ANANDA VIRGÍNIA DE AGUIAR

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas (2004 - UFG) e pós-doutorado em genômica florestal pela University of Florida (2016). Pesquisadora Científica A, Líder de Projetos da EMBRAPA Florestas desde 2007 e Professora de melhoramento genético florestal e conservação genética de espécies florestais no curso de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista - UNESP desde 2012. Revisora de diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Sua área de atuação está centrada em Genômica, genética de conservação e melhoramento, com ênfase em espécies florestais. É consultora de agências de fomento científico no Brasil e atua como consultora técnica na área de melhoramento genético para empresas do setor florestal (pinus) no Brasil.

Procedência de madeira para prevenção ao desmatamento ilegal

Estimar a distribuição potencial atual e futura de espécies madeireiras de importância econômica da Amazônia e desenvolver metodologias para identificação de origem de madeira, visando subsidiar políticas públicas e a conservação dos recursos genéticos florestais. Resultados esperados: Levantamento de dados de coordenadas geográficas de espécies arbóreas, construção de mapas das espécies para o período atual e cenários climáticos futuros; Análises de isótopos estáveis; Construção de bibliotecas genômicas; Desenvolvimento de marcadores SNPs e genotipagem; Curso de modelagem ecológica e construção de mapas de espécies arbóreas