Principal

[ENCONTRO] VI Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde de 21/11/2023 a 23/11/2023

A proposta deste evento externa a preocupação dos docentes do campo da saúde coletiva da UFRN/FACISA com o contexto político e econômico brasileiro e seu impacto no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo este o eixo comum de todas as edições do Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde.

A realização do evento tem o objetivo de discutir as perspectivas do trabalho em saúde no contexto da Política Nacional de Atenção Básica; promover a articulação ensino-serviço-comunidade integrando e divulgando experiências dos profissionais e estudantes da área da saúde e gestão dos diversos municípios brasileiros. A programação está organizada em três dias em que acontecerão conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos, tendo como público-alvo estudantes e professores da área da saúde, bem como profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim como nas duas últimas edições, no ano de 2023, o evento foi organizado por meio de uma parceria entre a FACISA/UFRN, PPGSACOL/UFRN e o projeto “CUIDAR: qualificando o cuidado integral em doenças crônicas não transmissíveis no agreste potiguar”, aprovado no edital CNPQ/MS/SAPS/DEPROS Nº 28/2020. O referido projeto foi responsável pela oferta de oficinas gratuitas com temas relevantes para atuação dos profissionais da APS, além do espaço de destaque nas sessões de apresentações de trabalhos ao contar com um eixo temático exclusivo produções científicas e experiências profissionais relacionadas ao Projeto CUIDAR.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Planejando o calendário de consultas a partir dos riscos para pessoas com hipertensão e diabetes 23/11/2023 23/11/2023

Público-alvo: Estudantes de graduação; Estudantes de pós-graduação; Profissionais da área.

Objetivo: Desenvolver o aprendizado teórico/prático sobre a importância do uso de ferramentas de estadiamento e estratificação de risco no cuidado à hipertensos e diabéticos na atenção primária; trabalhar o cuidado a partir das classificações de risco a usuários com comorbidades; praticar o planejamento e tomada de decisões com base nas ferramentas de saúde.

Justificativa: O uso de ferramentas de saúde para estadiamento e estratificação de risco desempenha importante papel ao cuidado de usuários com hipertensão e diabetes, pois se configura como essencial ao adequado tratamento e cuidado à saúde, contribuindo aos processos de planejamento e controle das comorbidades e riscos provenientes dessas, proporcionando adequada atenção assistencial havendo por base os níveis de risco.

Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade na Atenção Primária à Saúde 23/11/2023 23/11/2023

Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade na Atenção Primária à Saúde

Preparo para a Dor do Parto na Atenção Primária à Saúde: utilização de métodos não farmacológicos de alívio da dor 23/11/2023 23/11/2023

Público-alvo: Estudantes de graduação; Estudantes de pós-graduação; Profissionais da área.

Objetivo: Orientar estudantes e profissionais da saúde sobre o preparo para a dor do parto na Atenção Primária à Saúde.

Justificativa: Em 2020, de acordo com Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) do DATASUS, o índice de cesárea no Brasil foi de 57,6%, a alta taxa está associada aos piores desfechos neonatais e maternos (Brasil, 2022a). Com isso, alguns dos motivos para a crescente escolha pela cesárea eletiva são o medo da dor e a falta de conhecimento sobre o parto normal (Riscado, et al. 2016). Dessa forma, a Atenção Primária à Saúde tem papel fundamental na atenção através das consultas de pré-natal. Entretanto, estudos apontam deficiências relacionadas ao conteúdo abordado sobre o parto durante as consultas, favorecendo assim, a falta de autonomia, de conhecimento e do medo da dor no parto (Riscado, et al., 2016). A oficina justifica-se, por ser uma estratégia de incentivar estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais sobre a educação de técnicas não farmacológicas de alívio da dor na Atenção Primária à Saúde e, por conseguinte, preparar as mulheres sobre a dor do parto.