JULIANA DA SILVA

Possui graduação em Biologia, doutorado e pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular. É professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA e da Universidade La Salle (UniLaSalle) desde 2019, onde coordena o Laboratório de Genética Toxicológica e atua como orientadora nos Programas de Pós-Graduação relacionadas à saúde. Foi presidente da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (MUTAGEN-Brasil) e atualmente coordena o Comitê Assessor da Genética no CNPq, além de compor o conselho científico da ALAMCTA e o corpo editorial da Mutation Research. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental e Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da genotoxicidade ambiental, mutagênese de produtos naturais e sintéticos, exposição humana ambiental e ocupacional, e genotoxicidade e clínica humana.

O uso do Ensaio Cometa na avaliação da exposição ambiental e ocupacional humana na América Latina

O Ensaio Cometa é amplamente utilizado na América Latina para avaliar danos ao DNA causados por fatores ambientais e ocupacionais. Essa técnica permite detectar quebras de DNA e lesões genotóxicas em células individuais, sendo aplicada em diversas áreas, como genética toxicológica, ecotoxicologia e biomonitoramento ambiental. Um de seus principais benefícios é a capacidade de identificar danos genéticos em pequenas populações celulares, independentemente de estarem em divisão celular. Isso torna o ensaio versátil e sensível, possibilitando a avaliação de diferentes tipos de lesões, como quebras de fitas simples e duplas, além de danos oxidativos. A criação do grupo LA-COMET tem como objetivo fortalecer a aplicação do Ensaio Cometa na América Latina. A rede reúne cientistas de diversos países da região, promovendo a colaboração entre laboratórios que já utilizam a técnica. Um dos focos da rede é homogeneizar os protocolos experimentais nos diferentes países, facilitando a comparação de dados e gerando respostas mais robustas sobre os desafios toxicológicos enfrentados. A LA-COMET concentra-se na avaliação de danos ao DNA, incluindo estudos de monitoramento humano e ambiental, abordando os efeitos da exposição a xenobióticos em contextos diversos. Entre os objetivos da rede, destaca-se o estabelecimento de níveis basais de danos ao DNA em populações humanas expostas, além da adaptação da técnica para diferentes espécies e cenários. Esses esforços são fundamentais para compreender o impacto de agentes genotóxicos no ambiente e em locais de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de políticas de saúde pública e estratégias de mitigação de riscos. A busca pela padronização dos protocolos do Ensaio Cometa é essencial para garantir a comparabilidade dos dados entre diferentes grupos e países. Ao unificar os métodos de coleta e análise, a rede LA-COMET reforça a confiabilidade dos estudos sobre genotoxicidade e danos ao DNA. Isso permite uma compreensão mais precisa dos efeitos ambientais e ocupacionais sobre a saúde humana, fornecendo uma base científica sólida para ações preventivas e corretivas em toda a América Latina.