Principal
O XXIV Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) será acolhido na região Nordeste em 2019, atendendo a sequência anual e regional de realização. O ENAPET 2019 acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal-RN, no período de 14 a 19 de julho. O evento reunirá discentes, egressos e tutores em um ambiente de encontro com o propósito de discutir temas proeminentes relacionados à educação, pesquisa, extensão e formação cidadã. A presente edição será estatuinte e permitirá aos participantes encaminhar deliberações relevantes que garantam a manutenção e busquem o fortalecimento e aprimoramento do PET. Cabe destacar também que, em 2019, o PET completará 40 anos de existência e o tema "Coesão e União: o PET como Instrumento de Transformação" propõe uma reflexão sobre a participação ativa da comunidade PETiana no desenvolvimento acadêmico e social do país.
Título | Data Início | Data Fim |
---|---|---|
Acolhimento e respeito à diversas de dogmas religiosos, crenças e espiritualidade como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O Brasil é um Estado Laico e, portanto, todos têm direito à liberdade religiosa. Entretanto, os dogmas religiosos, as e a espiritualidade muitas vezes não são respeitados e poucas vezes são discutidos. Assim, o referido EA proporciona o debate sobre a diversidade de crenças e como elas contribuem para a pluralidade de ideias. Como trabalhar o respeito entre pessoas com diferentes dogmas religiosos? Como fortalecer a ideia de um Estado Laico e evitar que decisões políticas sejam tomadas baseando-se em ideologias religiosas? |
||
Agronegócio e seu impacto sociedade | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Como o avanço do agronegócio e a cada dia a permissão concedida para o uso de agrotóxicos cancerígenos, que atividades podem ser desenvolvidas para conscientizar sobre os malefícios de tal avanço? Como o PET pode ajudar na criação de hortas comunitárias? |
||
Alternativos hábitos alimentares como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O principal objetivo desse encontro é discutir sobre meios eficazes de adoção de novos hábitos alimentares. Quais as dificuldades em tornar-se vegano/vegetariano? Como incentivar as pessoas que busquem mais esse estilo de vida? Como tornar o veganismo mais acessível às massas? |
||
Ciência e pesquisa como meio de transformação da sociedade | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Diante do desmonte aplicado a ciência e a desvalorização de todo pensamento científico forjado com esforço e lutas, como o PET pode agir de modo a divulgar a importância da ciência na comunidade? Quais as maiores dificuldades em desenvolver pesquisas? |
||
CLAA como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação é o órgão de maior importância a nível IES para manutenção do Programa. Com função de orientar os grupos, referendar os processos de seleção e desligamento, emitir parecer final acerca do do relatório anual e garantir o funcionamento, planejamento e execução das atividades, como fortalecer essa instância? Que desafios enfrentados pelos membros? Quais impactos esse comitê traz aos grupos? |
||
Combate a evasão acadêmica como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A comunidade acadêmica ao sinalizar pelos acentuados índices de evasão a perda pelo corpo discente da identidade e interesse no perfil do curso superior com ressonância no déficit em manutenção da oferta e cobertura pelas IES da referida formação acadêmica-profissional disponível pelas graduações, acentua o quadro de desmonte dos referidos cursos e a fragilidade de suas respectivas áreas. Um dos objetivos do programa é atender as necessidades do próprio curso de graduação. Desse modo, qual a contribuição dos Grupos PET específicos e Interdisciplinares/Conexões de Saberes em reverter o quadro de desmobilização dos cursos de graduação diretamente vinculados ao Grupo? |
||
Comunidade LGBTQIA+ como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Através do movimento político e social, a comunidade LGTBQIA+ trava uma luta diária por respeito e direito a vida (uma vez que o Brasil é um dos países que mais letais as comunidade LGBTs no mundo). Além disso, as discussões se estendem ao mercado de trabalho, adoção, alteração para o nome social em registros e acolhimento. Tendo em vista essa luta, como o PET pode promover a inclusão e respeito dessas comunidades nos mais diversos âmbitos da sociedade? Como os debates acerca do tema são desenvolvidos nos Grupos? Como o PET pode atuar a fim de combater a LGBTfobia? |
||
Comunidades indígenas e tradicionais como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Atualmente, as comunidades indígenas e tradicionais estão sendo constantemente ameaçadas com a possibilidade de extinção da FUNAI, apropriação de terras e o aumento de assassinatos cometidos por fazendeiros. Portanto, qual a principal responsabilidade do PET nesse contexto? O que pode ser feito a fim de defender tais comunidades? |
||
Construção coletiva como forma de transformação de cada indivíduo | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A filosofia do PET é guiada a partir de um princípio de horizontalidade que norteia as decisões que são tomadas por cada grupo. Devido a isso, o trabalho coletivo se torna extremamente importante para a manutenção e fortalecimento dessa filosofia. Assim, como estimular uma boa vivência coletiva entre os PETianos e Petianas? Como é desenvolvido o respeito a opiniões divergentes? Quais os principais desafios de se trabalhar em Grupo? Como desenvolver um ambiente saudável de trabalho coletivo? |
||
