Principal
No IV Simpofil, propomos investigar a complexa e dinâmica relação entre Natureza e Cultura, evidenciando diversos modelos conceituais e suas implicações ontológicas, epistemológicas, estéticas, políticas, lógicas e críticas.
No contexto de crise capitalista, que atualmente se expressa no colapso climático, no genocídio de populações não-brancas, na questão palestina, no aumento da violência anti-trans e contra mulheres, no agravamento das condições precárias de vida e de trabalha, na ascensão do neofascismo e na dessensibilização do nosso aparato sensorial, nos perguntamos, então: como pensar esses problemas a partir da multiplicidade de ontologias e seus conflitos, que não se reduzem a mero desentendimento, mas podem assumir a forma de verdadeiras guerras ontológicas de extermínio (simbólico, epistêmico, político, material e ecológico)? A partir dessa multiplicidade, como re/de/compor o problema do fim do mundo? E que possibilidades emergem para o pensar e o fazer de mundos?
A proposta abre possibilidade para variadas abordagens filosóficas, entre as quais, questionamentos de como essas categorias são historicamente formuladas, mobilizadas e tensionadas em diferentes tradições de pensamento. O evento também inclui em seu escopo as interseções entre gênero, raça, classe social e os saberes dos povos afro-indígenas, buscando repensar os modos de existência e resistência frente às formas contemporâneas de dominação que ameaçam corpos, territórios e modos de vida na terra. Esses destaques funcionam como eixos orientadores, sem, no entanto, limitar o escopo das discussões, que permanecem abertas à diversidade própria ao pensamento filosófico. Ao reunir perspectivas filosóficas diversas, o simpósio pretende fomentar diálogos transdisciplinares e promover alternativas éticas e políticas para o enfrentamento da violência em suas dimensões mais profundas.
Assim - sem perder de vista de que maneira nossos trabalhos produzem consequências para o nosso mundo - convidamos estudantes e pesquisadores de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN e outras IEAs a submeterem propostas de comunicações para compor os diálogos e debates do IV Simpofil, a ser realidade entre os dias 18 e 20 de agosto de 2025.