Inscrição/Submissão

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas entre 2 de julho e 12 de outubro de 2021.

Para se inscrever no workshop o/a participante deverá se inscrever no evento e também no link abaixo até o dia 12/10. Há um limite de 200 vagas atribuídas pela ordem de inscrição.

A submissão de trabalhos está aberta entre 02/07/2021 a 12/08/2021.

PRORROGADA PARA 29/08/2021

Para se inscrever ou submeter trabalhos, siga os passos abaixo:

Inscrição:

•     Acesse: sigeventos.ufrn.br;
  •     Clique em cadastre-se e preencha o formulário;
  •     Confirme o cadastro pelo link enviado pelo e-mail;
  •     Volte à página sigeventos.ufrn.br, faça o login;
  •     Clique em "Módulos"/"Modules";
  •     Selecione o link "Subscriptions"/"Submissions" abaixo do banner do evento;
  •     Faça sua inscrição;

Inscrição no workshop

Submissão:

• A submissão de trabalho deverá ser realizada por meio de duas etapas:
1) Submissão do resumo do trabalho (limite máximo de 3.000 caracteres) no site do evento, no menu "inscrição". Você pode completar a inscrição com a submissão do resumo do trabalho.
2) Envio do Resumo Expandido através do e-mail <comiteprojecoes@gmail.com>, com limite máximo de 3.000 palavras.

• Submeta seu trabalho até o dia 12/08/2021. 29/08/2021.

Para novas submissões:

• Para novas submissões siga os passos acima e submeta o novo trabalho (o resumo no menu inscrição, e o Resumo Expandido por email).

Normas para a submissão

A submissão do trabalho deverá ser feita por meio do envio do resumo (até 3.000 caracteres) no menu inscrição do Sig Eventos, e por meio do envio do Resumo Expandido, por e-mail (até 3.000 palavras; para comiteprojecoes@gmail.com).

Os resumos devem seguir a estrutura do template (disponibilizado no site, na aba "documentos"), sendo que a temática escolhida e a opção de participação por pôster ou apresentação em sessão temática deverão ser indicados na primeira página do Resumo Expandido.

Cada pessoa terá um limite de apresentação de um trabalho como autor principal e até 3 trabalhos como co-autor.

Os trabalhos podem ser enviados para as modalidades pôsteres ou sessões temáticas, sendo que a indicação deve ser feita na primeira página do Resumo Expandido. Porém, a aprovação dos trabalhos em algumas das modalidades dependerá da avaliação de pareceristas e da comissão organizadora, que poderá inclusive aprovar trabalhos enviados para os grupos de trabalho na sessão de pôsteres, quando julgarem pertinente.

Na sessão de pôsteres, serão aceitos trabalhos de graduandos, pós-graduandos e pesquisadores; enquanto que, na sessão de grupos de trabalho, de pós-graduandos e pesquisadores.

Para a submissão de trabalhos, tanto para as sessões temáticas quanto para a sessão de pôsteres, os resumos (que serão enviados no menu inscrição, do site) deverão conter o tamanho máximo de 3.000 caracteres. Já os Resumos Expandidos (que serão enviados por email) devem seguir a seguinte formatação (como consta no template):

- Tamanho máximo de 3.000 palavras;
- Fonte Times New Roman, 12pt, espaçamento 1,5;

Estrutura:

- Indicação do tema (ao qual o trabalho será submetido);
- Indicação da participação, por pôster ou apresentação em sessão temática;
- Resumo (até 3.000 caracteres);
- Introdução e Justificativa do problema;
- Dados e metodologia;
- Discussão;
- Considerações finais;
- Bibliografia (ABNT).

*Template disponível no menu Documentos.

No momento da submissão deve ser escolhido o tema ao qual o trabalho deverá estar vinculado. Segue abaixo a relação de temas:

1. Projeções, estimativas e o campo População e Ambiente: pensando interfaces e conexões
  2. Clima, segurança e soberania alimentar e cidades: implicações da emergência climática para a reflexão sobre as dinâmicas populacionais;
  3. Reflexões sobre a pandemia: abordagens e recortes teórico-metodológicos;
  4. Abordagens demográficas e socioambientais para pensar populações tradicionais e áreas protegidas;
  5. Grandes projetos de infraestrutura, Extrativismo, Desastres e impactos no ambiente e na população;
  6. Divulgação científica e popularização da ciência nos trabalhos sobre população, espaço e ambiente.
  7. Projeções e estimativas de fecundidade;
  8. Gênero, dinâmicas ambientais e questões demográficas;
  9. Projeções, estimativas e questões em mortalidade, morbidade e saúde;
  10. Novas aplicações e abordagens metodológicas em projeções e estimativas demográficas e/ou para o estudo da relação população-espaço-ambiente;
  11. Projeções e estimativas para pequenas áreas e subgrupos demográficos específicos;
  12. Outros temas.