Educação como meio de transformação do país | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Diante do contingenciamento e corte de verbas da educação, como promover uma educação de qualidade? Como o PET pode auxiliar na inclusão de crianças e adolescentes atípicos? Como superar os principais desafios que a educação hoje enfrenta? |
||
Encontros e atividades entre Grupos PET como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O principal objetivo é debater e trocar experiências a respeito da estrutura, logística e integração dos Grupos PET através de eventos, atividades e encontros a nível estadual, regional e nacional e o seu impacto na comunidade e no fortalecimento do Programa. Como é possível integrar os grupos PET em uma atividade? Como manter a comunicação entre os grupos? O que pode ser feito para fortalecer os Encontros Regionais e Nacional do PET? |
||
Estratégias de Divulgação Externa como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A fim de proporcionar uma maior divulgação do Programa, que ações podem ser tomadas para tornar o PET mais reconhecido interna e externamente a IES? |
||
Fortalecimento da extensão universitária como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Tendo em vista os desafios impostos para a prática da extensão universitária, esse EA busca discutir qual a melhor forma de fornecer à comunidade externa ao ambiente universitário um retorno por meio de ações de extensão. Como tornar efetiva tais atividades? Como promover o parcerias em atividades de maneira transversal com outros Grupos PET a partir da extensão? Como, ao promover a integração com a comunidade externa a extensão torna-se um meio de transformação ao Grupo PET e a comunidade externa? |
||
Gestão financeira sustentável como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Busca discutir melhores formas de administração financeira do dinheiro advindo do custeio, a fim de incentivar o grupo a ter uma compra mais sustentável e eficiente. Logo, como elencar prioridades no que deve ser comprado? O que pode e não pode ser comprado com o dinheiro do custeio? Como fazer uma gestão de estoque eficiente? |
||
Indissociabilidade da tríade como meio de transformação da comunidade interna e externa as IES | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Esse encontro busca discutir formas para que as atividades que envolvem os pilares em ensino, pesquisa, e extensão sejam fortalecidas. Quais as principais dificuldades acerca do planejamento desses projetos? Como desenvolver uma atividade partindo do princípio de indissociabilidade? Qual o impacto dessas atividades no âmbito interno e externo a comunidade universitária? |
||
Integração de novos PETianos como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O ingresso de novos(as) PETianos(as) no âmbito coletivo dos Grupos PET, implica acolhimento e receptividade de todos(as) os(as) integrantes do Grupo no sentido de fortalecimento dos laços de amizade, companheirismo e estabelecimento de elos pessoais, acadêmicos e profissionais significativos aos(as) novos(as) recém ingressantes. Nesse sentido quais são as práticas e tecnologias inovadoras para integrar os/as novos/as bolsistas em um contexto heterogêneo, com valores encaminhados para a tríade que consolide e estabeleça as bases de PETianos(as) conectados com a filosofia do PET? |
||
InterPET como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Dentre as atividades previstas indispensáveis para a manutenção do SER PETiano, os Encontros Locais de Integração dos Grupos PET atuam na consolidação dos Grupos em cada IES, por meio da realização de programação elaborada pela comissão organizadora com a participação do maior número de PETianos Tutores e Discentes, oportunidade do exercício coletivo e integrador, a prática do aprendendo fazendo. Nesse sentido, a realização anual dos InterPETs nas IES é um mecanismo efetivo de exercício do SER PETiano(a), com a capacidade integradora que o mesmo proporciona? Como estruturar o Estatuto que rege os InterPETs? |
||
Mobilização PETiana como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Um dos objetivos da Mobilização PETiana é unificação do Programa a nível Nacional, A necessidade urgente de interiorizar a filosofia da mobilização, corresponde a manutenção da sobrevivência do Programa, e a responsabilidade é individual. Para alcançar esse objetivo, é necessário, passo a passo, subimos degraus, sendo eles: Unificação dentro dos Grupos PET, dentro das IES. no estado, dentro da Região e no País. Como podemos agir individualmente e em grupos para alcançar com êxito este objetivo? |
||
PET como agente transformador do mercado de trabalho | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Com o aumento do desemprego e vagas de trabalho tornando-se mais concorridas, como a educação tutorial atua no reconhecimento de profissionais? Como o avanço tecnológico influencia o desaparecimento de algumas categorias de emprego? Que alternativas podem ser tomadas para evitar que o número de desempregados aumente diante da substituição da mão de obra humana? Como o PET pode ajudar nessa situação? |
||
PETianos(as) Egressos(as) na transformação do Grupo PET | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O objetivo do EA é discutir os benefícios do Programa aos PETianos(as) Egressos(as), em especial em sua carreira acadêmica. Além disso, como os/as Egressos(as) podem contribuir para o Programa? Quais direitos e responsabilidades é cabível a eles e a elas? |
||
PETs interdisciplinares como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O EA busca a troca de experiência acerca da particularidade dos grupos conhecidos como PET Conexões, como aliam os diferentes cursos e diversidade de saberes em suas atividades. Quais são os maiores desafios e como contornar de forma eficaz? Como a interdisciplinaridade é desenvolvida nas atividades? |
