Normas
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos poderão ser submetidos por autores internos ou externos à UFRN, após realização da inscrição no evento. Prazo limite para envio dos resumos: até 31/03/2024.
A submissão de trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
- Serão aceitos trabalhos de pesquisa e extensão (ações de extensão, pesquisa de campo, revisão de literatura, relato de experiência, estudos de caso);
- A submissão do trabalho será feita exclusivamente em formato PDF e via sistema eletrônico do Sigeventos UFRN, na forma de resumo simples, conforme template disponível no link:
- https://docs.google.com/document/d/16UAIF6K3KAF9pJNwJe6IJGUFy7lk7mwX/edit?usp=sharing&ouid=111500517045729034302&rtpof=true&sd=true
- No ato da inscrição, o autor principal do trabalho se responsabilizará pela digitação correta dos nomes dos coautores, assim como do título do trabalho, uma vez que os mesmos não poderão ser alterados após o envio;
- Cada trabalho poderá ter no máximo 6 autores, incluindo o orientador. Não limite de trabalhos a serem submetidos por participante;
- Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento;
- Serão emitidos certificados apenas para os autores e coautores que estejam inscritos no evento, todavia, todos os autores e co-autores serão inseridos nos ANAIS do evento, desde que o trabalho tenha sido apresentado e os mesmos inseridos pelo autor correspondente no sistema no momento do cadastro do resumo;
- A publicação dos ANAIS será online;
Modalidades de apresentação:
- Os trabalhos com melhor classificação serão convidados a apresentarem em formato de comunicação oral e os demais em formato de banner;
- Os trabalhos aprovados serão apresentados nas sessões indicadas, sem possibilidade de troca de horários;
- A apresentação oral será em formato compatível com PowerPoint , seguida por discussão coletiva com participação obrigatória de, no mínimo, 1 autor-apresentador;
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
O texto deverá conter os seguintes itens:
- A submissão do trabalho será feita exclusivamente em formato PDF e via sistema eletrônico do Sigeventos UFRN, na forma de resumo simples, conforme template disponível no link:
- https://docs.google.com/document/d/16UAIF6K3KAF9pJNwJe6IJGUFy7lk7mwX/edit?usp=sharing&ouid=111500517045729034302&rtpof=true&sd=true
- Título (no máximo 18 palavras);
- Nome do autor, coautores e orientador completos e por extenso;
- Identificação da instituição, unidade federativa e agência de fomento (se houver);
- Componentes do resumo: introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais/impacto social, em formato estruturado (conforme template);
- Indicar 3 palavras-chave;
- O resumo deverá ter no mínimo 1.000 e máximo de 2.000 caracteres com espaço;
- Não devem ser incluídas referências;
- Os autores são responsáveis pela correção gramatical dos resumos submetidos, e veracidade do conteúdo, não havendo revisão por parte da comissão avaliadora;
- Todos os resumos devem ser enviados em formato PDF, sendo automaticamente desclassificados os resumos enviados em outros formatos,
- É de responsabilidade do autor correspondente a inserção no sistema (não apenas no PDF do resumo) do nome do autor, coautores e orientador completos e por extenso (não apenas no PDF do resumo). Os ANAIS serão publicados com os nomes inseridos.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO ORAL
- A apresentação deverá ser de até 6 minutos;
- Deverá ser apresentado em formato compatível com PowerPoint, apresentado de forma criativa e atrativa podendo ter fotos, vídeos e falas com mínimo de texto possível. Além desta modalidade, as apresentações também poderão ocorrer em forma de oficinas práticas com o público, para as quais os autores serão responsáveis por levar o material necessário;
- Deverão ser garantidos os procedimentos éticos de proteção da privacidade e confidencialidade das pessoas referidas nas apresentações. Imagens ou fotografias e gravações em áudio e vídeo, apenas poderão ser utilizadas com o devido consentimento da pessoa apresentada ou do responsável legal ou da instituição, quando for o caso;
- Os autores deverão chegar no mínimo 10 minutos antes do início da sessão e levar sua apresentação salva em Pen Drive;
- Após as apresentações de cada sessão será aberto tempo de discussão sobre as mesmas com todos os autores e participantes.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO BANNER
- O autor deverá chegar ao local de apresentação com antecedência de 30 minutos do início do turno para posicionar o seu banner;
- O banner deverá ficar exposto durante todo o turno e, para a certificação, o apresentador deverá estar presente durante a sessão de apresentação (1h de duração) para discussão com os congressistas e avaliadores. Durante a avaliação, um dos autores inscritos terá de 3 a 5 minutos para apresentar seu trabalho;
- O banner deverá conter informações conforme resumo enviado, podendo ter gráficos, figuras e fotografias que enriqueçam a apresentação;
- O banner deverá seguir o padrão tradicional de 120 cm por 90 cm.