Palestrante

RAPHAEL JOSÉ RODRIGUES TORRES

Diretor do Parque Tecnológico PAX | RN, mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação pela UFRN, com mais de 10 anos de experiência em multinacionais e consultorias globais, acelerando projetos em setores como mineração, energia, saúde e construção civil. Especialista em tendências de mercado (Coolhunting) e em implantação de modelos de negócios inovadores, M&A, Corporate Venture Capital (CVC), Corporate Venture Building (CVB), pesquisa e desenvolvimento e captação de recursos. Com forte conexão aos ecossistemas empresariais da Europa e LATAM, utiliza dados e inteligência estratégica para otimizar decisões e gerar transformações de alto impacto.

Ecossistemas de inovação e competitividade regional: interiorização como prerrogativa de sucesso

Ecossistemas de inovação e competitividade regional: interiorização como prerrogativa de sucesso

Debatedores:
1. Profa. Angela Paiva Cruz, Assessora Especial da UFRN e Presidente do Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX | RN)
2. Olavo Bueno, Diretor Presidente do PAX | RN
3. Pedro Medeiros, Gerente do Sebrae/Caicó
4. Raphael Torres,  Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PAX | RN
5. Jefferson Ferreira de Oliveira, Diretor da Agência de Inovação da UFRN

Mediador:
Taciano de Morais Silva, professor do Departamento de Computação e Tecnologia (DCT) do CERES e representante do centro no ELI Caicó

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, PAX | RN, é uma síntese de uma disposição coletiva de diversos setores do Rio Grande do Norte para fomentar um amplo ambiente de inovação tecnológica no Estado. Nossa história é marcada pelo impulso de chegar cada vez mais longe. Localizado em Macaíba/RN, a 28 minutos de Natal/RN e 26 minutos do Aeroporto Internacional do Estado, o PAX | RN tem como missão consolidar ações de incentivo à ciência, tecnologia, educação, cultura e ao empreendedorismo inovador por meio da sinergia entre academia, governo, setor produtivo e sociedade.

Os parceiros fundadores e mantenedores acreditam no potencial de gerar um polo de desenvolvimento sustentável, social e econômico com atuação tanto local quanto global. São eles: FAPERN, SEDEC/RN, Prefeituras de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, FECOMÉRCIO, FIERN, FUNCERN, SEBRAE/RN, IFRN, ISD, UERN, UFRN.

Anfiteatro do CERES   Ecossistemas de inovação e competitividade regional: interiorização como prerrogativa de sucesso - 23/10/2025 14:00 - 15:59