Principal

[SIMPÓSIO] I Simpósio sobre Telereabilitação: encurtando distâncias e criando; novos rumos para a fisioterapia. de 24/11/2020 a 26/11/2020

A recente pandemia do novo Coronavírus Disease (COVID-19) vem trazendo impactos significativos de ordem mundial. A maioria dos países tem adotado a estratégia de distanciamento social, em que as pessoas devem permanecer nas suas casas, por determinado período de tempo, com restrição do contato com outras pessoas e estabelecimentos público-privados. Dessa forma, os serviços ambulatoriais de reabilitação, por recomendação de seus Conselhos de Classe, tiveram suas atividades reduzidas ou suspensas temporariamente. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou uma resolução que permitiu o exercício da Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria por profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Tal medida buscou amenizar os impactos negativos causados pela redução de oferta dos atendimentos presenciais para os profissionais e pacientes. A Clínica Escola de Fisioterapia (CEF) da UFRN-FACISA desenvolveu estratégias de acompanhamento e monitoramento das atividades que foram suspensas temporariamente. Para ampliar a discussão e conhecimento acerca dessa nova forma de abordagem na fisioterapia, esse evento terá como objetivo apresentar o panorama atual da telereabilitação e suas possibilidades nos diferentes campos de atuação da fisioterapia. O evento ocorrerá em três dias consecutivos, no período noturno, por via de uma plataforma virtual remota. Professores, profissionais e alunos do curso de fisioterapia da UFRN-FACISA estarão a frente desse evento, que terá como público-alvo profissionais fisioterapeutas, alunos do curso de fisioterapia, além de pacientes e cidadãos interessados em conhecer mais sobre essa nova abordagem.