Principal

[CONGRESSO] III Congresso de Clínica Médica do Seridó e I Congresso Norte-Nordeste de Atenção Multiprofissional em Saúde de 31/07/2020 a 01/08/2020

O médico com especialização em Clínica Médica atua na linha de frente pela saúde e qualidade de vida da nossa população. Tal especialidade está presente nos mais variados cenários da assistência e em diversos graus de dificuldades, principalmente com pacientes internados com múltiplas patologias, onde o clínico deve atuar com desenvoltura e precisão. Por constituir-se uma das áreas básicas da medicina, uma vez que engloba conteúdo das diversas especialidades clínicas, tal especialidade possui uma ampla carga de assuntos com os quais o profissional deve ter contato e domínio para poder estar capacitado a promover um cuidado eficiente para o seu paciente. Outrossim, a abordagem multiprofissional torna-se fundamental, garantindo uma assistência mais robusta e que assegure a integralidade do cuidado, diante de necessidades de saúde complexas. Tendo em vista isso, eventos científicos se tornam importantes oportunidades para o aprimoramento continuado das ciências da saúde nestes profissionais, além de oportunidades de troca de informação entre os profissionais de saúde de todo o país, mesmo diante do cenário atual desafiador, de distanciamento social e impossibilidade de realização de grandes eventos presencialmente.

Diante desse contexto, os membros da Liga Acadêmica de Clínica Médica do Seridó e acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Escola Multicampi de Ciências Médicas (UFRN/EMCM) realizarão o “III Congresso de Clínica Médica do Seridó e I Congresso Norte-Nordeste de Atenção Multiprofissional em Saúde”. Tal ação visa elevar o município de Caicó e região do Seridó a um próximo nível de realização de eventos científicos; por intermédio das palestras virtuais, com possibilidade de abranger um público-alvo ainda maior. Mesmo remotamente, garante-se o encontro dos diversos profissionais que atuam nas áreas da Clínica Médica e da Urgência e Emergência, incluindo aqueles que se dedicam ao ensino e à pesquisa nas universidades, como também aqueles que desenvolvem atividades profissionais na área.

Desse modo, a Escola Multicampi de Ciências Médicas se localiza em papel de pioneira, exercendo a proatividade do desbravamento ao se inserir como primeira escola de Medicina no Seridó potiguar. Da mesma forma, os acadêmicos se assemelham à EMCM em seu vanguardismo, proporcionando o primeiro congresso online da região, e com isto, favorecendo o desenvolvimento científico e a conexão entre os profissionais de saúde do Seridó, integrando também as questões relativas à pandemia em curso. Com isso, o evento reinventa-se para garantir que experiências exitosas em saúde e conhecimento científico de ponta chegue a um número maior de pessoas.

Palavras-chave: Clínica Médica, Emergência, Urgência, Integração, Multiprofissional.