RAFAELA DOS SANTOS COSTA

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Faculdade da Região dos Lagos (2010). Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2013) e em Ensino de Química pela Universidade Candido Mendes (2018). Mestre em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense (2016), com ênfase em Ecologia Marinha. Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência em Ciências Ambientais, com enfoque em Toxicologia ambiental. Atualmente tem se dedicado a pesquisas com contaminantes emergentes, especialmente os fármacos.

Poluição por fármacos: Transdisciplinaridade e novos desafios

A poluição por fármacos é uma temática complexa, com desdobramentos que abrangem desde os impactos ecológicos até questões de saúde pública, educação ambiental crítica e percepção de risco. Diante dessa multiplicidade de fatores, a apresentação abordará temas como saneamento, injustiças ambientais, políticas públicas, economia circular, desafios analíticos, resistência microbiana, regulamentação, mudanças climáticas e outras perspectivas relevantes. A partir dessa abordagem, espera-se estimular um debate que promova uma atuação transdisciplinar no enfrentamento da farmacocontaminação, buscando soluções integradas e eficazes para mitigar seus efeitos.