Principal

[ENCONTRO] Encontro Nacional sobre Migrações, Trabalho e Gênero de 08/11/2021 a 12/11/2021

Os GTs Migração, População e Trabalho e População e Gênero, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), têm o prazer de convidá-las(os) para participar do Encontro Nacional sobre Migrações, Trabalho e Gênero, que se realizará de 8 a 12 de novembro próximo, na forma virtual, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Demografia - PPGDem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

O Encontro Nacional sobre Migrações, Trabalho e Gênero é um evento voltado a pesquisadores e estudiosos dedicados ao acompanhamento da dinâmica demográfica e sua relação com questões migratórias, do mercado de trabalho e de gênero. Tais dimensões vêm sendo influenciadas por uma série de eventos, potencializados pela crise sanitária em função da pandemia de Coronavírus (SARS-CoV-2) que se instaurou em várias partes do mundo em 2019 e, particularmente, no Brasil a partir de 2020. Assim, o evento pretende abordar os desdobramentos de diferentes contextos de crise - econômica, política, social, humanitária e sanitária -  em curso - para o futuro dos temas abordados pelos GTs.

Convidamos pesquisadoras(es), formuladoras(es) de políticas públicas e estudantes que trabalham com população nos campos de Migração, Trabalho e Gênero a submeterem suas pesquisas para apresentação em sessão temática ou de pôster. A data limite para o envio é 01/08/2021

Todos os trabalhos devem ser submetidos através do site sigeventos.ufrn.br.

A(o) autora(or) deve indicar um dos temas do evento que mais se aproxime do tópico do artigo. Cada autora(or)/coautora(or) poderá submeter até 3 resumos. As submissões devem ser feitas por resumo expandido em formato PDF (.pdf), com no máximo 6 páginas, que deverão conter o problema de pesquisa, objetivos, material e métodos, resultados preliminares, considerações finais e referências, com a seguinte formatação:

Título: Fonte Arial - Tamanho 12 - Negrito; Idiomas: português, espanhol ou inglês; Papel tamanho A4; Margens: 2,5 cm; Espaçamento: simples; Formatação do texto: Justificado;

O resumo expandido não deverá incluir identificação das(os) autoras(es) em qualquer parte do documento, mesmo nas propriedades do documento, fontes de dados, tabelas, mapas ou como referências bibliográficas facilmente identificáveis.

Os resumos expandidos serão avaliados com base em revisão duplo-cega, e as(os) Coordenadoras(es) de cada GT selecionarão os trabalhos com base na relevância do estudo no tema indicado pelas(os) autoras(res) para inclusão na programação científica do evento. 

As/os autoras/es dos resumos aceitos para apresentação em Sessão Temática serão convidados a publicar o trabalho completo. Aqueles aceitos para Sessão Pôster poderão ser publicados como resumo expandido. Os pôsteres premiados também serão convidados a publicar o trabalho completo. Os anais do evento terão ISBN.

Os temas do Encontro Nacional sobre Migrações, Trabalho e Gênero são:

Migrações: configurações em movimento. Este tema acolherá trabalhos e reflexões acerca de migrações internas, migrações internacionais,  refúgio, deslocamentos forçados, mobilidade pendular, e demais formas e combinações de mobilidade espacial. Busca-se, também, abordagens interdisciplinares, fontes de dados alternativas e metodologias qualitativas, quantitativas e mistas no tratamento das questões migratórias. 

Migrações e Trabalho: As múltiplas conexões entre mobilidade espacial e mercado de trabalho propiciam um amplo espectro para as investigações sobre esse tema. Espera-se receber artigos que tragam perspectivas apoiadas na comparação entre diferentes tipos de migrantes, migrantes e não migrantes, origem e destino, considerando sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, entende-se que as migrações são reorientadas pelo contexto de crise econômica que tem tido lugar há décadas no Brasil e no mundo.

Migrações e Gênero: O objetivo do tema é estimular artigos que abordam as desigualdades de gênero  e sexualidades nas diversas trajetórias e etapas migratórias, assim como no processo de desenraizamento, de um lado, e de inserção na sociedade de destino (ou trânsito), de outro. Além disso, busca-se reflexões acerca dos processos migratórios à luz das teorias de gênero, bem como dos estudos de nupcialidade, família, fecundidade e minorias sexuais.

Mercado de Trabalho: desemprego, precariedade ocupacional, subutilização e desafios. O objetivo do tema é agregar estudos sobre o aumento do desemprego, da precariedade ocupacional e da subutilização da força de trabalho pós-reforma trabalhista no mercado de trabalho brasileiro, no que tange às suas diversas desigualdades (regional, ocupacional, salarial, entre outras), sua evolução e os desafios futuros pós-pandemia, diante do atual cenário econômico e político.

Gênero: trabalhos que analisem, de forma teórica ou empírica, a partir de uma perspectiva estrutural ou conjuntural, a questão das desigualdades inter e intra-gênero,  de forma interseccional, nas áreas de educação, ciência, saúde e política. Também estudos que analisem as experiências de indivíduos não-heterossexuais e transgêneros no seu curso de vida e as possíveis influências na dinâmica populacional. Inclui, ainda, a discussão sobre a questão de gênero nas agendas nacionais e internacionais; os marcos políticos-institucionais e jurídicos para a promoção da igualdade de gênero, etc.   

Trabalho e Gênero: O objetivo do tema é motivar a produção de artigos que discutam as desigualdades de gênero no mundo do trabalho em seus diversos aspectos (ocupacional, remuneratório etc.), com ênfase na evolução histórica e desafios futuros diante do cenário presente. Além disso, estimula-se a inscrição de estudos que tenham enfoque nas relações de trabalhos remunerado e não remunerado e arranjos familiares no atual cenário, a fim de explorar novas dinâmicas que surgem a partir da interação entre as esferas pública e privada num mesmo ambiente.