JOHN FONTENELE ARAUJO

Atualmente sou professor titular do programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (Conceito 6 - CAPES - Área de Psicologia e professor de Neurofisiologia e Cronobiologia no departamento de Fisiologia. Fiz a graduação em Medicina na Universidade Federal do Piauí (1991), e o mestrado e doutorado em Psicologia (Área de Concentração Neurociências e Comportamento) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, mas desenvolvi meus projetos de pesquisa no GMDRB do Departamento de Fisiologia do ICB da USP. Meu mestrado foi um estudo teórico em Cronobiologia, onde sistematizei o conceito de Intermodulação de Frequências e no doutorado um estudo sobre o papel do metabolismo no Sistema de Sincronização Circadiana. Em 2002 fiz estágio de pós-doutorado no Grupo de Cronobiologia da Universidade de Barcelona, e desde então mantenho forte colaboração este grupo onde estudamos  os mecanismos funcionais e as implicações comportamentais da dissociação da ritmicidade biológica. Sou pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente faço pesquisa sobre fisiologia do Sistema Circadiano, sobre o papel do Sistema circadiano na memória e na emoção, destacando aqui o papel do ciclo sono-vigília na memória e na aprendizagem bem como o papel dos sistema circadiano nas doenças afetivas, em especial na depressão na desordem bipolar. Estes estudos são realizados em modelos animais, roedores e primatas e também em modelos humanos. Além disso, temos uma forte colaboração com grupos de pesquisa na área clínica, em especial a neurologia e a fisioterapia e também com pesquisadores da área de exatas, em estudos com modelos matemáticos e análises da dinâmica de séries temporais do ciclo sono-vigília.  No ensino, dedico-me à neurofisiologia e neurobiologia do sono em nível de graduação e pós-graduação, além do estudo de metodologias ativas centradas no estudante para o curso de medicina, e faço parte do Núcleo Docente Estruturante do curso de medicina-UFRN.  Fui membro de CEP-UFRN e coordenador da CEUA da UFRN. Atualmente sou Secretário Regional da SBPC-RN. Sou também Ciclista e um ativista do movimento de ciclomobilidade além de gostar de fazer cicloturismo.

Distúrbios do Sono Relacionados a Ritmicidade Circadiano

Abordar distúrbios do sono e suas repercussões.

Auditório do CERES   Módulo temático 2 - 25/05/2019 11:00 - 12:00