Saudações acadêmicas!

Este evento foi organizado pela FACISA-UFRN e ocorreu em 2 a 3 de outubro de 2020. Com o desafio de promover o II Simpósio de Geriatria e Gerontologia para discutir o envelhecimento no contexto da COVID-19 e alcançar, conectar e informar idosos,  estudantes, servidores, profissionais da saúde, colaboradores e comunidade científica, este evento foi preparado durante 4 meses por 18 membros da comissão organizadora para se moldar ao formato virtual, por imposição da pandemia.

A identidade visual do evento foi criada em 2019 pelos estudantes Romário Nobrega e Wermeson Moura e foi reinventada em 2020 pelo estudante Ubiratan Matias Queiroga Junior, com a temática da necessidade do cuidado aos idosos e conexão em tempos da COVID-19.

O II SGG foi honrado com a participação de 10 palestrantes nacionais e 3 internacionais (Chile), 68 trabalhos da autoria de pesquisadores de diversos estados brasileiros, 3 menções honrosas, 49 avaliadores de trabalhos de diferentes instituições do Brasil e mais de 300 estudantes, profissionais, idosos e pesquisadores inscritos. O evento contou com a apresentação e sensibilidade das artistas Santa-cruzenses Andressa Nascimento e Liane Bezerra.

O II SGG recebeu importante apoio da Direção Geral da FACISA, das Pró-Reitorias da UFRN, dos Mestrados Acadêmicos da FACISA, e da Universidade Católica de Temuco no Chile. A oportuna divulgação do evento foi realizada pela jornalista Enoleide Farias da Agecom/UFRN e pelo comunicador Robson Ramom do município de Santa Cruz. O servidor da FACISA e bibliotecário José Gláucio Brito Tavares de Oliveira gentilmente organizou e diagramou estes anais do evento.

O II SGG foi transmitido e gravado na plataforma YouTube (https://www.youtube.com/c/iisimposiogeriatriaegerontologia/featured) onde podem ser assistidas todas as palestras e trabalhos dos dois dias do evento. As redes sociais tiveram papel relevante na divulgação, acompanhamento e compartilhamento dos acontecimentos do II SGG, em especial na conta do instagram @simpgg_

O II SGG foi o primeiro simpósio em plataforma de transmissão ao vivo com apresentação de trabalhos organizado pela FACISA. A materialização deste evento foi fruto das atividades colaborativas corajosas da comissão organizadora, resultando em significativa oportunidade de aprendizado para a comunidade FACISA e a para todos que acompanharam a programação do simpósio. Todos os membros da comissão organizadora sabiam aonde queriam chegar, foram persistentes, toleraram frustrações, tentaram novamente e realizaram o II Simpósio de Geriatria e Gerontologia em formato virtual.

Nos encontraremos na terceira edição do Simpósio de Geriatria e Gerontologia em 2021 e esperamos que seja de forma presencial na FACISA-UFRN, em Santa Cruz, para que possamos nos abraçar!

Gratidão imensa!

Profa. Núbia Lima e comissão organizadora do II SGG