Principal

[SIMPÓSIO] VI SEMANA DE ENGENHARIA TÊXTIL (SETEX) – EMPREENDEDORISMO TÊXTIL E CONFECÇÃO de 08/11/2022 a 11/11/2022

A VI Semana de Engenharia têxtil - VI SETEX será realizada entre os dias 08 e 11 de novembro de 2022. O SETEX é um evento que busca promover a sinergia entre estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de Engenharia Têxtil / áreas afins e indústria, através do compartilhamento de experiências e conhecimentos técnico-científico e de inovação.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Apresentação de trabalhos orais 11/11/2022 11/11/2022

Apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos de monitoria, iniciação científica, tecnológica e de extensão, mostrando as novas tecnologias e melhorias do segmento têxtil e de confecção.

Mesa Redonda 1: O Empreendedorismo e a Indústria de Confecção 09/11/2022 09/11/2022

Mediadora: Késia Karina de Oliveira Souto Silva (Coordenadora do PPgET– UFRN)

- Carlos Roberto Araújo Daniel (Empresário e Consultor Têxtil)

- Ronaldo Lacerda de Melo (Diretor Executivo da Cabugi Confecções)

- Miguel Higino Neto (Coordenador do Curso de Capacitação Profissional em Mod., Corte e Costura Industrial/OETM)

Mesa Redonda 2: A Engenharia Têxtil e o Mercado de Trabalho 10/11/2022 10/11/2022

Mediadora:  Iêda Letícia de Souza Ferreira (Profa. do Departamento de Engenharia Têxtil)

- Nayara Oliveira (Gerente de Produto de Sourcing)

- Jairo Xavier (Coordenador de Malharia do grupo Guararapes)

- Anny Gonçalves (Gerente de Produção das Confecções de Natal – Guararapes)

- Pedro Paulo Assunção (Coordenador de produção do Grupo Guararapes)

- Felipe Galvão (Técnico da Golden Technology/ Mestre em Eng. Têxtil)

Essa mesa redonda irá abordar as oportunidades e desafios que o Engenheiro têxtil vai enfrentar no Mercado de Trabalho.

Minicurso 1: Processos de Lavanderia. 09/11/2022 09/11/2022

Minicurso 1: Processos de Lavanderia, será ministrado pelo Mestre em Engenharia Têxtil: Felipe Mendonça Fontes Galvão (Técnico da Golden Technology).

No minicurso serão abordados os principais processos de técnica de lavanderia de peças confeccionadas, como: Estonagem, Amaciamento, Tingimento, entre outros processos. Além da parte teórica será realizada uma atividade prática com os participantes.

Minicurso 2: Moda e Empreendedorismo Coletivo e Individual na Confecção. 09/11/2022 09/11/2022

Minicurso 2: Moda e Empreendedorismo Coletivo e Individual na Confecção, será ministrado pelo Mestre em Engenharia Têxtil: Miguel Higino Neto (Coordenador e Professor do Curso de Capacitação Profissional em Modelagem, Corte e Costura Industrial/OETM).

O minicurso visa dar exemplos práticos de como criar uma empresa de confecção (individual e cooperativas).

Oficina 1: Técnicas de Costura para Customização 09/11/2022 09/11/2022

A Oficina 1: Técnicas de Costura para Customização será ministrada pela Profa. Dra. Maria Gorete Felipe (Professora DET/UFRN).

A oficina irá abordar técnicas de costura manual, industrial e modelagem, com atividade prática de produção de um porta objeto.

Oficina 2: Modelagem Criativa 10/11/2022 10/11/2022

A  Oficina 2: Modelagem Criativa será ministrado pela Professora  Moaly Soares (Professora do IFRN – Campus Caicó).

Serão abordados na oficina, práticas de criação e modelagem em plataforma de CAD/CAM, modelagem com auxílio de software.

Workshop Lego® Serious Play® de Empreendedorismo Criativo na Engenharia Têxtil 10/11/2022 10/11/2022

Descrição da Oficina: Um momento criativo e contemporâneo para pensar os desafios e o futuro do setor têxtil usando a conexão mãos e cérebro com uso dos blocos Lego, fundamentado a Metodologia Lego®️ Serious Play®️.

Apresentação de Trabalhos Orais 11/11/2022 11/11/2022

Apresentação de trabalhos orais de Atividades de Pesquisa e/ou extensão para discentes de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação.

Palestra 1: Vicunha e a identidade do Jeans 08/11/2022 08/11/2022

Palestra: Vicunha e a Identidade do Jeans será ministrada pelo Gerente: Dênio Antônio de Oliveira (Gerente Industrial da Vicunha Unidade II).

Palestra 2 : Mercado Têxtil: Desafios e oportunidades 11/11/2022 11/11/2022

Palestra 2 : Mercado Têxtil: Desafios e oportunidades será ministrada pelo Senhor: Jairo Amorim (Diretor Executivo do Grupo Riachuelo).

A palestra irá abordar os desafios e oportunidade para desenvolvimento de carreira no mercado de trabalho, na área têxtil, desde estágios a egressos dos cursos de engenharia.

Palestra 3: O que o Mercado Exige e você não aprende no curso de Engenharia. 09/11/2022 09/11/2022

A  Palestra 3: O que o Mercado Exige e você não aprende no curso de Engenharia, será ministrada pelo Engenheiro Ronaldo Lacerda de Melo (Diretor Executivo da Cabugi Confecções).

Na palestra será abordado as principais necessidade do Mercado de trabalho, e como conseguir para ter o diferencial.

Palestra 4 : Confecções e empreendedorismo a chave do sucesso 09/11/2022 09/11/2022

Palestra 4 : Confecções e empreendedorismo a chave do sucesso, será ministrada pelo consultor e empresário Carlos Roberto Araújo Daniel (Administrador com pós-graduação em

Palestra 5: Estamparia Digital 10/11/2022 10/11/2022

A  Palestra 5: Estamparia Digital será ministrada pela Engenheira Mônica Cristina de Moraes Cursino França (Gerente de Produção - Área Têxtil).

A palestra sobre Estamparia Digital será um momento para conhecer um pouco mais sobre um processo prático, econômico e sustentável, de grande uso na indústria têxtil. Além disso uma das grandes vantagens é que o processo é menos poluente do que técnicas tradicionais. Também permite uma grande variedade de cor,  maior vivacidade e definição da estampa.

Palestra 6: Indústria Criativa Voltada a Produção Têxtil 10/11/2022 10/11/2022

Palestra 6: Indústria Criativa Voltada a Produção Têxtil será ministrada pelo Gerente Robson Matos (Gerente Industrial do grupo Santana Textile).