||
Resiliência como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Diante de uma política polarizada e decisões governamentais marcadas por uma guerra ideológica, qual a responsabilidade do PET nesse contexto? Que perigos o programa pode enfrentar? |
||
Rotatividade dos Grupos como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A rotatividade natural dos Grupos PETs, com respeito as suas especificidades e a possibilidade de abertura de inúmeros editais de seleção para novos(as) Petianos(as) Bolsistas e cadastro de reservas, os(as) denominados(as) Bolsistas voluntários(as), mantém a singular rotatividade no Programa de Educação Tutorial, com o mesmo, cumprindo sua missão em viabilizar a formação de excelência à comunidade acadêmica. Nesse contexto, como é abordado a rotatividade no interior de cada Grupo PET? É realizada o devido processo seletivo como previsto na legislação, normas e MOB do PET? Em rotatividades com a substituição significativa de seus Petianos(as), qual a melhor estratégia a ser adotada para realização das atividades previstas no Planejamento Anual de Atividades de modo a manter o ensino, a pesquisa e a extensão e a avaliação de excelência do Grupo? |
||
Saúde mental PETiana como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Atualmente, a depressão é considerada um mal do século XXI. Juntamente com a ansiedade, é um dos principais distúrbios mentais que mais aflige os indivíduos, especialmente universitários. Logo, como os Grupos PET podem promover a discussão sobre o tema? Que atividades os Grupos desenvolvem para preservar a saúde mental dos Petianos(as) Tutores(as) e Discentes? |
||
Sustentabilidade como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Diante das decisões governamentais que impactam diretamente no meio ambiente, como a permissão para o avanço do desmatamento da amazônia, ataques a instituições como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o meio ambiente está cada vez mais ameaçado. Como PETianos, o que pode ser feito para combater tais ações? |
||
Unidade entre mulheres como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Em decorrência da existência de um sistema patriarcal opressor, mulheres foram feitas reféns de uma sociedade que as oprimiam por séculos. Mas quando se uniram, elas lutaram contra as imposições da Igreja; unidas buscaram o direito à educação e ao voto, e permanecendo unidas, buscam a igualdade salarial e o fim do machismo e misoginia, da culpabilização das vítimas, da discriminação de gênero, dos estereótipos ligados a feminilidade como a objetificação feminina e a violência. Assim, como o PET pode fortalecer esse debate e que atividades são desenvolvidas a fim de combater tais violências? De que forma os grupos atuam para que práticas machistas e misóginas não sejam reproduzidas? |
||
Visibilidade da Comunidade Negra, Comunidade do Campo e Comunidade Quilombola como meio de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
No Brasil, os índices de analfabetismo entre negros é mais que o dobro que entre brancos. A maior parcela de pessoas que vivem em extrema pobreza é negra, assim como a taxa de homicídios é maior entre jovens negros que as demais classes sociais. Isso é resultado de um passado escravocrata, cujo o racismo estrutural ainda permanece. Do mesmo modo, os/as representantes das comunidades do campo, quilombola e ribeirinhas, igualmente em vulnerabilidade social e econômica, demandam a devida atenção sobre suas pautas e visibilidade social. Assim, como o PET pode trabalhar para uma sociedade mais igualitária? Que atividades são desenvolvidas para discutir tal temática? Como tornar o Grupo com uma maior diversidade de etnias? O que pode ser feito para combater o racismo institucional, o preconceito racial e o racismo? |
||
GDT 10 - A avaliação enquanto agente de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O processo de acompanhamento e avaliação do PET é um instrumento |
||
GDT 10 - O sistema de Avaliação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O processo de acompanhamento e avaliação do PET é um instrumento |
||
GDT 11 - Comunicação e divulgação: ferramentas indispensáveis para visibilidade do programa. | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O Programa de Educação Tutorial é conhecido internamente pela diversidade de sua atuação. O reconhecimento do Programa depende diretamente do seu conhecimento. Para tal, é preciso buscar e aprofundar formas de informar e divulgar à comunidade (petiana e externa) as atividades realizadas. Conquistar os espaços e instâncias administrativas dentro da Universidade pode trazer um fortalecimento da relação do Programa com os outros Programas existentes e com as autoridades representativas da IES. É de extrema importância pensar em meios de viabilizar a melhora da imagem do Programa frente as pró-reitorias e órgãos administrativos. Através de uma boa visibilidade do Programa dentroda Universidade, as atividades e o impacto das ações são mais abrangentes e os grupos conseguem conquistar mais espaço e mais autonomia dentro da IES. Para além disso a visibilidade externa do Programa vem se fazendo cada vez mais necessária. Quando a população possui conhecimento sobre as atividades realizadas e dos benefícios que o Programa trás o apoio da mesma é inevitável. Trabalhar na criação de páginas e sites, estruturar revistas InterPET, eletrônicas ou não, criar conteúdos de importância aos grupos PET (cadastro SIGPET, estrutura do PET), estabelecer uma rede de conexão com os demais grupos, atualizar o site da CENAPET e viabilizar a troca de saberes em todo o Brasil são objetos que podem ser pensados pelos participantes desse GDT.
