Principal

[ENCONTRO] VII Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde de 12/12/2024 a 13/12/2024

O Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde (ENAPS) nasceu do compromisso e da interação contínua dos docentes e pesquisadores do campo da Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) com o cenário da Atenção Primária à Saúde (APS). Sediado na cidade de Santa Cruz, um pequeno município do interior do Nordeste brasileiro, o evento reafirma a importância de promover diálogos que emergem e ganham sentido também a partir das realidades locais, fortalecendo estes territórios.

Desde seu início, o vento foi pensado enquanto um espaço de reflexão sobre os desafios e as potencialidades do trabalho e do cuidado no contexto da Política Nacional de Atenção Primária à Saúde, visando promover o diálogo e a construção coletiva de saberes.

A edição de 2024 do ENAPS será orientada pelo tema "Equidade na Atenção Primária à Saúde: Diálogos e Práticas", promovendo debates e reflexões sobre diferentes perspectivas da equidade na Atenção Primária à Saúde, e proporcionando uma oportunidade para o compartilhamento de experiências entre atores que permeiam esse locus de cuidado, em diferentes municípios brasileiros.

Durante os dois dias de programação do VII ENAPS, ocorrerão conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos, valorizando a integração ensino-serviço e o relato de vivências de quem constrói a Atenção Primária do Sistema Único de Saúde, o SUS. Assim como nas três últimas edições, a organização do evento é fruto da parceria entre a FACISA/UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPgSACOL/UFRN), reforçando o compromisso institucional com a formação, a pesquisa e o fortalecimento da APS em uma perspectiva de equidade e integralidade.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Simpósio Despertar - Desvendando a mortalidade materna no Rio Grande do Norte 12/12/2024 12/12/2024

A morte materna é uma grave violação dos direitos humanos e sua redução demanda ações efetivas e pautadas em evidências científicas. No Brasil, e especialmente na Região Nordeste e no Rio Grande do Norte, essa questão ainda requer muito de nossos esforços e compromisso.

Durante o evento, serão apresentados os resultados iniciais do Projeto DESPERTAR, sobre o perfil de mortalidade materna no RN e nas regionais de saúde. 

Trata-se de uma iniciativa que busca o compartilhamento de experiências e o fortalecimento de ações que possam contribuir para a redução da mortalidade materna em nosso estado.

Apoio: Chamada 21/2023 (CNPq/Decit/SECTICS/MS) / Processo 444644/2023-7).