As inscrições serão realizadas no endereço https://sigeventos.ufrn.br/

Valor das inscrições:

Professores universitários e pesquisadores: R$ 100,00;

Estudantes de pós-graduação: 70,00;

Estudantes de graduação: R$ 50,00;

Professores da educação básica: R$ 50,00.

Os dados para depósito são:

Agência: 8637-1

Conta corrente: 166-X

Observações sobre o pagamento:

1. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o email ennhistoriadaeducacao@gmail.com;

2. A inscrição no evento é pessoal e intransferível. Não haverá devolução total ou parcial do pagamento no caso de desistência, de impossibilidade de participação presencial no do evento ou não aprovação do trabalho submetido.

Inscrição de participantes sem trabalho:

Os participantes que desejem se inscrever no ENNHE sem trabalho podem realizar inscrição até o dia 9 de outubro. Para tanto, acessem o endereço  https://sigeventos.ufrn.br/ e registrem-se. De posse do login e senha, ao acessarem a área do inscrito, no item Inscrições clicar em Realizar uma nova inscrição.

Inscrição de participantes com trabalho:

Tutorial para a submissão de trabalhos completos

Eixos temáticos:

1)  Livros, leitura e impressos escolares

A história da leitura, da escrita e do letramento. A formação da cultura letrada e da sociedade escriturária. História do livro e dos impressos escolares. Produção e circulação de material didático. Os métodos de ensino inicial da leitura e da escrita e sua difusão nos impressos escolares.

2) Instituições escolares e política educacional

História e memória das instituições educativas. Processos de escolarização,  organização e materialização das políticas educacionais públicas, em suas relações com a realidade social em diferentes espaços e temporalidades.

3) Modelos educacionais, missões educativas e intercâmbios

História e circulação do pensamento e das práticas pedagógicas. Modelos e modalidades de escola. Intelectuais e a (re)construção do pensamento pedagógico. Missões e intercâmbios educacionais entre diferentes sujeitos, comunidades e instituições.

4) Profissão docente e formação de professores

História da formação de professores e da prática docente no Brasil. Concepções e saberes da docência da educação infantil ao superior e suas diferentes modalidades. Práticas que permitem entender os percursos históricos e sociais formativos da profissão docente no Brasil e das políticas de formação frente aos contextos diversos e contraditórios.

5) Família,  infância, jovens e adultos

Estudos e pesquisas sobre a história cultural e social de grupos familiares, da infância e de pessoas jovens e adultas. História da educação infantil e da educação de jovens e adultos em instituições escolares e não escolares.

6) História das culturas, patrimônio e disciplinas escolares

História das culturas e práticas escolares. Pesquisas no campo da educação com ênfase na relação étnico racial, culturalismo e multiculturalidades. Patrimônio educativo material e imaterial. História das disciplinas escolares.

7) História da educação: contributos teóricos e abordagens metodológicas

Estudos e pesquisas que priorizam abordagens epistemológicas ou contributos teóricos que fundamentam o campo da história da educação. Fontes e metodologias utilizadas nos itinerários de investigação na produção do conhecimento histórico.

8) Práticas educativas, espaços, tempos e sociabilidades

Práticas educativas em espaços não escolares. Espaços de sociabilidades, símbolos, ritos e sensibilidades formativas. História e memória de sociabilidades intelectuais e movimentos sociais.