Principal
O Ciclo de Estudos temáticas relativas a
Educação Infantil é um evento organizado pelo Núcleo de Pedagogia, do Programa
Residência Pedagógica Campus Caicó. O tema do
seminário, diz respeito ao trabalho executado pelo Núcleo junto ao nível
indicado, num Cmei da referida localidade. O objetivo central do evento é promover
a discussão e reflexão sobre temáticas que envolvam o trabalho docente na
educação infantil com o intuito de contribuir para a formação de novos
professores.
Ciclo de Estudos é um
método de trabalho que dinamiza as tradicionais práticas de palestras, nele
tem-se a possibilidade de organizar os estudos de conteúdos em ciclos. Com ele
ganhamos flexibilidade, motivação e produtividade. É uma ferramenta flexível que se adaptou
a rotina do PRP.
Título | Data Início | Data Fim |
---|---|---|
EDUCAÇÃO INFANTIL E LETRAMENTO | 29/06/2021 | 29/06/2021 |
Uma questão que se coloca para os professores da Educação Infantil: Se não trabalhamos tendo por objetivo alfabetizar na Educação Infantil, qual seria então o nosso papel frente às aprendizagens das crianças em leitura e escrita?
|
||
Ensino de história e a importância dos conceitos históricos na educação infantil | 27/07/2021 | 27/07/2021 |
Ensino
de história e a importância dos conceitos históricos na educação infantil |
||
METODOLOGIAS ATIVAS | 31/08/2021 | 31/08/2021 |
"O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento". FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado |
||
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 27/04/2021 | 27/04/2021 |
"A ciência geográfica está presente em muitos aspectos do nosso cotidiano, nos levando a refletir sobre uma exigência cada vez maior deste conhecimento em nossa sociedade, pois envolve política, economia e negócios, entre outros aspectos. Na Educação Infantil, de acordo com Silva e Cabó (2014), a Geografia pode ampliar na criança o desenvolvimento das noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo. Para esses autores, pode-se potencializar o aprendizado dos discentes com estratégias de ensino que possam vir a ajudá-los no seu desenvolvimento cognitivo, cultural e social ao longo da vida. Fonte: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/13/o-ensino-de-geografia-na-educao-infantil |
||
Qual o espaço da matemática na educação infantil? | 25/05/2021 | 25/05/2021 |
Conferencia com a Profª Maria Maroni - UFRN |
||
A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 30/03/2021 | 30/03/2021 |
Palestras são usadas para transmitir informação de natureza importante, histórica, prática, teórica e equacional. Assim, optamo em ouvir uma de nossas maiores representantes na discussão da inclusão: A Profª Katiene Symone De Brito Pessoa Da SilvaINICIAMOS NOSSO CICLO DISCUTINDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
||
AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE UM GRUPO DE CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA DO CAMPO: ROMPENDO COM ESTERIÓTIPOS SOCIAIS | 30/03/2021 | 30/03/2021 |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE UM
GRUPO DE CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA DO CAMPO: ROMPENDO COM
ESTERIÓTIPOS SOCIAIS A palestra versa sobre a questão das relações de gênero
presentes nas brincadeiras entre as crianças no interior das culturas infantis em
uma instituição de educação infantil no campo. Parte-se da análise de como as crianças lidam com as relações de gênero nas trocas sociais que elas
compartilham no brincar.
|