Submissão de resumos
REGRAS PARA
ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS
Período de
submissão: 26/09/2025 a 26/10/2025 sem prorrogação.
Orientações para submissão de resumos:
- A submissão de resumos é gratuita;
- Poderá ser enviado 02 (dois) resumos por inscrição;
- Não há limites de resumos para participação como coautor;
- Devem ser submetidos por categoria: Graduação, Pós-Graduação ou profissional (professores da educação básica e servidores do UVZ/SESAP);
Somente serão aceitos os resumos que:
- Sejam submetidos no prazo estabelecido pela organização do evento;
- Sigam as normas para elaboração dos resumos estabelecidas pela comissão organizadora do evento;
- Se relacionem à uma das seguintes áreas: Microbiologia, Parasitologia, Entomologia Médica e Veterinária ou Imunologia.
- Se enquadrem em estudos experimentais (laboratório ou campo) e/ou relatos de caso. Não serão aceitas revisões.
Normas para elaboração do resumo:
- Título: Deve ser objetivo, conciso e informativo, e não ultrapassar 1500 caracteres (digitado em letras maiúsculas, centralizado, negrito, Times New Roman tamanho 14, nomes científicos devem ser grafados em itálico).
- Autores: O nome de cada autor deverá ser informado por completo (ex. Taciano Moura Barbosa), com Fonte Times New Roman 12 e justificado (o autor a apresentar o trabalho deverá ter seu nome sublinhado). Não haverá limites para o número de autores.
- Filiação institucional: Informar instituições, fonte Times New Roman 10 e alinhado à direita. O primeiro autor ou o coordenador do trabalho deverá fornecer endereço de e-mail.
- Área temática: Informar a área na qual o trabalho será submetido: Microbiologia, Parasitologia, Entomologia Médica e Veterinária ou Imunologia. Entretanto, a Comissão Científica poderá remanejar o trabalho para outra área se assim achar mais adequado.
- Corpo do resumo: Apresentar o resumo simples estruturado em Introdução; Objetivo; Materiais e métodos; Resultados; Conclusão. O resumo deve ter no máximo 250 palavras, e ser escrito em português. O resumo não deve conter figuras, citações bibliográficas, referências e abreviações pouco usuais. Formato A4; orientação retrato; margem superior 2 cm, margem inferior 2 cm, margem esquerda 2.5 cm e margem direita 2.5 cm; Fonte Times New Roman 12; justificado e espaçamento simples. Os nomes científicos devem ser grafados em itálico. O resumo deve ser submetido em PDF no site do evento até a data limite informada. Deve ser inserido um espaço acima e abaixo do término do resumo, antes das palavras-chaves.
- Palavras-chaves: São permitidas, no máximo, quatro palavras-chave separadas por ponto, e que não constem no título do resumo. Fonte Times New Roman11.
- Apoio: As instituições de fomento e apoio para execução do trabalho científico. Fonte Times New Roman 11.
- Não inserir qualquer logomarca no resumo.
Avaliação:
- Resumos que não estiverem de acordo com as normas serão automaticamente reprovados e o mérito científico não será avaliado. Resumos com erros ortográficos e gramaticais que necessitarem de grandes correções e alterações poderão ser reprovados a critério da Comissão Científica.
- A comissão científica avaliará o mérito dos trabalhos e irá classificá-los como: Aprovado ou Reprovado. Você pode acompanhar o status de avaliação do seu trabalho através do seu login no site do evento. As decisões da comissão científica serão irrevogáveis, não cabendo recurso.
- Fica a critério da comissão o tipo de apresentação, podendo ser: pôster ou oral.
Observação:
- Todos os resumos aprovados serão publicados nos anais da XII Jornada da Biologia Parasitária. Será premiado com certificado Adalberto Varela o melhor trabalho entre todas as categorias: Graduação, Pós-Graduação e Profissional.
Resultado:
- A lista final de trabalhos aprovados por tipo de apresentação será divulgada no site do evento, sendo o resultado preliminar publicado em 17/11, o período para interposição de recurso entre 18 e 19/11 e o resultado final em 20/11.
Apresentação oral:
- Os autores com resumos aprovados e selecionados para apresentação oral deverão preparar a apresentação do trabalho em PowerPoint. A apresentação será realizada nos dias divulgados no site do evento e não deve ultrapassar o tempo de 10 minutos.
- comissão de avaliação de trabalhos científicos recomenda expressamente rigor na correção gramatical, formatação e apresentação dos resumos simples, cuja forma e conteúdo são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).