Principal

[CONFERÊNCIA] Conferência Internacional Brasil-Espanha da FACISA: intercâmbio de conhecimento multiprofissional nas perspectivas de saúde de 14/08/2024 a 14/08/2024

Trata-se de um evento tipo conferência com o objetivo de promover o debate científico e o intercâmbio de conhecimento em diferentes perspectivas de saúde. O evento terá a participação de professoras pesquisadoras e convidadas da Universidad Católica San Antonio de Murcia - UCAM (Espanha). As convidadas estrão cumprindo uma agenda programada de diversas visitas técnicas e participação em eventos científicos no Brasil, no período o evento. Essa agenda possui subsídio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, portanto, não implicará em custos adicionais pela unidade. A programação do evento ocorrerá entre 8h e 11h do dia 14 de agosto de 2024, no auditório principal da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). Os temas abordados serão de acordo com a vivência e expertise das palestrantes convidadas. A fim de facilitar a compreensão dos ouvintes do evento, as apresentações visuais e textuais das participantes estrangeiras serão exibidas no idioma português. Espera-se com a realização do evento a discussão de aspectos de saúde relevantes na prática assistencial ao paciente nas perspectivas das áreas de conhecimento da saúde; a construção e fortalecimento de vínculos institucionais entre a FACISA, as professoras convidadas e suas instituições; promover a internacionalização e visibilidade das ações da FACISA.

Programação:

8:00h: Credenciamento

8:30h: Abertura do evento e apresentação dos convidados

9:00h: “Consulta geriátrica multidimensional: experiência de doutorado sanduíche na Espanha”  - Me. Mayara Araújo (Nutricionista)

9:30h: “Segurança do paciente em diferentes contextos: experiência no cenário espanhol” – Dra. Adriana Catarina (Enfermeira)

10:00h: “Prevalencia y correlación de caídas en personas mayores de centros de día y residencias. Estudio transversal.” – Dra. Martha Leon (Fisioterapeuta)

10:30h: “A implementação do processo de enfermagem para resultados positivos na saúde do paciente” – Dra.  Francisca Sanchez (Enfermeira)

11:00h: Fechamento das apresentações e encerramento da conferência.