Principal

[SEMINÁRIO] XII Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão: educação, inovação e sustentabilidade de 08/10/2024 a 10/10/2024

O Sepe é um evento anual do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) cujo objetivo é promover a produção acadêmica, científica e cultural no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. O evento tem como público alvo a sociedade em geral, os pequenos negócios e a comunidade acadêmica.

A primeira edição do SEPE ocorreu em setembro de 2009. O tema do Seminário foi "O aperfeiçoamento e a integração do ensino às atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade" e teve duração de 04 dias. Para 2024, o tema abordado será "educação, inovação e sustentabilidade", com o intuito de estimular discussões sobre a adoção de metodologias de ensino que conectem diversos saberes. Além disso, pretendemos aprofundar as reflexões sobre o papel das atividades de extensão, pesquisa e ensino, tanto como meios de superar as fragilidades identificadas na educação básica, quanto como fromas de promover o desenvolvimento local por meio da qualificação de recursos humanos, desenvolvimento de processos e gerenciamento sustentável dos negócios locais.

Inovação e sustentabilidade são temas recorrentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN, que considera a inovação como uma política transformadora no contexto das atividades da Universidade, devendo envolver o tripé ensino-pesquisa-extensão, a fim de gerar reflexões contínuas em meio a uma sociedade cada vez mais digital, no intuito de estruturar e disseminar práticas pedagógicas inovadoras. Nesse sentido, a Universidade, em sua Missão, compromete-se com a sustentabilidade socioambiental. Além disso, considera esse processo como sua Responsabilidade Social. Portanto, a discussão dessa temática no contexto do SEPE poderá contribuir para que possam ser pensadas ações sustentáveis para resiliência econômica nas regiões afastadas do grandes centros urbanos. Junto com a inovação e sustentabilidade focados na tecnologia outro pilar no qual o Sepe está calcado é a melhoria dos processos educativos.

Com base nos resultados do PISA nas áreas de humanas e exatas, pretendemos explorar maneiras inovadoras de aprimorar os processos educativos na rede pública. Alinhado a esses objetivos, o XII Sepe busca fortalecer o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento que o Ceres oferece à comunidade como: História, Geografia, Matemática, Educação, Direito, Tecnologia e Ciências Contábeis, mas também concentrar esforços na integração dessas áreas a temas fundamentais de sustentabilidade e meio ambiente. A iniciativa busca fomentar discussões interdisciplinares e promover práticas inovadoras, enriquecendo não apenas o ensino, mas também a pesquisa e a extensão nos cursos de graduação e pós-graduação do Ceres.

Ao explorar as inter-relações entre Educação, sustentabilidade e inovação, o XII Sepe  aspira oferecer insights valiosos para aprimorar a formação acadêmica dos estudantes, permitindo que eles atuem de forma socialmente consciente na busca constante pela melhoria dos processos educativos. Participar do XII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão significa proporcionar aos membros das diferentes áreas a oportunidade de compartilhar boas práticas, discutir desafios específicos de cada campo e colaborar no desenvolvimento de iniciativas inovadoras. Essa colaboração tem como objetivo aprimorar a qualidade do ensino superior no Ceres-UFRN, contribuindo não apenas para a formação acadêmica, mas também para a preparação abrangente dos estudantes e da sociedade diante dos desafios futuros em suas respectivas áreas de atuação.

Com a realização do XII Sepe esperamos contribuir para que ações sejam pensadas visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. Ao direcionar seu foco para discussões e práticas inovadoras, desenvolver estratégias educacionais que possam contribuir para a inclusão social e econômica, combatendo a desigualdade e promovendo oportunidades para todos, o evento busca estimular ações que contribuam com a erradicação da pobreza, principalmente ao focar no desenvolvimento. Ademais ao focar na sustentabilidade o evento enriquecerá as práticas educativas, destacando a importância de aprendizagens que estimulem uma discussão sobre a preservação dos recursos naturais de nosso planeta. Outro ponto fulcral serão as discussões sobre a educação de qualidade tanto na formação inicial e continuada de professores quanto na formação de recursos humanos para o mundo do trabalho, o evento visa não apenas abordar o ensino superior, mas também disseminar metodologias que possam ser replicadas em diversos contextos, contribuindo para o alcance das metas relacionadas à educação.

A definição completa da programação será feita por meio de chamada destinada aos departamentos do Ceres, para que eles possam submeter as suas mesas-redondas, oficinas e minicursos alinhadas ao tema principal do evento, sendo incentivadas ações discussões transdisciplinares.

• Evento Principal
  • Evento Associado