Sobre

O Festival Música Potiguar Brasileira (FMPB) foi criado em 2011, pela Rádio Universitária (88,9 FM), com o objetivo de valorizar a nossa diversidade musical, divulgando e premiando gravações inéditas.

A Rádio Universitária, vinculada à Superintendência de Comunicação da UFRN, vem cumprindo, historicamente, o papel de dar espaço aos artistas locais, e o FMPB surgiu como o ápice desse trabalho. O festival acontece anualmente para premiar músicas autorais e dar visibilidade a compositores e intérpretes.

Nas oito edições já realizadas, foram mais de mil composições inéditas inscritas, nas duas categorias do FMPB: Instrumental Música com Letra. Para se ter uma ideia do crescimento do festival, na primeira edição, foram recebidas 69 inscrições; na edição do ano passado, foram 163.

Os músicos interessados em participar da 9ª edição podem se inscrever até 1º de setembro de 2019, no endereço eletrônico www.sigeventos.ufrn.br/fmpb2019.

Os compositores das três primeiras colocadas em cada categoria recebem premiação em dinheiro, e as músicas vencedoras entram na grade de programação da Rádio Universitária.

A escolha é feita por um Júri Técnico, mas o público também pode participar. Isso porque o FMPB reconhece a melhor música na opinião do Júri Popular, que indica a sua preferência por meio do Facebook.

As músicas finalistas são postadas na página da emissora (facebook.com/fmuniversitarianatal) e, neste ano, a que tiver o maior número de compartilhamentos será a vencedora.

O prêmio para a composição escolhida pelos ouvintes é a produção de um videoclipe.

A cerimônia de premiação da 9ª edição do Festival Música Potiguar Brasileira vai ser realizada no dia 7 de novembro, na Escola de Música da UFRN.