Principal

[ENCONTRO] IV Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde de 13/10/2021 a 15/10/2021

A proposta deste evento externa a preocupação dos docentes do campo da saúde coletiva da UFRN/FACISA com o contexto político e econômico brasileiro e seu impacto no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo este o objetivo central IV Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde VI Encontro de Atenção Primária da Região do Trairi. O evento que tradicionalmente acontece na cidade de Santa Cruz, RN, foi suspenso no ano de 2020 em decorrência da pandemia de COVID-19 e retorna em 2021 em formato online, e acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021.

A equipe organizadora é formada por pessoas que reconhecem que o momento atual exige que a academia aponte, debata, reivindique e proponha atitudes comprometidas com a saúde da população por meio de um processo democrático, ético, equitativo e, sobretudo, mais solidário.

O evento segue com a proposta de discutir as perspectivas do trabalho em saúde no contexto da Política Nacional de Atenção Básica, além de promover a articulação ensino-serviço-comunidade integrando e divulgando experiências de estudantes e profissionais da área da saúde dos municípios da Região do Trairi e Potengi, sendo este último o objetivo específico do VI Encontro de Atenção Primária da Região do Trairi.

Na edição de 2021, o evento é organizado por meio de uma parceria entre UFRN e V Unidade Regional de Saúde Pública do RN, a qual envolve 21 municípios das regiões Trairi e Potengi. Além disso, o evento articula-se com o projeto “CUIDAR: qualificando o cuidado integral em doenças crônicas não transmissíveis no agreste potiguar”, aprovado no edital CNPQ/MS/SAPS/DEPROS Nº 28/2020. Desse modo, os temas das webconferências e mesa redonda estão relacionados à área temática do referido projeto.

A realização deste evento considera sempre o importante papel social das Universidades Federais de não somente produzir, mas disseminar o saber com a comunidade acadêmica e demais instâncias da sociedade, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN. Sua programação está organizada de modo a propiciar a interação entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo docentes, discentes e técnicos administrativos em sua organização.

Haverão momentos para a troca de experiências e conhecimentos produzidos por profissionais de saúde, discentes, docentes e servidores, como forma de compartilhar o que tem sido feito no âmbito da Atenção Primária à Saúde, fortalecendo nosso compromisso de integrar ensino/serviço/comunidade. Essa atividade se dará por meio da apresentação dos trabalhos submetidos e avaliados pelos membros da comissão científica do evento a serem publicados nos anais do evento. As apresentações de trabalhos acontecerão de forma remota por meio da plataforma Google meet. Os links das salas serão disponibilizados previamente para os autores e que cada sala terá um coordenador e monitor para, respectivamente, mediar as discussões e controlar o tempo das apresentações.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
VI Encontro de Atenção Primária da Região do Trairi 14/10/2021 15/10/2021

O encontro de abrangência regional é um evento associado ao evento maior e seu foco está em promover a articulação ensino-serviço-comunidade integrando e divulgando experiências de estudantes e profissionais da área da saúde dos municípios da Região do Trairi e Potengi.

As trocas de experiências acontecerão por meio da apresentação de trabalhos em ambiente virtual, com salas específicas para experiências dos profissionais atuantes nos 21 municípios que integram a região de saúde do trairi e potengi, do estado do Rio Grande do Norte. Esta atividade articula-se com o projeto “CUIDAR: qualificando o cuidado integral em doenças crônicas não transmissíveis no agreste potiguar”, aprovado no edital CNPQ/MS/SAPS/DEPROS Nº 28/2020.