|
||
GDT 11 - Visibilidade do PET com relação às instâncias da universidade | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O Programa de Educação Tutorial é conhecido internamente pela diversidade de sua atuação. O reconhecimento do Programa depende diretamente do seu conhecimento. Para tal, é preciso buscar e aprofundar formas de informar e divulgar à comunidade (petiana e externa) as atividades realizadas. Conquistar os espaços e instâncias administrativas dentro da Universidade pode trazer um fortalecimento da relação do Programa com os outros Programas existentes e com as autoridades representativas da IES. É de extrema importância pensar em meios de viabilizar a melhora da imagem do Programa frente as pró-reitorias e órgãos administrativos. Através de uma boa visibilidade do Programa dentroda Universidade, as atividades e o impacto das ações são mais abrangentes e os grupos conseguem conquistar mais espaço e mais autonomia dentro da IES. Para além disso a visibilidade externa do Programa vem se fazendo cada vez mais necessária. Quando a população possui conhecimento sobre as atividades realizadas e dos benefícios que o Programa trás o apoio da mesma é inevitável. Trabalhar na criação de páginas e sites, estruturar revistas InterPET, eletrônicas ou não, criar conteúdos de importância aos grupos PET (cadastro SIGPET, estrutura do PET), estabelecer uma rede de conexão com os demais grupos, atualizar o site da CENAPET e viabilizar a troca de saberes em todo o Brasil são objetos que podem ser pensados pelos participantes desse GDT.
|
||
GDT 1 - Atuação do PET na diminuição da retenção e evasão na graduação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O PET e as Instituições de Ensino Superior são dois ambientes socioculturais distintos que comungam de inúmeros princípios, objetivos e ações. Apesar da sua capacidade de transformação e mobilização, o PET não transforma a educação superior por si só, ele capacita seus agentes que por sua vez transformam a educação. Ao se tornar parte do Programa, o PETiano torna-se diferenciado e privilegiado a partir da inserção em um meio que tem por objetivo contribuir para a elevação da qualidade acadêmica, estimulando a formação de profissionais e docentes de elevada qualidade técnica, científica e tecnológica. Neste contexto, as ações do PET podem fornecer meios para a melhoria no cenário do ensino superior brasileiro, cobrir parte das demandas existentes e formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização deste no país . Nessa perspectiva, busca-se discutir neste GDT como a atuação dos Grupos podem ter impacto no ensino superior e também os efeitos de quando o PET deixa de exercer sua função dentro da graduação.
|
||
GDT 1 - Conciliando atividades e saúde mental | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O PET e as Instituições de Ensino Superior são dois ambientes socioculturais distintos que comungam de inúmeros princípios, objetivos e ações. Apesar da sua capacidade de transformação e mobilização, o PET não transforma a educação superior por si só, ele capacita seus agentes que por sua vez transformam a educação. Ao se tornar parte do Programa, o PETiano torna-se diferenciado e privilegiado a partir da inserção em um meio que tem por objetivo contribuir para a elevação da qualidade acadêmica, estimulando a formação de profissionais e docentes de elevada qualidade técnica, científica e tecnológica. Neste contexto, as ações do PET podem fornecer meios para a melhoria no cenário do ensino superior brasileiro, cobrir parte das demandas existentes e formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização deste no país . Nessa perspectiva, busca-se discutir neste GDT como a atuação dos Grupos podem ter impacto no ensino superior e também os efeitos de quando o PET deixa de exercer sua função dentro da graduação.
|
||
GDT 1 - Difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O PET e as Instituições de Ensino Superior são dois ambientes socioculturais distintos que comungam de inúmeros princípios, objetivos e ações. Apesar da sua capacidade de transformação e mobilização, o PET não transforma a educação superior por si só, ele capacita seus agentes que por sua vez transformam a educação. Ao se tornar parte do Programa, o PETiano torna-se diferenciado e privilegiado a partir da inserção em um meio que tem por objetivo contribuir para a elevação da qualidade acadêmica, estimulando a formação de profissionais e docentes de elevada qualidade técnica, científica e tecnológica. Neste contexto, as ações do PET podem fornecer meios para a melhoria no cenário do ensino superior brasileiro, cobrir parte das demandas existentes e formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização deste no país . Nessa perspectiva, busca-se discutir neste GDT como a atuação dos Grupos podem ter impacto no ensino superior e também os efeitos de quando o PET deixa de exercer sua função dentro da graduação.
