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[EVENTO PRINCIPAL] VI Semana de Matemática do CERES de 12/11/2019 a 14/11/2019

A VI Semana da Matemática do CERES/Caicó é um evento promovido com o intuito de estimular
o intercâmbio de informações entre alunos de diferentes instituições e também professores da área.Tem como objetivo incentivar a discussão da matemática em todas as suas vertentes: ensino, pesquisa e extensão, de forma a contribuir com a formação continuada dos discentes e da comunidade, e com o desenvolvimento desta área de conhecimento. Busca-se estimular a pesquisa entre os envolvidos, divulgar as pós-graduações na área, socializar os trabalhos desenvolvidos na matemática e demais licenciaturas, como também, apresentar aos professores os novos recursos e práticas pedagógicas que podem contribuir para o ensino da matemática. O evento será composto por minicurso, palestras, mesas-redondas e oficinas, oportunizando novas compreensões de estudos realizados nas áreas Educação Matemática e Matemática Pura e Aplicada, possibilitando um amplo contato entre professores e estudantes.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Comunicações Orais 12/11/2019 12/11/2019

Resumo: os inscritos nesta atividade deverão assistir as comunicações orais aprovadas no evento. 

Data|Hora:  12/11/2019 | 17h30-18h30

Local: A definir

Mesa Redonda – Mulheres na Matemática 13/11/2019 13/11/2019

Resumo: será apresentado um estudo sobre a representação feminina nas olimpíadas de matemática, nas graduações e pós-graduação. E um debate sobre os possíveis motivos que afastam as mulheres da matemática e como superar esses baixos índices de representação feminina na matemática.

Participantes da Mesa:

Débora Borges Ferreira - UFRN

Elaine Gouvêa Pimentel - UFRN

Renilma Pereira da Silva - DCEA/CERES


Data|Hora:  13/11/2019 | 17h30-19h00

Local: Anfiteatro



Minicurso 1 (MC1) – Lei dos Grandes Números 13/11/2019 13/11/2019

Resumo: Neste minicurso, desenvolveremos dois conceitos de convergência de variáveis aleatórias: quase certa e em probabilidade. Com esses conceitos em mãos, veremos que a Lei dos Grandes Números garante que a média empírica de variáveis aleatórias independentes com esperança comum, m, converge quase certamente e em probabilidade para m.

Data|Hora:  13/11/2019 | 07h30-10h30

Local: A definir

Ministrante: Antonio Marcos Batista do Nascimento - UFRN.

Minicurso 2 (MC2) – O uso do Geogebra no ensino de geometria plana e espacial 13/11/2019 13/11/2019

A presente oficina propõe a utilização do software de geometria dinâmica, em especial, o Geogebra com instrumento (ferramenta facilitadora) no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Neste sentido, faremos uma apresentação do Geogebra mostrando todas as suas ferramentas e janelas de visualizações, construção de figuras planas e espaciais. Além disso, serão propostas e exercitadas algumas atividades afim de que sejam construídas em sala de aula.

Ministrante: Diêgo Medeiros de Araújo – DCEA/UFRN


Minicurso 3 (MC3) – Uma breve introdução a dinâmica dos Fluidos 13/11/2019 13/11/2019

Dinâmica dos Fluidos é um conteúdo que está envolvido em diversas aplicações, inclusive na física. Veremos uma breve introdução deste conteúdo e algumas aplicações utilizando a teoria de Leis de Conservação.

Data|Hora:  13/11/2019 | 07h30-10h30

Local: A definir

MinistranteErivaldo Diniz de Lima - UFRR.

Minicurso 4 (MC4) – Uma Introdução a Espaços de Banach com Dimensão Finita 13/11/2019 13/11/2019

Resumo: o objetivo inicial do minicurso é fazer uma breve retórica sobre resultados de algumas disciplinas como, Análise Real, Algebra linear, Topologia e Espaços Métricos com a finalidade de definir Espaços de Banach, de modo que, possamos em seguida mostrar algumas propriedades desse espaço e provar alguns resultados da disciplina Análise Funcional.

