DIA 02/12/20 (quarta-feira)

Moderadora: Profa. Dra. Renata Antonaci Gama (DMP/UFRN)

09:00 – 9:30: Abertura do Evento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Direção do Centro de Biociências, Coordenação do PPgBP, Centro de Controle de Zoonoses de Natal.

09:30 – 10:30: Conferência de Abertura: Desenvolvimento de vacinas contra infecções parasitárias - Prof. Dr. Ricardo Toshio Fujiwara - (ICB/UFMG)

10:30 – 11:00: Vacina antimalárica – Dra. Camila Raquel Rodrigues Barbosa – (IRR - Fiocruz/MG)

11:00- 11:30: Avaliação dos efeitos da infecção por diferentes isolados de Trypanosoma cruzi em monócitos e linfócitos humanos – Dra. Luísa Mourão Dias Magalhães - (ICB/UFMG).

DIA 03/12/20 (quinta-feira)

MESA REDONDA: COVID19

Moderadores: Prof.  Dr. Josélio M. Galvão de Araújo (DMP/UFRN), Janeusa Trindade de Souto (DMP/UFRN).

09:00 – 09:30: Avanços e desafios no diagnóstico da COVID-19 - Prof. Dr. Fernando do Couto Motta - Laboratório de Referência Nacional de Vírus Respiratórios e do Sarampo, Instituto Oswaldo Cruz – (Fiocruz/RJ).

09:30 – 10:00: Bases da inflamação pulmonar na COVID-19 grave - Profa. Dra. Vânia Luíza Deperon Bonato - Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

10:00 –10:30: DISCUSSÃO

Moderador: Prof. Dr. Paulo Guedes (DMP/UFRN)

10:30- 11:00: Implementação do método Wolbachia para o controle das arboviroses - Dra. Ana Carolina Rabelo - World Mosquito Program - (Fiocruz/MG)

11:00 –12:30: Apresentações orais (alunos - PPgBP)

- Avaliação da infecção por triponosomatídeos em quirópteros (Aluna: Ana Clara Oliveira da Silva)

- Avaliação de marcadores moleculares para as formas clínicas da doença de Chagas (Aluna: Victoria Ramírez Orozco)

- Infecção parasitária de caprinos confinados e alimentados com duas fontes de fibra dietética (Aluna: Carlikelly Gleicy da Silva)

- Diversidade de dípteros de importância sanitária em ambientes urbanos do agreste pernambucano (Aluna: Jucélia Rossana de Medeiros)

DIA 04/12/20 (sexta-feira)

Moderadora: Profa. Dra. Vânia Andrade (DMP/UFRN)

09:00 – 09:30: Resistência aos antibióticos X COVID - Profa. Dra. Eloíza Campana -Departamento de Ciências Farmacêuticas - (CCS/UFPB)

09:30 – 10:00: Do ambiente ao hospedeiro: agroquímicos alteram a virulência e resistência aos antifúngicos - Prof. Dr. Daniel de Assis Santos - Departamento de Microbiologia Instituto de Ciências Biológicas - (ICB/UFMG)

10:00 – 10:30: Novas moléculas com propriedades antifúngicas - Profa. Dra. Kelly Ishida - Laboratório de Quimioterapia Antifúngica - Departamento de Microbiologia – (ICB II/USP).

10:30 – 11:00: DISCUSSÃO

11:00 – 12:00: Resultado do Prêmio Professor Adalberto Antônio Varela - Freire de Incentivo ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia Parasitária. Encerramento: Biologia Parasitária - Profa. Dra. Renata Antonaci Gama (DMP/UFRN)