|
||
GDT 2 - Estrutura e regimento interno do CLAA | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O PET organiza-se administrativamente em três instâncias hierarquicamente subordinadas: |
||
GDT 2 - Representatividade: Como Incentivar Discentes e Tutores/as a Participar do CLAA | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O PET organiza-se administrativamente em três instâncias hierarquicamente subordinadas: |
||
GDT 3 - O PET e a Representatividade das Comunidades Tradicionais | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A comunidade PETiana, sendo plural em sua essência, conta com estudantes advindos das |
||
GDT 3 - O PET e a Representatividade Feminina | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A comunidade PETiana, sendo plural em sua essência, conta com estudantes advindos das |
||
GDT 3 - O PET e a Representatividade LGBT | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A comunidade PETiana, sendo plural em sua essência, conta com estudantes advindos das |
||
GDT 3 - O PET e a Representatividade Negra | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A comunidade PETiana, sendo plural em sua essência, conta com estudantes advindos das
mais diferentes regiões, crenças, orientações sexuais, etnias, classes sociais, identidades de gênero, entre outros, construindo de maneira coletiva, diálogos e discussões pertinentes a questões culturais, políticas e sociais. Nesse contexto e diante do cenário atual, em que o desrespeito e o ódio às diferenças e minorias está explícito, é importante que o PET, como Programa conector dos mais diferentes setores sociais, discuta e exponha mais do que nunca, as limitações e desafios inerentes às questões de pluralidade que estão presentes no cotidiano dos(as) PETianos(as), de forma a estimular: a expansão da pluralidade; a compreensão das diferenças; o respeito às minorias e a noção básica de ética e coletividade, que são condições essenciais à convivência harmoniosa em sociedade. Nesse sentido, a luta pelo respeito e pela inclusão da Diversidade se torna essencial para que o Programa fomente não apenas uma aprendizagem acadêmica, mas também vivencial e humana. |
||
GDT 4 - Desafios na Construção de um InterPET Integrado | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A crescente compartimentalização dentro das IES têm levado a um isolamento de alguns grupos e fragilização de movimentos PETianos. O InterPET busca trazer em cada IES uma identidade própria, como imagem da união de seus Grupos. Almeja uma integração profunda, com troca de experiências, informação e suporte mútuo entre PETs e com demais membros da comunidade acadêmica para a solução de problemas interdisciplinares. Uma consequência imediata é o aumento da escala e visibilidade dos projetos, além da diversificação da formação acadêmica. Nesse GDT serão colocadas em pauta propostas para fomentar e estruturar a realização de InterPETs nas IES.
|
||
GDT 4 - Estratégias para atuação efetiva do InterPET | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A crescente compartimentalização dentro das IES têm levado a um isolamento de alguns grupos e fragilização de movimentos PETianos. O InterPET busca trazer em cada IES uma identidade própria, como imagem da união de seus Grupos. Almeja uma integração profunda, com troca de experiências, informação e suporte mútuo entre PETs e com demais membros da comunidade acadêmica para a solução de problemas interdisciplinares. Uma consequência imediata é o aumento da escala e visibilidade dos projetos, além da diversificação da formação acadêmica. Nesse GDT serão colocadas em pauta propostas para fomentar e estruturar a realização de InterPETs nas IES.
|
||
GDT 5 - As Particularidades Normativas dos Grupos Interdisciplinares | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O PET contemplou, a partir de 2010, os grupos chamados Conexão de Saberes, |
||
GDT 5 - Práticas e Dificuldades dos Grupos PET Interdisciplinares | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
O PET contemplou, a partir de 2010, os grupos chamados Conexão de Saberes, |
||
GDT 6 - Comissões de apoio | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A educação tutorial segrega um grupo de graduandos e realiza com eles tarefas ideias; 7) aumentar a visibilidade do Programa. Potvin J H. 1983. Planning and organizing an annual conference. IEEE Transactions on Professional Communication PC-26(3):123-52. |
||
GDT 6 - Consolidação do cronograma dos Encontros | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A educação tutorial segrega um grupo de graduandos e realiza com eles tarefas ideias; 7) aumentar a visibilidade do Programa. Bibliografia
Potvin J H. 1983. Planning and organizing an annual conference. IEEE Transactions on Professional Communication PC-26(3):123-52. |
||
GDT 6 - Infraestrutura e logística | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A educação tutorial segrega um grupo de graduandos e realiza com eles tarefas Bibliografia Potvin J H. 1983. Planning and organizing an annual conference. IEEE Transactions onProfessional Communication PC-26(3):123-52. |
||
GDT 7 - Processo de Seleção e Desligamento de Discentes no PET | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Os membros bolsistas, discentes e docentes, do Programa de Educação Tutorial (PET) são docentes. Neste ENAPET, se faz necessária a discussão acerca das maneiras pelas quais são realizados os processos seletivos e o desligamento de discentes e docentes do PET. Épossível iniciar a discussão do processo de seleção refletindo sobre as seguintes perguntas: Como podemos tornar os processos seletivos de discentes e docentes do PET mais democráticos e plurais? Como podemos garantir a horizontalidade dos processos seletivos? Como impedir que as etapas do processo seletivo se tornem uma barreira para o ingresso de discentes? Como o processo seletivo é capaz de transformar a realidade? Em relação ao desligamento, é indispensável pensar a respeito de: Como horizontalizar a decisão de desligamento discente por descumprimento das obrigações ou dos deveres como bolsista? Quais critérios de avaliação discente/docente poderiam impedir desligamentos arbitrários de bolsistas? Qual o impacto do desligamento de discentes e docentes na sociedade? Repensar os processos de seleção e desligamento é uma ação importante na manutenção do PET, visto que estes processos tornam possível a renovação de seus membros e a sua continuidade. Tornar os processos seletivos e de desligamento democráticos e acessíveis é um meio de transformação da realidade social. |
