IBGE divulga primeiros resultados do Censo e agradece participação da sociedade
30/06/2023
Em clima de celebração e orgulho, mais de 500 pessoas se reuniram no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para a divulgação na quarta-feira (28 de junho) dos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022, que apontaram novos dados e tendências da população e sua distribuição no território brasileiro. Mais uma vez, presencialmente ou via internet, o evento atraiu grande número de veículos e repórteres de todo o país, que produziram junto ao IBGE uma cobertura jornalística histórica.
Entre as autoridades presentes, pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), o chefe da Assessoria Especial, João Villaverde, e o secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos, Sérgio Firpo, ambos representando a ministra Simone Tebet; e a secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, Ieda Leal.
Também participaram do evento, a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, e o diretor do Instituto Pereira Passos (IPP), Carlos Krythine. Entre as autoridades estrangeiras convidadas, o diretor Nacional do Instituto Nacional de Estatística do Paraguai Ivan Ojeda, o diretor Técnico do Instituto Nacional de Estatística do Uruguai, Diego Aboal, o diretor-Executivo do Instituto Nacional de Estatística e Censos do Equador, Roberto Castillo. Além deles, prestigiaram a cerimônia a representante no Brasil do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Florbela Fernandes, e a representante auxiliar Júnia Quiroga, assim como Luciana Phebo, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Maria Beatriz Nogueira, do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur); Cinthia Barros, da Organização Internacional para as Migrações (OIM); e José Ribeiro Guimarães, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).