Principal

[CONGRESSO] VII CONEFLOR - Congresso Nordestino de Engenharia Florestal de 07/12/2023 a 09/12/2023

A Universidade Federal do rio Grande do Norte - UFRN / Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ, sediará em dezembro de 2023 um importante evento na área florestal que contará com a participação de estudantes de graduação, pós graduação e profissionais da Engenharia Florestal com foco na região nordeste, mas também receberemos representantes de outras regiões do Brasil. Trata-se do VII CONGRESSO NORDESTINO DE ENGENHARIA FLORESTAL (CONEFLOR). O evento, que é bienal (com exceção desse que enfrentou a pandemia) e se encontra em sua sétima edição.

No evento serão abordados temas atuais de interesse do setor florestal do Nordeste. A realização do referido evento, irá ocorrer entre os dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2023.

Nos dias 07 e 08 de dezembro, ocorrerão as palestras e apresentações de trabalhos, as palestras serão realizadas no Auditório da Reitoria da UFRN, e as apresentações dos trabalhos na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM),ambos localizados na UFRN campus Natal.

No dia 09 de dezembro será realizado no período da manhã uma visita técnica a Área Experimental da Engenharia Florestal, localizada na Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ/UFRN campus de Macaíba (vagas limitadas). No período da tarde ocorrerá uma Trilha Ecológica no Parque das Dunas (vagas limitadas), sendo para ambas as atividades a realização de inscrição específica para a(s) atividade(s).

Em breve mais informações.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Trilha ecológia - Parque das Dunas 09/12/2023 09/12/2023

O Parque Estadual Dunas do Natal é a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, estando localizado em Natal. Possui uma área de 1.172 hectares, sendo considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil. A área do parque abriga diversas espécies de fauna e flora, garantindo a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados, além de oferecer condições para o lazer, o ecoturismo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica.

A cobertura vegetal do Parque das Dunas reúne mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, representada por mais de 350 espécies nativas. Predominam espécies peculiares da mata atlântica, além de algumas espécies de caatinga e tabuleiro. Algumas espécies são encontradas na área de lazer central do parque, conhecida por Bosque dos Namorados, mas para conhecê-las melhor é possível realizar a visita nas trilhas interpretativas. O visitante que participa das trilhas tem a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema dunar, sua geologia, a fauna e a flora do parque. A Trilha Peroba inicia no Bosque dos Namorados e finaliza no mirante da Via Costeira, onde é possível observar as praias e o Morro do Careca. É recomendada para adolescentes e adultos. Possui extensão de 2,5 km (ida e volta) e duração de 2 horas, aproximadamente.

Conheça mais: @parquedasdunas (instagram) e www.parquedasdunas.rn.gov.br (site oficial)

Dia da atividade: 09/12/2023

Horário de chegada ao Parque das Dunas: 13:30h

Observação: Caso esteja chovendo a trilha será cancelada.

RECOMENDAÇÕES UTÉIS PARA TRILHAR

·         usar roupas leves e confortáveis, e chapéu ou boné;

·         usar calçados tipo tênis ou botas (OBRIGATÓRIO);

·         levar cantil/garrafinha com água e usar protetor solar;

·         não coletar nenhum tipo de material biológico, como plantas, folhas, flores, frutos, sementes ou animais – (PROIBIÇÃO LEGAL);

·         é proibido fumar durante o percurso nas trilhas, e é proibido entrar no parque com arma, explosivos, faca/facão, tinta ou similares (PROIBIÇÃO LEGAL);

Fonte: IDEMA e Governo do RN -5.810568968636238, -35.19496927793694

Visita técnica a EAJ e SAF´s 09/12/2023 09/12/2023