Data|Hora:  13/11/2019 | 07h30-10h30

Local: A definir

Ministrante: Francisco de Assis Souza Dutra (Discente do curso de Matemática do CERES).

Oficina 1 (OF1) – Calculando as alturas 14/11/2019 14/11/2019

Resumo: desde a antiguidade, a humanidade vem utilizando a Geometria para medir, construir edificações e demarcar seu domínio. Nesta atividade, por meio de um teodolito caseiro, vamos medir a altura de alguma construção.

A atividade permite de forma simples e prática que os alunos realizem medidas indiretas e utilizem a trigonometria para calcular alturas de objetos. Esse trabalho auxilia no entendimento das funções

Data|Hora:  14/11/2019 | 16h00-18h00

Local: A definir

Ministrante: Maria Deusa e José Gilvan.

Oficina 2 (OF2) – Gotejador de plantas 14/11/2019 14/11/2019

Resumo: o descarte incorreto de materiais recicláveis tem prejudicado a vida no planeta. A reciclagem está trazendo um novo conceito para o que até pouco tempo era chamado de lixo. Por exemplo, as garrafas PET demoram em média cem anos para se decompor. Porém, é possível minimizar o seu impacto ambiental e ainda melhorar a vida dos pequenos produtores rurais usando esse tipo de embalagem para construir um sistema de irrigação por gotejamento de água para plantas. Nesta atividade, construiremos um gotejador para irrigação de plantas. Nele podemos identificar e relacionar variáveis. Os alunos podem testar diferentes velocidades de gotejamento na regulagem do equipo. Realizando as contagens das gotas e registrando os dados eles podem construir funções de 1º grau e trabalhar com propriedades das funções.

Data|Hora:  14/11/2019 | 18h00-20h00

Local: A definir

Ministrante: Maria Deusa e José Gilvan.

Oficina 3 (OF3) – Noções básicas sobre o látex 14/11/2019 14/11/2019

Resumo: apresentar a Linguagem Latex e os editores de uma ferramenta amplamente utilizada para a escrita de textos acadêmicos, exigida em eventos internacionais principalmente para a escrita de artigos científicos e matemáticos. Utilizar o Latex em conjunto com o pacote ABNTex que traz uma aplicabilidade a eventos nacionais que exigem as normas da ABNT.


Data|Hora:  14/11/2019 | 18h00-20h00

Local: A definir

Ministrante: Taciano de Morais Silva - DCT/CERES.

Oficina 4 (OF4) – Resoluções Práticas no Ensino da Matemática 14/11/2019 14/11/2019

Resumo: nessa oficina será apresentado algumas atividades lúdicas para trabalhar a matemática básica e os participantes deverão produzir suas próprias atividades.

Data|Hora:  14/11/2019 | 18h00-20h00

Local: A definir

Ministrante: Jonimar Pereira - Escola Estadual Professor Antônio Aladim.

Ciclo de Palestras 12/11/2019 14/11/2019

Nesta atividade são oferecidas oito palestras. Conforme a descrição abaixo:


Palestra 1 (P1) – O Curso de Matemática do CERES: um pouco de sua trajetória

Pretende-se fazer uma apresentação do Curso de Licenciatura em Matemática do CERES, do surgimento aos dias atuais, ressaltando sua importância e contribuições para a região, os desafios enfrentados e perspectivas para o futuro. 

Palestrante: Luis Gonzaga Vieira Filho – DCEA/CERES

Sobre o palestrante: Bacharel e Especialista em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor Adjunto IV, lotado no Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, do Centro de Ensino Superior do Seridó/Campus de Caicó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é um dos coordenadores de área do subprojeto de matemática do PIBID.


