Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Campus IV)
lecionando nos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em
Ciência da Computação. Atua nas áreas de Interação Humano-Computador e
Informática na Educação, com foco em Tecnologia Assistiva e Recursos
Digitais de Aprendizagem. Recentemente tem pesquisado sobre
acessibilidade e inclusão mediada por tecnologia, envolvendo Libras e
Áudio-Descrição, assim para o contexto de usuários no Espectro Autista. É
editora associada da Revista Brasileira de Informática na Educação
(RBIE) e coordenadora do grupo de pesquisa Autônomos Digitais.
Possui
graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina
Grande (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade
Federal de Campina Grande (2007) e doutorado, realizado em co-tutela, em
Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande e pela
Université Paul Cézanne Aix-Marseille 3 (2012). Recentemente realizou
pesquisa de pós-doutorado sobre o desenvolvimento e a avaliação de
recursos digitais para usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
no Centre de Recherche en Psychologie de la Connaissance, du Langage et
de l' Émotion (Centre Psyclé) da Universidade Aix-Marseille, França
(2017-2019). Vínculo institucional, enquanto professora e pesquisadora,
da Universidade Federal da Paraíba no Campus IV (Litoral Norte) no
Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) lotada no Departamento de
Ciências Exatas (DCX) lecionando nos cursos de Bacharelado em Sistemas
de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação. Líder do Grupo de
Pesquisa Autônomos Digitais (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0787164706235752).
Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em
Concepção e Avaliação de Interação Humano-Computador. Recentemente tem
se dedicado ao estudo de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, mais
especificamente no contexto do Transtorno do Espectro Autista, Libras e
Áudio-Descrição.
Reflexões sobre acessibilidade e inclusão a partir das experiências do Autônomos Digitais
O Grupo de pesquisa Autônomos Digitais tem por objetivo fomentar a
reflexão e a discussão sobre como as tecnologias digitais podem promover
acessibilidade e contribuir para a inclusão. As pesquisas que
conduzimos estão relacionadas com o desenvolvimento e a avaliação de
recursos digitais destinados aos usuários com algum tipo de deficiência -
seja cognitiva, motora ou sensorial - em busca da adequação de tais
recursos às especificidades de cada indivíduo. Para tanto, realizamos
estudos teóricos, práticos e ligados à indústria de software,
envolvendo, prioritariamente, as disciplinas de Engenharia de Software e
Interação Humano-Computador. O nosso lema motivador nos faz acreditar
que "Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais
fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas
possíveis.".