TACIANO DE MOURA BARBOSA

Graduado no curso de Licenciatura plena e bacharelado em ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2015) e Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Pernambuco (2019). Atualmente é Pós doutorando do Programa de Pós Graduação em Biologia Parasitária da UFRN. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, e vem atuando em pesquisas na área de zoologia com ênfase em Entomologia Forense (Insetos Necrófagos), Comportamento Animal, Bionomia e Taxonomia de Sarcophagidae (Diptera) e conservação da Caatinga.

Avanços e desafios na consolidação da Entomologia Forense no Nordeste do Brasil

A Entomologia Forense é uma ciência que estuda os insetos associados as cenas de crimes, buscando compreender as interações biológicas e ecológicas ao longo do processo de decomposição. Adicionalmente, os insetos podem auxiliar na resolução de investigações criminais, por exemplo, a estimativa do intervalo pós morte em casos da área médico-legal. Embora, a Entomologia Forense seja uma ciência consolidada no Brasil com mais de um século, está ainda é preliminar no Nordeste do país, cujas as pesquisas têm aumentado nos últimos 20 anos. No Nordeste, as pesquisas têm se concentrado em levantamentos da fauna de Diptera e Coleoptera associados a decomposição de carcaças animais (porcos e ratos) e iscas de origem animal. Diante disso,  a palestra abordará os avanços e desafios atuas para a consolidação da Entomologia Forense no Nordeste do Brasil.