Palestra 2 (P2) – Alguns Modelos de Sistemas Interagentes

Nesta palestra serão apresentados alguns modelos e resultados conhecidos de sistemas interagentes. O intuito do seminário é abordar uma pequena lista de tentativas de modelar estocasticamente questões associadas a sistemas com infinitas componentes, que podem ser pessoas, moléculas, neurônios etc., interagindo entre si.

Palestrante: Antonio Marcos Batista do Nascimento - UFRN.

Sobre o Palestrante: Licenciado em Matemática e mestre em Matemática Aplicada e Estatística, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu projeto de pesquisa acerca do comportamento assintótico do tempo de convergência ao equilíbrio da dinâmica de Metropolis para o GREM (generalized random energy model). Tem experiência em Probabilidade e Estatística com ênfase em Probabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: convergência de processos markovianos, sistemas de partículas interagentes e modelagem estocástica da atividade cerebral.


Palestra 3 (P3) – Matemática e Astronomia, da Geometria ao Universo

Em um conceito não materialista, dizem que: “a matemática está em todo lugar e em todas as coisas”. Pensando desta forma, ela também se encontraria no universo e em seu estudo, como na astronomia, por exemplo. Nesta Palestra, nosso objetivo é relacionar a geometria com a astronomia.

Palestrante: Erivaldo Diniz de Lima - UFRR.

Sobre o Palestrante: Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande Professor assistente da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência em Análise e Matemática Aplicada envolvendo leis de conservação na resolução de problemas de Riemann.


Palestra 4 (P4) – Números Hiper-reais

Nesta apresentação será dada uma breve exposição sobre o conjunto dos números Hiper-reais, o qual forma um corpo ordenado contendo o conjunto dos números Reais como um subcorpo, mas que também contém os antigos,úteis, mas controversos, números infinitamente pequenos (infinitésimos) e infinitamente grandes. Os novos números neste sistema, e sua relação com os Reais, além de fornecer um tratamento alternativo formal e bastante intuitivo do Cálculo, nas últimas décadas vem sendo aplicada em diversos ramos da Matemática Pura (p. ex. Álgebra, Teoria dos números, Análise Funcional e Equações Diferenciais) e Matemática Aplicada (p. ex. Física,

Probabilidade, Processos Estocásticos e Economia).

 Palestrante: Denilson da Silva Pereira - UFCG

Sobre o Palestrante: Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande. Suas pesquisas envolvem Equações Diferenciais Parciais Elípticas, usando técnicas da Análise Funcional Não-Linear, Métodos Topológicos e Variacionais.


Palestra 5 (P5) – Contexto ou com texto? Contextualizações matemáticas analisadas à luz do bom senso, verossimilhança, modelo científico, invencionices, forçação de barra…

O objetivo da palestra é analisar contextualizações matemáticas, preponderantemente, de exames e de livros didáticos, verificando se elas cumprem realmente seus objetivos. A palestra tenciona fazer com que, por meio da análise de contextualizações, alunos e futuros professores possam desenvolver um olhar mais crítico sobre situações contextualizadas em sua prática docente. Com o atual modelo de questões de exames, bastante focado na contextualização, acreditamos ser necessário desenvolver a capacidade de identificar e diferenciar contextualizações verossimilhantes daquelas criadas de maneira forçada, artificial ou que usam dados científicos irreais.

Ao longo da palestra apresentaremos algumas sugestões de contextualizações que julgamos convenientes e factíveis de serem usadas em sala de aula, bem como de outras não merecedoras de terem tal privilégio.

Palestrante: Daniel Cordeiro de Morais Filho – UFCG

Sobre o Palestrante: Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Fez Estágio Pós-Doutoral na Rutgers University, em New Jersey (USA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nas técnicas da Análise Funcional Linear e Não-linear aplicadas às Equações Diferenciais Parciais Elípticas de diferentes tipos. Também pesquisa na área de Ensino, com especial interesse na formação acadêmica universitária de futuros professores, na melhoria do ensino e na popularização e divulgação da Matemática. Faz parte do Corpo Editorial da revista Professor de Matemática Online (PMO/SBM) e, ao longo desses anos, tem escrito artigos e textos, em particular, cinco livros, dois deles publicados pela Sociedade Brasileira de Matemática. Foi Secretário Regional e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande.