||
GDT 7 - Processo de Seleção e Desligamento de Tutores no PET | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Os membros bolsistas, discentes e docentes, do Programa de Educação Tutorial (PET) são docentes. Neste ENAPET, se faz necessária a discussão acerca das maneiras pelas quais são realizados os processos seletivos e o desligamento de discentes e docentes do PET. Épossível iniciar a discussão do processo de seleção refletindo sobre as seguintes perguntas: Como podemos tornar os processos seletivos de discentes e docentes do PET mais democráticos e plurais? Como podemos garantir a horizontalidade dos processos seletivos? Como impedir que as etapas do processo seletivo se tornem uma barreira para o ingresso de discentes? Como o processo seletivo é capaz de transformar a realidade? Em relação ao desligamento, é indispensável pensar a respeito de: Como horizontalizar a decisão de desligamento discente por descumprimento das obrigações ou dos deveres como bolsista? Quais critérios de avaliação discente/docente poderiam impedir desligamentos arbitrários de bolsistas? Qual o impacto do desligamento de discentes e docentes na sociedade? Repensar os processos de seleção e desligamento é uma ação importante na manutenção do PET, visto que estes processos tornam possível a renovação de seus membros e a sua continuidade. Tornar os processos seletivos e de desligamento democráticos e acessíveis é um meio de transformação da realidade social. |
||
GDT 8 - A participação em eventos do PET como agente de transformação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Um dos objetivos do Programa de Educação Tutorial (PET) é promover mudanças |
||
GDT 8 - Indissociabilidade da Tríade | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Um dos objetivos do Programa de Educação Tutorial (PET) é promover mudanças |
||
GDT 8 - Responsabilidade com a horizontalidade, trabalho coletivo e proatividade dentro dos Grupos PET. | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Um dos objetivos do Programa de Educação Tutorial (PET) é promover mudanças |
||
GDT 9 - Estrutura representativa e Espaços deliberativos | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Nós, PETianos e PETianas (discentes e docentes), somos a CENAPET. A Comissão |
||
GDT 9 - Papel da CENAPET | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Nós, PETianos e PETianas (discentes e docentes), somos a CENAPET. A Comissão |
||
A autoria negra e feminina (biblio)grafando uma escrita criativa e política. | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Introdução ao texto poético. Autoria negra e feminina. Exercício: A materialidade do discurso. Exercício: Pescar palavras no caos da linguagem. Exercício de trans discursividade. Produto final: Sarau Conexões Baixada. |
||
Cultura de Feedback | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Auxiliar petianos (as) no processo de fornecimento e recebimento de feedback, focalizando os erros comumente cometidos e expondo as características principais necessárias à construção de uma boa prática de feedback. Este minicurso proporcionará aos participantes, além de uma base teórica sobre o tema, ferramentas para que todos consigam aprimorar a prática de feedback, tanto para utilização pessoal quanto para repasse aos seus respectivos grupos. Possibilitar a criação de uma boa cultura de feedback é de extrema importância para dinâmica relacional dos grupos e afeta diretamente o desempenho dos mesmos. |
||
Evasão dos Alunos é um Problema? Uma Metodologia para sua Compreensão e Prevenção. | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Apresentar uma proposta de metodologia para o acompanhamento do desempenho dos alunos de um determinado curso e os motivos que justificam a saída dos mesmos. Além disso, apresentar um estudo de caso da evasão dos alunos do curso de Bacharelado em Estatística da UFSCar. |
||
Formação Docente no Enfrentamento a Violência de Gênero e Suas Interfaces | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SUAS INTERFACES.
A ESCOLA PRODUZ E REPRODUZ PADRÕES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO.
SECADI- Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e
Inclusão.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), que
traz de forma sutil temáticas relacionadas a gênero.
Parâmetros Curriculares Nacionais e o anterior Plano Nacional de
Educação (Lei n. 10.172/2001) que já apresentam uma abordagem mais clara
sobre as temáticas.
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM), 2006.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB), 2013,
que pontuam em várias partes dos seus textos temáticas relacionadas a
gênero.
Levantamento de feminicídio em Pernambuco.
Situações que podem levar ao feminicídio.
|
||
Genealogia do Consumo e das Práticas Religiosas Neopentecostais Brasileiras: impactos sociais e políticos à luz da cultura da inspiração | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Realizar uma analítica interpretativa da religiosidade contemporânea brasileira a partir dos testemunhos religiosos, nas perspectivas arqueológicas e genealógicas, tendo como arcabouço teórico a Cultura da Inspiração e a Religião do Consumo. |
||
Introdução a micologia e suas relações ecológicas | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
|
||
JIGSAW COMO UMA METODOLOGIA COOPERATIVA DA APRENDIZAGEM | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Apresentar o método Jigsaw como uma metodologia cooperativa e ativa da aprendizagem, permitindo que participantes de diferentes áreas do conhecimento interajam com os colegas, através de discussões e debates a fim de solucionar determinada tarefa. |
||
Layout: a otimização de espaços e processos de grupos PET | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Este trabalho demonstra o desenvolvimento de um minicurso com o intuito de ensinar conceitos de organização de máquinas, equipamentos, ferramentas, processos e mão de obra nas organizações. E, mais especificamente, será ensinado o Layout através de uma dinâmica de organização de uma fábrica de geleia. |
||
Minicurso de Excel: do Básico ao Intermediário | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Introdução ao Excel. Funções básicas. Matemática Financeira. Gráficos. Filtros. Validação Condicional. Formatação Condicional. Macros. Solver. |
||
MINICURSO: PENSANDO COMO EMPREENDEDOR | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: O que é empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil. O empreendedorismo
e os jovens empreendedores. Perfil do empreendedor (SEBRAE).
