Principal

[MINICURSO] Saberes da Cena – estudo de registros biográficos, práticas criativas e relatos de experiências de 15/06/2020 a 01/07/2020

O curso Saberes da Cena - estudo de registros biográficos, práticas criativas e relatos de experiências é um dos desdobramentos do projeto de extensão Memória da Cena, que consiste em promover encontros e diálogos entre a comunidade acadêmica e fazedores artísticos.

O curso voltado para discentes do Curso de Licenciatura em Teatro tem como propósito refletir sobre a propriedade da cena, em que o ator, a atriz está inserido em seu exercício. Lugar este que se confunde com o lugar de ensaio, do instante, do contato, de uma memória ou uma sensação. Lugar interno, lugar de entornos, que pulsam e reverberam quando provocados por imagens, dispositivos sensoriais, encontros e relações de afeto. Lugar este que, define posturas éticas, ações pedagógicas e escolhas estéticas. Um lugar de vida, de morte, de renascimento, que dá ao ator, a atriz a possibilidade de transitar, mesmo sem, a priori, reconhecer e compreender o que está acontecendo a sua volta.

Nesse sentido, a ideia deste curso é de alguma forma oferecer durante o isolamento social que estamos enfrentando pela primeira vez devido ao COVID-19, uma experiência teórico-prática que possa ao mesmo tempo inspirar e mover nossos corpos. Fazer desse momento de reclusão um período de formação, de instropecção assim como faziam nossos ancestrais indígenas e africanos (RIBEIRO, 2020). Pois, ainda que estejamos obrigados a permanecer em um espaço limitado (nossas casas) e por tempo indeterminado, toda crise é também um desafio à transformação, ao novo. Como bem disse a dançarina e coreógrafa brasileira, Angel Vianna “(...) Gente é como nuvem, sempre se transforma”(Vianna apud Miller, 2007).

Nos últimos anos tenho me debruçado na leitura de várias biografias, assim como assistido diversas entrevistas de atrizes e atores brasileiros na busca por compreender o que a (o) artista tem a ver com o trabalho que faz e como foi seu trajeto para chegar onde chegou ou onde está agora. O que mais tem me chamado a atenção é que, independente da região onde estas (es) artistas vivem, da faixa etária, do momento político, da sua condição econômica, os relatos evidenciam  que o CORPO é o LUGAR DE VIVER, é o LUGAR DA EXPERIÊNCIA. Nas palavras de Ailton Krenak “(...) nossos corpos estão relacionados a tudo que é vida”(KRENAK,2020).

Portanto, este curso parte de três perguntas: O que é um corpo? O que é um corpo em isolamento? E o que pode um corpo em isolamento?

A partir destas provocações pretendo num primeiro momento, partilhar com as (os) estudantes depoimentos que abordam diferentes experiências artísticas e que serão extraídos de biografias e trechos de entrevistas de diversas atrizes e atores brasileiros. Num segundo momento, propor algumas práticas corporais e de criação cênica, que de alguma forma pulsem as três questões aqui levantadas e, por fim, num terceiro instante, o exercício de registros críticos reflexivos em primeira pessoa a respeito das vivências que serão desenvolvidas neste curso.

Metodologia de Ensino

A estrutura de cada aula será dividida em:

- Aula expositiva;

- Exercícios técnicos de trabalho corporal, sensibilização e criação cênica;

- Exercícios de escrita crítico-reflexiva em primeira pessoa com base nas vivências e práticas desenvolvidas na aula.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:

- Participação nas aulas;

- Registro das criações cênicas a partir dos elementos vistos na aula;

- Relatos de experiência em primeira pessoa a partir dos exercícios propostos em aula.

Cronograma e Critérios para realização das atividades e validação da assiduidade dos discentes

15/06 – 9h às 11h (2h)

17/06 – 9h às 11h (2h)

22/06 – 9h às 11h (2h)

24/06 – 9h às 11h (2h)

29/01 – 9h às 11h (2h)

01/07 – 9h às 11h (2h)

6 encontros de 2 horas cada: Total de 12 horas.

Detalhamento dos recursos didáticos e materiais de apoio a serem utilizados:

- Celular ou computador porque as aulas serão online por meio da plataforma google meet;

- Plataforma do SIGAA;

- Um cantinho onde você possa deitar e se espreguiçar (pode ser o tamanho de seu colchão, se você não tiver um espacinho no chão). Caso o piso seja frio, usar um tapetinho do tamanho do seu corpo);

- Uma almofada pequena para auxiliar na realização de algumas posturas e exercícios;

- Para ajudar o alongamento: tenha a mão uma faixa de pano (lenço, cachecol, até uma camiseta de manga comprida vai servir).

-Para ajudar na percepção corporal: uma bolinha tipo de tênis, se não tiver, improvise com bolas de papel amassado, bola de meia, saquinho pequeno com arroz dentro.

-Um caderno para fazer o exercício da escrita crítico-reflexiva.

IMPORTANTE:

Para se inscrever:

Para realizar a inscrição precisa ser discente do curso de Licenciatura em Teatro.

Para participar e acessar o conteúdo das aulas:

Para participar das aulas online via plataforma Googlemeet você precisa : ter uma conta do Gmail e estar logado nela; Se for acessar pelo PC, não precisa instalar nenhum software, mas é aconselhável usar o navegador Google Chrome; Ao acessar a reunião pelo PC, é necessário dar permissão de acesso para o microfone e câmera; Se acessar pelo smartphone é necessário instalar o Hangouts meet, disponível na Play store (Android) e Apple Store (IOS/Apple); Sem isso você não conseguirá acessar o conteúdo das aulas.