RENATA DE CÁSSIA PIRES

Possui graduação em Ciências Biológicas com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2010), mestrado (2013) e doutorado (2017), ambos em Biologia Parasitária (Conceito CAPES 7), com ênfase em Ecologia e Epidemiologia, pelo Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ/RJ. Atua principalmente nas áreas de Biologia Molecular, Protozoologia e Parasitologia animal. Possui experiência em trabalhos de campo direcionados para a vigilância de mamíferos hospedeiros e reservatórios silvestres de Leishmania e Trypanosoma cruzi, além da capacidade técnica para captura e manejo de morcegos e pequenos mamíferos terrestres. Na área de Biologia Molecular, desenvolveu métodos e algorítimos capazes de realizar identificação taxonômica de parasitos do gênero Leishmania em mamíferos silvestres. Também foi responsável pelo desenvolvimento de uma PCR Multiplex como ferramenta para o diagnóstico simultâneo da infecção por Leishmania e genes endógenos, como controle interno, em mamíferos de diversas ordens, incluindo o diagnóstico da parasitose em humanos. Seu primeiro pós doutorado foi realizado no programa de Química Biológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde trabalhou com ferramentas de RNA de interferência para o silenciamento de importantes vias de sinalização bioquímica, responsáveis pela interação entre Trypanosoma cruzi e os principais insetos vetores da Doença de Chagas nas Américas. Tem experiência no estabelecimento da infecção experimental por T. rangeli em Rhodnius prolixus e na análise molecular de genes relacionados ao sistema imune de insetos. Atualmente é professora externa associada como pós doutora do Departamento de Análises Clínicas do programa de Ciências Farmacêuticas da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde trabalha com a logística de expedições à campo para o entendimento dos ciclos naturais de transmissão de Doença de Chagas e Leishmanioses na região nordeste do Brasil. Trabalha também no estabelecimento de processos de cultura celular para o isolamento, cultivo e caracterização molecular de T. cruzi e Leishmania spp.

Ecologia Molecular: a saúde pública retratada da mata ao DNA