

 

4.4.  O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente, concisa e em língua portuguesa.

 

4.5.  O conteúdo dos resumos será de inteira responsabilidade do(s) autor(es). 

 

4.6.  Os trabalhos selecionados serão divulgados a partir do dia 15 de maio de 2019, através do site do evento. 

 

4.7.  Todos os trabalhos selecionados devem ser apresentados no simpósio pelos respectivos apresentadores indicados no momento da submissão do resumo, em dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora e informado previamente aos autores e apresentadores do trabalho.

 

5.    DA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

5.1. O apresentador do pôster obrigatoriamente deve ser o autor ou um dos coautores.

5.2.  O apresentador do pôster deverá comparecer com 20 minutos de antecedência ao horário previsto para sua seção de apresentação e assinar a lista de frequência. A ausência do apresentador no horário do julgamento acarretará desclassificação automática do trabalho.

5.3.  As apresentações ocorrerão exclusivamente em forma de pôster convencional.

5.4. A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos autores do trabalho, e deve ser em  forma retangular de 90 cm de largura por 120 cm de altura, em material, cores e estilos  segundo a necessidade ou o desejo destes.

5.5. A montagem e desmontagem dos pôsteres são de responsabilidade dos apresentadores do trabalho, sob a orientação dos organizadores do evento. A comissão organizadora não se responsabiliza por danos, extravios, desaparecimento ou qualquer outro imprevisto que venha a ocorrer com os pôsteres ou outros materiais.

5.6. O pôster deverá conter: título (em destaque); nome completo dos autores; instituições envolvidas; instituições financiadoras, caso existam; cidade e estado. O nome do apresentador deve vir, preferencialmente, sublinhado.

 

6.    DAS CERTIFICAÇÕES E PREMIAÇÕES

6.1. Os certificados de participação e apresentação serão enviados por e-mail dentro de até 2 (dois) meses após o término do simpósio.

6.2. Será enviado apenas 1 (um) certificado para cada trabalho apresentado. Nesse documento, constarão os nomes de todos os autores do trabalho. 

6.3. Os 2 (dois) trabalhos com maior pontuação obtida durante a avaliação receberão premiação e menção honrosa

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