Principal

[JORNADA] CICLO DE ESTUDOS TEMATICOS DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA de 30/03/2021 a 30/11/2021

O Ciclo de Estudos temáticas relativas a Educação Infantil é um evento organizado pelo Núcleo de Pedagogia, do Programa Residência Pedagógica  Campus Caicó. O tema do seminário, diz respeito ao trabalho executado pelo Núcleo junto ao nível indicado, num Cmei da referida localidade. O objetivo central do evento é promover a discussão e reflexão sobre temáticas que envolvam o trabalho docente na educação infantil com o intuito de contribuir para a formação de novos professores.

Ciclo de Estudos é um método de trabalho que dinamiza as tradicionais práticas de palestras, nele tem-se a possibilidade de organizar os estudos de conteúdos em ciclos. Com ele ganhamos flexibilidade, motivação e produtividade. É uma ferramenta flexível que se adaptou a rotina do PRP.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
EDUCAÇÃO INFANTIL E LETRAMENTO 29/06/2021 29/06/2021

Uma questão que se coloca para os professores da Educação Infantil:

Se não trabalhamos tendo por objetivo alfabetizar na Educação Infantil, qual seria então o nosso papel frente às aprendizagens das crianças em leitura e escrita?

Ensino de história e a importância dos conceitos históricos na educação infantil 27/07/2021 27/07/2021

METODOLOGIAS ATIVAS 31/08/2021 31/08/2021

"O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento".

FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 27/04/2021 27/04/2021

"A ciência geográfica está presente em muitos aspectos do nosso cotidiano, nos levando a refletir sobre uma exigência cada vez maior deste conhecimento em nossa sociedade, pois envolve política, economia e negócios, entre outros aspectos.

Na Educação Infantil, de acordo com Silva e Cabó (2014), a Geografia “pode ampliar na criança o desenvolvimento das noções de representação e orientação de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo”. Para esses autores, pode-se potencializar o aprendizado dos discentes “com estratégias de ensino que possam vir a ajudá-los no seu desenvolvimento cognitivo, cultural e social ao longo da vida”.

Fonte: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/13/o-ensino-de-geografia-na-educao-infantil

Qual o espaço da matemática na educação infantil? 25/05/2021 25/05/2021

Conferencia com a Profª Maria Maroni - UFRN

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 30/03/2021 30/03/2021

Palestras são usadas para transmitir informação de natureza importante, histórica, prática, teórica e equacional. Assim, optamo em ouvir uma de nossas maiores representantes na discussão da inclusão: A Profª

Katiene Symone De Brito Pessoa Da Silva

INICIAMOS NOSSO CICLO DISCUTINDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS DE UM GRUPO DE CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA DO CAMPO: ROMPENDO COM ESTERIÓTIPOS SOCIAIS 30/03/2021 30/03/2021

A palestra versa sobre a questão das relações de gênero presentes nas brincadeiras entre as crianças no interior das culturas infantis em uma instituição de educação infantil no campo. Parte-se da análise de como as crianças lidam com as relações de gênero nas trocas sociais que elas compartilham no brincar.