Competências do administrador (teoria/ prática): negociação/ liderança/
orientação para metas e resultados, venda/ criatividade (pitch).
Empreendedores de sucesso (cases).
|
||
Mitos e verdades sobre alimentação saudável: leitura e interpretação de rótulos de alimentos | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Promover aprendizado a respeito de rotulagem de alimentos; Provocar questionamentos nos participantes em relação aos significados midiáticos de alimentação saudável; Discutir processos tecnológicos de alimentos e suas consequências positivas e negativas |
||
Movimentos sociais e espaço urbano: quem tem direito à cidade? | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Debater acerca do direito à cidade a partir da participação dos Movimentos Sociais na luta pela garantia do referido direito, através da mobilização e ação direta para a ampliação e elaboração de políticas públicas condizentes com a necessidade dos segmentos da classe trabalhadora e fomento de ações organizadoras e ressignificadoras do espaço urbano, dentro das particularidades do processo de urbanização brasileiro. |
||
O enfrentamento do racismo e da discriminação racial: ações colaborativas do PET Interdisciplinar com escolas públicas de Belém-PA | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Neste minicurso será promovida a discussão e exposição sobre racismo e discriminação racial com embasamento teórico. Posteriormente, será apresentado o relato de experiência do projeto de extensão realizado em determinadas escolas públicas Belém/PA, pelo grupo PET Interdisciplinar. |
||
Oficina PET ajuda social media | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Capacitar estudantes para gerenciar as redes sociais digitais de seus grupos PET. Auxiliar no planejamento estratégico de comunicação digital, na criação de conteúdo de engajamento e na mensuração dos resultados. Fomentar a comunicação mais humana e inclusiva. Dar dicas sobre as tendências digitais e por fim, ajudar a dar visibilidade ao Programa de Educação Tutorial, já que utilizamos de recurso público e necessitamos publicizar a nossa produção diária. |
||
PET como protagonista no ennfrentamento a LGBTfobia no espaço escolar | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Este minicurso visa debater sobre a concepção sobre gênero e suas desigualdades e como este fator se torna preponderante no processo de discriminação cometida contra pessoas LGBT, sobretudo no espaço escolar. Além de proposições de formas de enfrentamento deste fenômeno tendo a escola como o espaço privilegiado dessas ações e os grupos PET como protagonistas nesse processo, promovendo a inclusão dos sujeitos que são constantemente excluídos do espaço escolar por causa da sua orientação sexual e identidade de gênero. |
||
Práticas de primeiro socorros | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Capacitar o participante a reconhecer rapidamente uma situação de emergência, adotar medidas para auxiliar a vítima de modo seguro e responsável, até que uma equipe de socorristas treinados possa assumir o caso. |
||
Técnicas e conceitos de usabilidade aplicadas na avaliação e desenvolvimento de interfaces e produtos. | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: Usabilidade - Definição.
Técnicas de Usabilidade.
Modelagem de Interfaces e Produtos.
Testes e Inspeção de Usabilidade.
Design Interativo e Experiência de Usuário.
|
||
A DANÇA POPULAR COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA POLÍTICA - PEDAGÓGICA: PRATICANDO SABERES | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A noção de compreensão contextual através da dança, para uma conceitualização consistente relacionada a cultura / dança Afro-Brasileira e a consciência corporal. Relacionando as vertentes já utilizada na dança, tornando válido a credibilidade, reconhecimento e aceitação da cultura, especificamente, a abordagem dos movimentos propriamente dito, levando uma atenção mais consciente para o corpo. Com os movimentos que trabalharemos do afoxé e do Afro Contemporâneo. |
||
Educação e Saúde e os Benefícios da Terapia Comunitária Integrativa | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Conceito teórico-prático da Terapia Comunitária Integrativa Prática complementar em saúde, um programa de atenção primária na área de saúde mental. Perspectiva terapêutica, promoção de um encontro interpessoal e intercomunitário, utilizando-se da dinâmica das relações, seus recursos e práticas culturais, restauração da autoestima e da confiança em si. |
||
Gestão de Tempo na Universidade: mais aprendizagem e menos ansiedade | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: Conceito e princípios básicos da gestão do tempo. Planejamento das
atividades acadêmicas com base na tríade e na matriz da gestão de tempo.
Relação entre gestão de tempo, aprendizagem e ansiedade.
|
||
Jogos cooperativos como estratégia alternativa ao enfrentamento do bullying | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: A teoria dos jogos cooperativos. O bullying no espaço escolar. Jogos
cooperativos e sua contribuição para o enfrentamento do bullying na
escola. Conhecimento e práticas de jogos cooperativos promotores de
relações harmônicas na escola.
|
||
Libras Básico | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Levando em consideração que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a segunda língua regulamentada do Brasil e que ela tem ocupado um espaço significativo no mercado de trabalho por conta das leis da inclusão, essa oficina tem como objetivo preparar os congressistas do sudestepet para terem um breve conhecimento sobre essa língua que possibilite a comunicação com a comunidade surda e que sirva como motor para o ensino e aprendizado da mesma. |
||
Montagem e manutenção de jardins e hortas em espaços urbanos. | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: Benefícios ambientais e usos educacionais de pequenos espaços verdes (LIMA, 2014). Descrição das principais plantas utilizadas em hortas e jardins (COSTA, 2017). Reprodução de plantas (CLEMENTE; HABER, 2012). Principais fatores abióticos envolvidos, seus problemas e soluções (RIBEIRO, 1994). Principais pragas e doenças, e como resolve-las (RIBEIRO, 1994).
