ANDRÉ LUIZ MISSIO

Professor do Curso de Engenharia de Materiais, Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas. Engenheiro Industrial Madeireiro formado pela Universidade Federal de Pelotas (2012), possui mestrado (2014) e doutorado (2017) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria na área de Tecnologia de Produtos Florestais. Atua como Editor Executivo da Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science) desde 2014 e também é revisor de periódicos nacionais e internacionais. Atualmente, desenvolve pesquisas e projetos na área de novos materiais sustentáveis, com ênfase em taninos, nanocelulose, separação e purificação de materiais lignocelulósicos e compósitos poliméricos.

MINICURSO 1: Materiais sustentáveis de fontes lignocelulósicas

No minicurso serão abordados tópicos com informações sobre elaboração de novos materiais usando matéria-prima lignocelulósica. Especificamente filmes de nanocelulose, taninos, purificação de extratos e obtenção de frações específicas e compósitos poliméricos de plástico-madeira.