Palestra 6 (P6) – A Beleza dos Fractais

Fractais estão à nossa volta: nas formas de montanhas, nas extremidades de costas oceânicas, em folhas de algumas árvores ou no sistema cardiovascular humano. Todas essas formações da natureza apresentam uma estrutura auto-similar, que se repete. Na verdade, as figuras fractais representam processos que são idealizações simplificadas da realidade. Nenhuma estrutura real pode ser magnificada repetidamente um número infinito de vezes e ainda parecer-se com o original. Desta forma, o princípio de auto-similaridade é realizado aproximadamente na natureza. O estudo de fractais está ligado ao entendimento da relação entre caos e ordem, onde a região de transição de um estado para o outro pode ser tão complexa quanto possível.

Palestrante: Elaine Gouvea Pimentel - UFRN

Sobre o Palestrante: Possui graduação em Matemática e doutorado em Ciência da Computação pela universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora Titular da UFRN, bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e coordena o projeto de extensão intitulado “Meninas na Matemática”.


Palestra 7 (P7) – Delação Premiada e o Equilíbrio de Nash

O exemplo mais importante da Teoria dos Jogos é o famoso Dilema do Prisioneiro. Apresentaremos uma versão um pouco modificada do dilema com o objetivo lúdico de apresentar um conceito simples, mas fundamental dessa teoria. Esse problema pode ser usado no ensino básico quando se define funções.

Palestrante: Débora Borges Ferreira - UFRN

Sobre o Palestrante: Possui Licenciatura em Matemática e Doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília. É Professora Adjunta da UFRN desde 2006 e Coordenadora do PROFMAT da UFRN desde julho de 2018.


Palestra 8 (P8) – Sobre o Princípio Variacional de Ekeland

Nesta palestra discutiremos um teorema do tipo minimax denominado Princípio Variacional de Ekeland. Além de apresentar uma demonstração considerada elegante apresentamos aplicações.

Palestrante: Alex de Moura Batista - DCEA/CERES

Sobre o Palestrante: Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor do Curso de Matemática do CERES e pesquisa na área de Análise Funcional Não-Linear.


 

Palestra 1 (P1) – Abertura 12/11/2019 12/11/2019

Horário/Local:  09h30-10h30/Anfiteatro

Palestrante: Luis Gonzaga Vieira Filho - DCEA/CERES

Palestra 2 (P2) – Alguns Modelos de Sistemas Interagentes 12/11/2019 12/11/2019

Resumo: Nesta palestra serão apresentados alguns modelos e resultados conhecidos de sistemas interagentes. O intuito do seminário é abordar uma pequena lista de tentativas de modelar estocasticamente questões associadas a sistemas com infinitas componentes, que podem ser pessoas, moléculas, neurônios etc., interagindo entre si.

Data/Hora:  12/11/2019 19h00-20h15

Local: A definir

Palestrante: Antonio Marcos Batista do Nascimento - UFRN.


Palestra 3 (P3) – Matemática e Astronomia, da Geometria ao Universo 12/11/2019 12/11/2019

Resumo: Em um conceito não materialista, dizem que: “a matemática está em todo lugar e em todas as coisas”. Pensando desta forma, ela também se encontraria no universo e em seu estudo, como na astronomia, por exemplo. Nesta Palestra, nosso objetivo é relacionar a geometria com a astronomia.

Data/Hora:  12/11/2019 20h45-22h00

Local: A definir

Palestrante: Erivaldo Diniz de Lima - UFRR.

