Principal

[JORNADA] VI Jornada de Biologia Parasitária e IV Seminário de Vigilância de Zoonoses de 05/12/2019 a 06/12/2019

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PPgBP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promove desde  2014 a Jornada de Biologia Parasitária, contando com a participação do Centro de Controle de Zoonoses de Natal/Secretaria de Saúde. De maneira conjunta é também realizado o Seminário de Vigilância de Zoonoses. A jornada de Biologia Parasitária é voltada para alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde e membros da sociedade em geral. 

O objetivo da Jornada de Pós-Graduação em Biologia Parasitária é manter a realização do debate sobre o futuro da pesquisa em doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas do Estado Rio Grande do Norte e do Brasil. Ainda, permitir a difusão do conhecimento sobre doenças infecciosas e parasitárias, realizar a ponte entre o serviço de saúde e a academia com o intuito de contribuir para o controle dessas infecções.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
IV Concurso de Fotografia “A beleza morfológica dos micróbios, parasitos e vetores de importância médica”. 05/12/2019 06/12/2019


·         As fotografias deverão ser enviadas (e postadas) junto com a ficha de inscrição, preenchida e assinada, até o dia 30/11/2019 para: E-mail: biologiaparasitariaufrn@gmail.com com o arquivo eletrônico em TIF ou JPEG.


Aplicação da Biologia Molecular no diagnóstico de Arbovírus 04/12/2019 04/12/2019

Ministrantes: Prof. Dr. Josélio Maria Galvão de Araújo (DMP-UFRN), MSc. Hannaly Wana Bezerra Pereira (UnP) e Jonai Pachêco Dias (PPgBP-UFRN) (10 vagas)

  • Neste curso você vai ter uma compreensão geral das técnicas de Biologia Molecular aplicadas no diagnóstico das arboviroses, doenças virais transmitidas por mosquitos e que podem causar graves epidemias como dengue e chikungunya. O curso combina abordagem teórica aos métodos práticos da detecção dos vírus. Destacando os princípios moleculares relevantes da técnica desde a extração de RNA, a amplificação do genoma viral por PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) até a revelação do gel de agarose.


IMPORTANTE: Para inscrição neste minicurso é necessário enviar uma Carta de Motivação para o email biologiaparasitariaufrn@gmail.com

Em sua carta de motivação, você deve descrever por que está se inscrevendo neste curso e qual será o impacto do curso nos seus estudos e futura carreira. 

A lista de selecionados será publicada no site em breve.

Diagnostico do Trypanosoma cruzi 04/12/2019 04/12/2019

Ministrantes: Profa. Dra. Antônia Cláudia Jácome Câmara (DACT-UFRN), Natan Ravi Medeiros Honorato (PPgBP-UFRN) e Dra. Renata de Cássia Píres (PPgCF-UFRN) (10 vagas)
  • Nesse curso você vai ter compreensão geral das técnicas sorológicas e parasitológicas aplicadas no diagnóstico da infecção pelo Trypanosoma cruzi. O curso abordará teoria e prática das principais técnicas sorológicas e parasitológicas nas diferentes situações utilizandas na rotina de laboratório. 

Ferramentas Didáticas para ensino de Parasitologia 04/12/2019 04/12/2019

Ministrado: MSc. Cássio Lázaro Silva Inacio (PRODEMA-UFRN), Sarah Ruth Alves da Silva (Live-UFRN) e Victoria Ramirez Ozosco (PPgBP-UFRN) (10 vagas)
  • O mini curso tem o intuito de ensinar técnicas de campo artístico que combina desenho gráfico e ilustração (aplicada em a elaboração e edição de vídeos), modelagem em bisquick (criação dos diferentes modelos de ensino) e pop up/livro 3D (técnicas de dobradura de papel); todo para ser aplicado no ensino da Parasitologia ou qualquer área disciplinar como recursos inovadores que colaboraram com a aprendizagem do aluno, fazendo das aulas mais didáticas e promovendo a criatividade.


Mecanismos de Resistência Bacteriana 04/12/2019 04/12/2019

Ministrantes: Profa. Dra. Celeste Maria Nunes de Melo (DMP-UFRN), Isabela Maria Fortaleza Bomfim (UFRN) ( 10 vagas)

  • Nesse curso você irá aprofundar seus conhecimentos sobre uma das maiores ameaças globais da atualidade: resistência bacteriana. Nosso curso será teórico-prático e abordaremos os mecanismos de resistência, principais espécies bacterianas envolvidas e medidas de prevenção e controle da resistência bacteriana aos antimicrobianos. Associado à parte prática, iremos discutir sobre o teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA), provas fenotípicas para a detecção de resistência bacteriana e como interpretá-los.  


Métodos de Diagnostícos da Toxoplasmose 04/12/2019 04/12/2019

Ministrante: Prof. Dr. Valter Ferreira de Andrade Neto (DMP-UFRN) e MSc Ramayana Morais de Medeiros Brito (PPgP-UFMG) 

  • A Toxoplasmose, causada pelo Toxoplasma gondii, é uma zoonose de grande importância para saúde pública, principalmente entre gestantes e pacientes imunossuprimidos. O diagnóstico rápido e eficiente, entre os grupos de risco, é essencial para a eficácia do tratamento e controle da infecção. Neste minicurso teórico-prático você terá acesso a conceitos básicos sobre o funcionamento e componentes dos imunoensaios aplicados para diagnóstico, tais como ensaio imunoenzimático (ELISA), imunocromatográfico e quimioluminescência usados na rotina para detecção de anticorpos específicos para o T. gondii. Na parte prática, serão realizados dois testes (ELISA e imunocromatografia) para detecção de IgM e IgG específicos e interpretação dos resultados.

Vigilância Epizootia 04/12/2019 04/12/2019

Ministrantes: MSc. João Ciro Fagundes Neto (CCZ/Natal), Ana Clara Oliveira da Silva (PPgBP-UFRN) (10 vagas)

  • Vigilância Epizoótica em ciclos silvestres e urbanos. Serão abordadas ferramentas epidemiológicas para auxiliar na intervenção de bloqueio e controle de surtos epidêmicos ou não, que tenham como desencadeadores zoonoses urbanas ou silvestres. Abordando exercícios situacionais em formato de gabinete de crise e planejamento estratégico com foco na ação integrada de saúde única.