Como plantar (RIBEIRO, 1994; COSTA, 2017).
Dicas de uso em espaços pequenos.
|
||
Noções Básicas de Fotografia | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Abordagem histórica e os avanços fotográficos da atualidade. Conhecimento e aplicação das técnicas da fotografia. Domínio e técnicas fotográficas em dispositivos Smartphone, tablet ou câmera compacta. Foco, qualidade de imagem e resolução. Conceito de medição de luz. Anatomia da luz. |
||
O cotidiano como referência na construção do conhecimento geográfico: cidade ensinada e cidade vivida | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: Paisagem, lugar e território. Cotidiano como referência na construção do
conceito geográfico. Planejamento didático-metodológico no processo de
ensino da Geografia.
|
||
O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de oficinas nas escolas | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: Discutir o empoderamento em relação à problemática. Objetivo Geral: Promover um discussão a cerca da temática, o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Objetivos Específicos: Sensibilizar o público alvo, através da apresentação do tema; Notificar os modos de violência sexual infanto-juvenil; Instrumentalizar o uso adequado das redes de proteção.
|
||
O FATO, O ATO E O TOQUE A musicalização no ensino e na preservação do meio ambiente. | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A musicalização como um processo de construção e conhecimento. Aspectos históricos e sociais da percussão negra no Brasil. Ressignificação do olhar, método e técnicas de reciclagem. |
||
OFICINA DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA - PENSAMENTO COMPUTACIONAL VINGADORES | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: Abordagem da computação de forma diferenciada, lúdica e sem uso do
computador. Introdução dos conceitos da computação. Exposição de
problemáticas que demandam a reflexão e o uso do raciocínio lógico.
Dinâmica em grupo. As problemáticas são inspiradas na obra: Avengers:
End Game.
|
||
O livro artesanal como recurso didático pedagógico | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Propiciar aos participantes o conhecimento das técnicas de elaboração de livros artesanais, os quais podem ser utilizados como recurso didático pedagógico em projetos de ensino e extensão. |
||
Perspectivas Atuais da Educação | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Analise da atual conjuntura da educação tanto no âmbitos legislativo quanto social, a partir das discussões parlamentares bem como das considerações sobre a LDB E Constituição atual e o previsto pelos manifestos distribuídos. |
||
PET Psicologia e política de cotas para negros: Utilizando sociodrama como método de intervenção psicológica. | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Promover debates e reflexões acerca da implantação de cotas para pessoas negras no Programa de Educação Tutorial (PET); |
||
Pintura com solos | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Ementa: Formação do solo. Estrutura do solo. Confecção de tinta a partir do solo. Conteúdo Programático: 1- Breve apresentação do conceito e importância do solo bem como sua formação e estrutura. 2- Preparar as tintas de solo. 3- Elaborar o perfil de solo 4- Exposição dos perfis e encerramento.
|
||
Produção do grafismo Indígena: Refletindo sobre a resistência e a corporeidade | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A oficina possibilita uma compreensão das/dos participantes sobre o significado histórico, cultural e político do grafismo indígena a partir de uma vivência prática no próprio corpo. Além disso, o corpo será visto e percebido de uma maneira mais profunda nessa oficina. |
||
SLAM REBELDIA NA POESIA | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
A oficina tem por objetivo contextualizar a história do SLAM em diferentes esferas geográficas, abordando a importância dessas declamações e competições de poesias em espaços públicos. Além de problematizar a poesia como ferramenta e expressão de luta contras as violência cotidianas, e como resistência, seja no âmbito do espaço escolar ou na re-ocupação dos espaços públicos (praças, viadutos, parques, quilombos, etc). Isso possibilitará aos participantes do XXIV ENAPET se familiarizar com essa potente forma de re-pensar a poesia e a arte como lugar de contestação e modificação da realidade de quem vive distintas opressões, através da vivência em uma batalha na roda de SLAM. |
||
Tertúlia Literária: uma ressignificação da Literatura Negra Feminina Brasileira | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Apresentar autoras da literatura negra feminina brasileira e a relevância de seus trabalhos por intermédio da prática de Tertúlia Literária, tendo como referências as Tertúlias Dialógicas - prática educativa de êxito desenvolvida nas Comunidades de Aprendizagem, sob o conceito da Aprendizagem Dialógica. O objetivo é despertar o senso crítico em relação a este tipo de literatura, divulgar estas escritoras ao público trazendo à tona a relevância do trabalho destas mulheres. |
||
Visualização de dados com Python | 15/07/2019 | 15/07/2019 |
Python Básico: Operadores Aritméticos, Relacionais, lógicos e de
atribuição. Tipos de variáveis. Estruturas Condicionais e de repetição.
Funções em Python. Bibliotecas usadas: Numpy (Trabalhando com
matrizes). matlibplot (Visualização gráfica). pandas (tratar os dados). Objetivo: Compreender o básico da programação em Python. Analisar e tratar padrões
em uma tabela com dados. Interpretar dados em um gráfico.
|