Palestra 4 (P4) – Números Hiper-reais 13/11/2019 13/11/2019

Resumo: Nesta apresentação será dada uma breve exposição sobre o conjunto dos números Hiper-reais, o qual forma um corpo ordenado contendo o conjunto dos números Reais como um subcorpo, mas que também contém os antigos,úteis, mas controversos, números infinitamente pequenos (infinitésimos) e infinitamente grandes. Os novos números neste sistema, e sua relação com os Reais, além de fornecer um tratamento alternativo formal e bastante intuitivo do Cálculo, nas últimas décadas vem sendo aplicada em diversos ramos da Matemática Pura (p. ex. Álgebra, Teoria dos números, Análise Funcional e Equações Diferenciais) e Matemática Aplicada (p. ex. Física, Probabilidade, Processos Estocásticos e Economia).

Data | Hora:  13/11/2019 | 19h00-20h15

Local: A definir

Palestrante: Denilson da Silva Pereira - UFCG

Palestra 5 (P5) – Contexto ou com texto? Contextualizações matemáticas analisadas à luz do bom senso, verossimilhança, modelo científico, invencionices, forçação de barra… 13/11/2019 13/11/2019

Resumo: O objetivo da palestra é analisar contextualizações matemáticas, preponderantemente, de exames e de livros didáticos, verificando se elas cumprem realmente seus objetivos. A palestra tenciona fazer com que, por meio da análise de contextualizações, alunos e futuros professores possam desenvolver um olhar mais crítico sobre situações contextualizadas em sua prática docente. Com o atual modelo de questões de exames, bastante focado na contextualização, acreditamos ser necessário desenvolver a capacidade de identificar e diferenciar contextualizações verossimilhantes daquelas criadas de maneira forçada, artificial ou que usam dados científicos irreais.

Ao longo da palestra apresentaremos algumas sugestões de contextualizações que julgamos convenientes e factíveis de serem usadas em sala de aula, bem como de outras não merecedoras de terem tal privilégio.

Data | Hora:  13/11/2019 | 20h45-22h00

Local: A definir

Palestrante: Daniel Cordeiro de Morais Filho - UFCG


Palestra 6 (P6) – A beleza dos Fractais 14/11/2019 14/11/2019

Resumo: Fractais estão à nossa volta: nas formas de montanhas, nas extremidades de costas oceânicas, em folhas de algumas árvores ou no sistema cardiovascular humano. Todas essas formações da natureza apresentam uma estrutura auto-similar, que se repete. Na verdade, as figuras fractais representam processos que são idealizações simplificadas da realidade. Nenhuma estrutura real pode ser magnificada repetidamente um número infinito de vezes e ainda parecer-se com o original. Desta forma, o princípio de auto-similaridade é realizado aproximadamente na natureza. O estudo de fractais está ligado ao entendimento da relação entre caos e ordem, onde a região de transição de um estado para o outro pode ser tão complexa quanto possível.

Data | Hora:  14/11/2019 | 07h45-09h00

Local: A definir

Palestrante: Elaine Gouvêa Pimentel - UFRN


Palestra 7 (P7) – Delação Premiada e o Equilíbrio de Nash 14/11/2019 14/11/2019

Resumo: o exemplo mais importante da Teoria dos Jogos é o famoso Dilema do Prisioneiro. Apresentaremos uma versão um pouco modificada do dilema com o objetivo lúdico de apresentar um conceito simples, mas fundamental dessa teoria. Esse problema pode ser usado no ensino básico quando se define funções.

Data | Hora:  14/11/2019 | 09h15-10h30

Local: A definir

Palestrante: Débora Borges Ferreira - UFRN


Palestra 8 (P8) – Sobre o Princípio Variacional de Ekeland 14/11/2019 14/11/2019

Resumo: nesta palestra discutiremos um teorema do tipo minimax denominado Princípio Variacional de Ekeland. Além de apresentar uma demonstração considerada elegante apresentamos aplicações.

Data | Hora:  14/11/2019 | 20h15-21h15

Local: A definir

Palestrante: Alex de Moura Batista - DCEA/CERES


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  • Evento Associado